???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9301
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Literatura infantojuvenil indígena para ensino interdisciplinar das Ciências Ambientais
???metadata.dc.creator???: Cardoso, Sheila Sicsú 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Martins, Lúcia Helena Pinheiro
First advisor-co: Martins, Ayrton Luiz Urizzi
???metadata.dc.contributor.referee1???: Silva, Allison Marcos Leão da
???metadata.dc.contributor.referee2???: Silva, Antonia Ivanilce Castro da
???metadata.dc.description.resumo???: A prática de leitura de narrativas da literatura infantojuvenil indígena, além de estimular o aprendizado, promovem a ampliação de conhecimentos. Tais práticas oportunizam acesso a diferentes culturas contribuindo para o respeito, a valorização e o reconhecimento da diversidade. Oferece também saberes e conhecimentos sobre formas de se relacionar com o ambiente por meio de práticas de conservação que podem favorecer a sustentabilidade. A partir de ponderações e reflexões sobre a atual crise ambiental surgiu a proposta de analisar narrativas da literatura indígena, destinada a crianças e jovens. A intenção foi verificar as potencialidades no uso interdisciplinar e contextualizado da temática ambiental, visando à elaboração de material didático para orientação a educadores do ensino fundamental, da prática da leitura nos anos iniciais. Nesse sentido, optamos pela abordagem qualitativa para interpretação dos aspectos culturais e ambientais das narrativas indígenas e das Ciências Ambientais. Adotamos a pesquisa bibliográfica para aprimoramento dos referenciais teóricos e para identificação de orientações de leitura ao 5º ano do ensino fundamental. A pesquisa buscou descrever e explicar os fatores que contribuem para a ocorrência do fenômeno investigado. Para a coleta de dados utilizamos como técnica e método, a análise de conteúdo, categorizada em três etapas: pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados obtidos e interpretação, tendo como suporte a análise ecocrítica para atribuição de significados entre a literatura e o ambiente. Na busca por interconexões entre as narrativas indígenas e as Ciências Ambientais a pesquisa de campo foi desenvolvida na Escola Estadual Santo Agostinho, no município de Lábrea, no Amazonas, com educandos e educadora do 5⁰ ano do ensino fundamental, mediante oficina de leitura, dividida em três etapas: leitura em voz alta e interpretação, produção de desenho e de texto, possibilitando um diálogo intercultural. Desse modo, foram identificadas as inter-relações das narrativas indígenas com a temática ambiental, confirmando a importância da elaboração de Manual didático de orientação de leitura, interligando os saberes indígenas e as Ciências Ambientais.
Abstract: The practice of reading narratives from indigenous children's literature, in addition to stimulating learning, promotes the expansion of knowledge. Such practices provide access to different cultures, contributing to respect, appreciation and recognition of diversity. It also offers knowledge about ways of relating to the environment through conservation practices that can favor sustainability. Based on considerations and reflections on the current environmental crisis, the proposal to analyze narratives from indigenous literature, aimed at children and young people, emerged. The intention was to verify the potentialities in the interdisciplinary and contextualized use of the environmental theme, aiming at the elaboration of didactic material to guide elementary school educators, the practice of reading in the early years. In this sense, we opted for a qualitative approach to interpret the cultural and environmental aspects of indigenous narratives and Environmental Sciences. We adopted bibliographical research to improve the theoretical references and to identify reading guidelines for the 5th year of elementary school. The research sought to describe and explain the factors that contribute to the occurrence of the investigated phenomenon. For data collection, we used content analysis as a technique and method, categorized into three stages: pre-analysis, material exploration and treatment of the results obtained and interpretation, supported by ecocritical analysis for attributing meanings between the literature and the environment. In the search for interconnections between indigenous narratives and Environmental Sciences, field research was carried out at the Escola Estadual Santo Agostinho, Lábrea, Amazonas, with students and a teacher from the 5th grade of elementary school, through a reading workshop, divided into three stages: reading aloud and interpretation, drawing and text production, enabling an intercultural dialogue. In this way, the interrelationships of indigenous narratives with the environmental theme were identified, confirming the importance of preparing a didactic manual for reading guidance, interconnecting indigenous knowledge and Environmental Sciences.
Keywords: Ciências (Ensino fundamental) - Estudo e ensino
Educação ambiental - Estudo e ensino (Ensino fundamental)
Professores de ciência - Amazonas
Ensino - Metodologia
Indígenas da América do Sul - Brasil - Literatura infantojuvenil
???metadata.dc.subject.cnpq???: OUTROS: CIENCIAS
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
???metadata.dc.subject.user???: Leitura
Narrativas
Educandos e educadores
Ensino contextualizado
Diálogo de saberes
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Centro de Ciências do Ambiente
???metadata.dc.publisher.program???: Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais
Citation: CARDOSO, Sheila Sicsú. Literatura infantojuvenil indígena para ensino interdisciplinar das Ciências Ambientais. 2023. 120 f. Dissertação (Mestrado em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9301
Issue Date: 24-Mar-2023
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_SheilaCardoso_PROFCIAMB.pdf2.7 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview
ProdutoEducacional_SheilaCardoso.pdf2.8 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons