???jsp.display-item.social.title??? |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9362
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Aguiar, Cenaar Klippel | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4746812457963738 | eng |
dc.contributor.advisor1 | Antunes, Ettore Paredes | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5717478112353570 | eng |
dc.contributor.referee1 | Souza, Gahelyka Aghta Pantano de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6377137029784992 | eng |
dc.contributor.referee2 | Souza, Renato Henriques de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1108446279263711 | eng |
dc.date.issued | 2023-02-24 | - |
dc.identifier.citation | AGUIAR, Cenaar Klippel. Indicadores de alfabetização científica no letramento midiático em química no contexto do novo ensino médio. 2023. 101 f. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023. | eng |
dc.identifier.uri | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9362 | - |
dc.description.resumo | A alfabetização é mais que o simples domínio cognitivo e mecânico de técnicas de escrever e ler. É o domínio destas técnicas em termos conscientes, implica que a autoformação possa resultar em uma postura interferente do homem sobre seu contexto. Acredita-se que para evitar aspectos negativos da cultura científica tem que saber interagir de maneira consciente e cidadã, é necessário desenvolver o chamado letramento midiático. Essa alfabetização permite conhecer e diferenciar a multiplicidade de mídias, além de ajudar a analisar, interpretar, produzir e compartilhar seus conteúdos. O novo ensino médio apresenta diversas mudanças para os professores, para os estudantes e para a escola. Uma delas é em relação ao currículo, que passou a ser organizado por competências e habilidades definidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Nesse sentido, o presente estudo teve o objetivo de compreender como o letramento midiático pode promover a alfabetização científica (AC) a partir do Ensino da Química com alunos do novo ensino médio na cidade de Manaus. Considerando-se tal abordagem especificamente direcionada ao letramento midiático no novo ensino médio, destaca-se a importância de ser alfabetizado cientificamente no mundo contemporâneo, onde diariamente se recebe uma enxurrada de informações. O estudante precisa utilizar dos conceitos científicos para integrar valores, e saber-fazer por tomar decisões responsáveis, pensando nos motivos socioeconômicos, culturais, cívicos e práticos. Com isso, é necessário contribuições para o (re)desenho de práticas e projetos mais plurais e capazes de fomentar a (re)construção de novos modelos de ensino. A proposta desenvolvida teve por alvo, não somente destacar conceitos sobre a temática levantada, mas também, por meio de ensino investigativo, desenvolver habilidades cognitivas, elaboração de hipóteses e conclusões, durante a elaboração do podcast, contribuindo para a construção do conhecimento pelos alunos e para a promoção da Alfabetização Científica. Portanto o trabalho com mídia, especialmente utilizando a mídia podcast, no contexto do novo ensino possibilita a promoção da alfabetização científica, de maneira articulada ao uso dos conhecimentos químicos presente no dia a dia dos alunos, de forma que elesse tornem um instrumento de verificação da aquisição de conhecimentos e averiguação da sua ocorrência segundo os indicadores de Alfabetização Científica. | eng |
dc.description.abstract | A alfabetização é mais que o simples domínio cognitivo e mecânico de técnicas de escrever e ler. É o domínio destas técnicas em termos conscientes, implica que a autoformação possa resultar em uma postura interferente do homem sobre seu contexto. Acredita-se que para evitar aspectos negativos da cultura científica tem que saber interagir de maneira consciente e cidadã, é necessário desenvolver o chamado letramento midiático. Essa alfabetização permite conhecer e diferenciar a multiplicidade de mídias, além de ajudar a analisar, interpretar, produzir e compartilhar seus conteúdos. O novo ensino médio apresenta diversas mudanças para os professores, para os estudantes e para a escola. Uma delas é em relação ao currículo, que passou a ser organizado por competências e habilidades definidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Nesse sentido, o presente estudo teve o objetivo de compreender como o letramento midiático pode promover a alfabetização científica (AC) a partir do Ensino da Química com alunos do novo ensino médio na cidade de Manaus. Considerando-se tal abordagem especificamente direcionada ao letramento midiático no novo ensino médio, destaca-se a importância de ser alfabetizado cientificamente no mundo contemporâneo, onde diariamente se recebe uma enxurrada de informações. O estudante precisa utilizar dos conceitos científicos para integrar valores, e saber-fazer por tomar decisões responsáveis, pensando nos motivos socioeconômicos, culturais, cívicos e práticos. Com isso, é necessário contribuições para o (re)desenho de práticas e projetos mais plurais e capazes de fomentar a (re)construção de novos modelos de ensino. A proposta desenvolvida teve por alvo, não somente destacar conceitos sobre a temática levantada, mas também, por meio de ensino investigativo, desenvolver habilidades cognitivas, elaboração de hipóteses e conclusões, durante a elaboração do podcast, contribuindo para a construção do conhecimento pelos alunos e para a promoção da Alfabetização Científica. Portanto o trabalho com mídia, especialmente utilizando a mídia podcast, no contexto do novo ensino possibilita a promoção da alfabetização científica, de maneira articulada ao uso dos conhecimentos químicos presente no dia a dia dos alunos, de forma que elesse tornem um instrumento de verificação da aquisição de conhecimentos e averiguação da sua ocorrência segundo os indicadores de Alfabetização Científica. | eng |
dc.description.sponsorship | CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufam.edu.br/retrieve/65263/Disserta%c3%a7%c3%a3o_CenaarAguiar_PPGQ.jpg | * |
dc.language | por | eng |
dc.publisher | Universidade Federal do Amazonas | eng |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Exatas | eng |
dc.publisher.country | Brasil | eng |
dc.publisher.initials | UFAM | eng |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Química | eng |
dc.rights | Acesso Aberto | - |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
dc.subject | Química (Ensino médio) | por |
dc.subject | Química - Estudo e ensino (Ensino médio) | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | eng |
dc.title | Indicadores de alfabetização científica no letramento midiático em química no contexto do novo ensino médio | eng |
dc.type | Dissertação | eng |
dc.creator.orcid | https://orcid.org/0000-0003-3439-6624 | eng |
dc.subject.user | Mídia-educação | por |
dc.subject.user | Fake News | por |
dc.subject.user | Podcast | por |
Appears in Collections: | Mestrado em Química |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação_CenaarAguiar_PPGQ | 2.72 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.