???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9370
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBezerra, Erika Augusta do Amaral Coelho-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3182012738855313eng
dc.contributor.advisor1Ferreira, Alaidistânia Aparecida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9019612448128331eng
dc.contributor.referee1Menezes, Elielza Guerreiro-
dc.contributor.referee2Menezes, Sáskia Sampaio Cipriano de-
dc.date.available2024-11-20T08:20:07Z-
dc.date.issued2022-12-19-
dc.identifier.citationBEZERRA, Erika Augusta do Amaral Coelho. Diagnóstico de enfermagem em saúde mental infantojuvenil: aplicativo mobile uma ferramenta de suporte ao enfermeiro no contexto amazônico. 2022. 118 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem no Contexto Amazônico) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2022.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9370-
dc.description.resumoIntrodução: O uso de tecnologias móveis está cada vez mais presente na área da saúde, o que torna pertinente a existência de tecnologias que auxiliem enfermeiras(os) no raciocínio, julgamento clínico, determinação de diagnósticos de enfermagem, culminando em uma linguagem padronizada. Objetivo: Desenvolver um aplicativo mobile com diagnósticos de enfermagem em saúde mental infantojuvenil, baseado na NANDA-I, para ser utilizado pelos enfermeiros. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa metodológica para desenvolvimento de um aplicativo mobile, realizada em duas fases: revisão integrativa da literatura para a busca dos diagnósticos em saúde mental infantojuvenil, e o desenvolvimento do aplicativo por meio do Método de Desenvolvimento, que seguiram as etapas de análise, projeto, implementação, verificação e validação. Resultado: A revisão integrativa da literatura forneceu os diagnósticos de enfermagem em saúde mental, que subsidiou a elaboração do aplicativo mobile, sendo possível fornecer aos enfermeiros no contexto da saúde mental infantojuvenil, uma tecnologia capaz de favorecer o raciocínio e julgamento clínico. Considerações finais: As evidências científicas aliadas à tecnologia e inovação na ciência da enfermagem e mais especificamente na saúde mental infantojuvenil com foco em uma linguagem padronizada poderá favorecer condutas mais assertivas de enfermeiros que atuam na saúde mental, além de promover a visibilidade social da enfermeira(o) que atuam na saúde mental infantojuvenil no contexto amazônico.eng
dc.description.abstractIntroduction: The use of mobile technologies is increasingly present in the daily lives of health professionals and for nurses in mental health, having a technology that helps in reasoning and clinical judgment in determining nursing diagnoses, culminating in a standardized language. Objectives: Develop a mobile application with nursing diagnoses in child and youth mental health, based on NANDA - I, to be used by nurses; To identify, in the integrative literature review, the nursing diagnoses most used in mental health care for children and adolescents; Raise the theoretical and methodological requirements necessary for the construction of the application; Develop the application's interfaces; Perform testing of application functionality. Justification: It is based on the problem of the absence of diagnoses provided by nurses in a CAPSi in the city of Manaus, a fact observed in the researcher's professional practice, in addition to the scarcity of instruments that can quickly and practically guide the professional to prepare the diagnoses. Methodology: This is a methodological research, carried out in two phases, aiming at the study of nursing diagnoses with the development of a Mobile application. In the first phase, an integrative literature review was carried out to search for diagnoses in child and adolescent mental health, and in the second phase, the development of the application used a Development Method, with the following steps: analysis, design, implementation, verification and validation. Result:After the integrative literature review, which provided the nursing diagnoses in mental health, and thus subsidizing the development of the Mobile application, it was possible to provide nurses in the context of their child and adolescent mental health practice with assistance in reasoning and clinical judgment. Final considerations:It is important that nurses feel safer to provide diagnoses and consequently more assertive behaviors, in addition to implementing a standardized language, finally, the nursing that works in mental health is more valued and with more social visibility in the Amazonian context.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/65598/ITEM%20INDISPON%c3%8dVEL%20-%20Solicite%20c%c3%b3pia%20%282%29.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/79128/DISS_ErikaBezerra_PPGENF-MP.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentFaculdade de Enfermagemeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Enfermagem no Contexto Amazônicoeng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectServiços de saúde mental - Avaliaçãopor
dc.subjectPessoal da área de saúde mentalpor
dc.subjectAplicativos móveispor
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE: ENFERMAGEMeng
dc.titleDiagnóstico de enfermagem em saúde mental infantojuvenil: aplicativo mobile uma ferramenta de suporte ao enfermeiro no contexto amazônico.eng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0001-8553-7269eng
dc.subject.userDiagnóstico de Enfermagempor
dc.subject.userAplicativo Mobilepor
dc.subject.userSaúde Mentalpor
dc.subject.userInfantojuvenilpor
dc.subject.userSaúde mental infantilpor
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Enfermagem no Contexto Amazônico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_ErikaBezerra_PPGENF-MP.pdf7.06 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons