???jsp.display-item.social.title??? |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9367
???metadata.dc.type???: | Dissertação |
Title: | A dança no ensino de Arte de uma escola pública: reflexões sobre o processo criativo norteado pela cultura amazônica |
Other Titles: | Dance in Art teaching in a public school: reflections on the creative process guided by the Amazonian culture. |
???metadata.dc.creator???: | Silva, Muriell Gonçalves da ![]() |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Passos, Yara dos Santos Costa |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | Santos, Eneila Almeida dos |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | Carvalho, Meireane Rodrigues Ribeiro de |
???metadata.dc.description.resumo???: | Este estudo tem por objetivo fazer uma análise qualitativa do processo criativo de alunos do 4° ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, durante atividades práticas de ensino da dança inseridas nas aulas de Arte da Escola Estadual de Tempo Integral Prof°. Garcitylzo do Lago e Silva, fazendo uso de elementos da cultura amazônica como aporte criativo. A metodologia fundamenta-se na pesquisa-ação e foi constituída em três etapas: preparação corporal, laboratórios de experimentação e criação coletiva. A coleta dos dados ocorreu por meio da observação participante, questionários, depoimentos em rodas de conversas sobre as etapas e vídeos das atividades desenvolvidas, bem como a análise dos dados se deu a partir desses materiais. A base teórica parte de um diálogo entre os conceitos, ideias e percepções apontadas em pesquisas e práticas educacionais que abordam a dança no ambiente escolar de autores como Rudolf Laban (1978), Isabel Marques (2012) e Cristiane Araújo (2021) em consonância com concepções e entendimentos sobre a cultura amazônica trazidas, principalmente, por João Paes Loureiro (2015). Além disso, por se tratar de uma pesquisa com crianças, esse diálogo textual se fortalece com o entrosamento entre desenvolvimento infantil e aprendizagem, alinhados com o que regem os documentos oficiais da educação básica. O que se espera é possibilitar a reflexão sobre a experiência prática de criação junto com os alunos, a fim de perceber sua proximidade e (re)conhecimento da própria cultura. |
Abstract: | This study aims to make a qualitative analysis of the creative process of students in the 4th year of Elementary School - Early Years, during practical activities of teaching dance inserted in the Art classes of the Escola Estadual de Tempo Integral Prof° Garcitylzo do Lago e Silva, making use of elements of the Amazonian culture as a creative contribution. The methodology is based on action research and consisted of three stages: body preparation, experimentation laboratories and collective creation. Data collection took place through participant observation, questionnaires, testimonials in conversation circles about the steps and videos of the activities developed, as well as data analysis based on these materials. The theoretical basis starts from a dialogue between the concepts, ideas and perceptions pointed out in research and educational practices that address dance in the school environment by authors such as Rudolf Laban (1978), Isabel Marques (2012) and Cristiane Araújo (2021) in line with conceptions and understandings about the Amazonian culture brought, mainly by João Paes Loureiro (2015). In addition, as it is a research with children, this textual dialogue is strengthened with the relationship between child development and learning, in line with what governs the official documents of basic education. What is expected is to enable reflection on the practical experience of creation together with the students, in order to perceive their proximity and re (knowledge) of their own culture. |
Keywords: | Dança na educação - Manaus (AM) Dança na arte - Manaus (AM) Dança Dancing |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES: ARTES |
???metadata.dc.subject.user???: | Dança na escola Processo criativo Cultura amazônica |
Language: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal do Amazonas |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UFAM - UEA |
???metadata.dc.publisher.department???: | Faculdade de Artes |
???metadata.dc.publisher.program???: | Programa de Pós-graduação em Artes |
Citation: | silva, Muriell Gonçalves da. A dança no ensino de Arte de uma escola pública: reflexões sobre o processo criativo norteado pela cultura amazônica. 2023. 100 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal do Amazonas, Universidade do Estado do Amazonas, Manaus (AM), 2023. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
???metadata.dc.rights.uri???: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9367 |
Issue Date: | 7-Feb-2023 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Artes |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação_MuriellSilva_PROFARTES .pdf | 3.53 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
This item is licensed under a Creative Commons License