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DC FieldValueLanguage
dc.creatorAguiar, Cenaar Klippel-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4746812457963738eng
dc.contributor.advisor1Antunes, Ettore Paredes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5717478112353570eng
dc.contributor.referee1Souza, Gahelyka Aghta Pantano de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6377137029784992eng
dc.contributor.referee2Souza, Renato Henriques de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1108446279263711eng
dc.date.issued2023-02-24-
dc.identifier.citationAGUIAR, Cenaar Klippel. Indicadores de alfabetização científica no letramento midiático em química no contexto do novo ensino médio. 2023. 101 f. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9362-
dc.description.resumoA alfabetização é mais que o simples domínio cognitivo e mecânico de técnicas de escrever e ler. É o domínio destas técnicas em termos conscientes, implica que a autoformação possa resultar em uma postura interferente do homem sobre seu contexto. Acredita-se que para evitar aspectos negativos da cultura científica tem que saber interagir de maneira consciente e cidadã, é necessário desenvolver o chamado letramento midiático. Essa alfabetização permite conhecer e diferenciar a multiplicidade de mídias, além de ajudar a analisar, interpretar, produzir e compartilhar seus conteúdos. O novo ensino médio apresenta diversas mudanças para os professores, para os estudantes e para a escola. Uma delas é em relação ao currículo, que passou a ser organizado por competências e habilidades definidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Nesse sentido, o presente estudo teve o objetivo de compreender como o letramento midiático pode promover a alfabetização científica (AC) a partir do Ensino da Química com alunos do novo ensino médio na cidade de Manaus. Considerando-se tal abordagem especificamente direcionada ao letramento midiático no novo ensino médio, destaca-se a importância de ser alfabetizado cientificamente no mundo contemporâneo, onde diariamente se recebe uma enxurrada de informações. O estudante precisa utilizar dos conceitos científicos para integrar valores, e saber-fazer por tomar decisões responsáveis, pensando nos motivos socioeconômicos, culturais, cívicos e práticos. Com isso, é necessário contribuições para o (re)desenho de práticas e projetos mais plurais e capazes de fomentar a (re)construção de novos modelos de ensino. A proposta desenvolvida teve por alvo, não somente destacar conceitos sobre a temática levantada, mas também, por meio de ensino investigativo, desenvolver habilidades cognitivas, elaboração de hipóteses e conclusões, durante a elaboração do podcast, contribuindo para a construção do conhecimento pelos alunos e para a promoção da Alfabetização Científica. Portanto o trabalho com mídia, especialmente utilizando a mídia podcast, no contexto do novo ensino possibilita a promoção da alfabetização científica, de maneira articulada ao uso dos conhecimentos químicos presente no dia a dia dos alunos, de forma que elesse tornem um instrumento de verificação da aquisição de conhecimentos e averiguação da sua ocorrência segundo os indicadores de Alfabetização Científica.eng
dc.description.abstractA alfabetização é mais que o simples domínio cognitivo e mecânico de técnicas de escrever e ler. É o domínio destas técnicas em termos conscientes, implica que a autoformação possa resultar em uma postura interferente do homem sobre seu contexto. Acredita-se que para evitar aspectos negativos da cultura científica tem que saber interagir de maneira consciente e cidadã, é necessário desenvolver o chamado letramento midiático. Essa alfabetização permite conhecer e diferenciar a multiplicidade de mídias, além de ajudar a analisar, interpretar, produzir e compartilhar seus conteúdos. O novo ensino médio apresenta diversas mudanças para os professores, para os estudantes e para a escola. Uma delas é em relação ao currículo, que passou a ser organizado por competências e habilidades definidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Nesse sentido, o presente estudo teve o objetivo de compreender como o letramento midiático pode promover a alfabetização científica (AC) a partir do Ensino da Química com alunos do novo ensino médio na cidade de Manaus. Considerando-se tal abordagem especificamente direcionada ao letramento midiático no novo ensino médio, destaca-se a importância de ser alfabetizado cientificamente no mundo contemporâneo, onde diariamente se recebe uma enxurrada de informações. O estudante precisa utilizar dos conceitos científicos para integrar valores, e saber-fazer por tomar decisões responsáveis, pensando nos motivos socioeconômicos, culturais, cívicos e práticos. Com isso, é necessário contribuições para o (re)desenho de práticas e projetos mais plurais e capazes de fomentar a (re)construção de novos modelos de ensino. A proposta desenvolvida teve por alvo, não somente destacar conceitos sobre a temática levantada, mas também, por meio de ensino investigativo, desenvolver habilidades cognitivas, elaboração de hipóteses e conclusões, durante a elaboração do podcast, contribuindo para a construção do conhecimento pelos alunos e para a promoção da Alfabetização Científica. Portanto o trabalho com mídia, especialmente utilizando a mídia podcast, no contexto do novo ensino possibilita a promoção da alfabetização científica, de maneira articulada ao uso dos conhecimentos químicos presente no dia a dia dos alunos, de forma que elesse tornem um instrumento de verificação da aquisição de conhecimentos e averiguação da sua ocorrência segundo os indicadores de Alfabetização Científica.eng
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicoeng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/65263/Disserta%c3%a7%c3%a3o_CenaarAguiar_PPGQ.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataseng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Químicaeng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectQuímica (Ensino médio)por
dc.subjectQuímica - Estudo e ensino (Ensino médio)por
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRAeng
dc.titleIndicadores de alfabetização científica no letramento midiático em química no contexto do novo ensino médioeng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.creator.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-3439-6624eng
dc.subject.userMídia-educaçãopor
dc.subject.userFake Newspor
dc.subject.userPodcastpor
Appears in Collections:Mestrado em Química

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