???jsp.display-item.social.title??? |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9372
???metadata.dc.type???: | Dissertação |
Title: | O entrelaçamento da cultura de Anori - AM com a pedagogia Dalcroze: práticas pedagógicas para o ensino de música |
???metadata.dc.creator???: | Ozier, Raimundo Neves ![]() |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Afonso, Lucyanne de Melo |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | Barros, Rosemara Staub |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | David, Robert Carvalho de Azevedo |
???metadata.dc.description.resumo???: | Este trabalho é uma Dissertação do Programa ProfArtes – PPG-ART-MP - Mestrado Profissional em Ensino de Artes – UFAM/UEA e tem como objetivo apresentar o resultado da pesquisa de mestrado, com o tema O ENTRELAÇAMENTO DA CULTURA DE ANORI – AM COM A PEDAGOGIA DALCROZE: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE MÚSICA. O foco da discussão está direcionado ao desenvolvimento da pedagogia de Dalcroze por meio da rítmica, do solfejo e da improvisação. Para uma melhor compreensão da abordagem pedagógica, utilizou-se adaptações do educador Musical Iramar Rodrigues, do Curso de Rítmica Dalcroze: uma educação por e para a música. [mimeo]. Associação Pró-Música de Uberlândia. Tendo como público-alvo os alunos de música no ensino médio. As atividades foram desenvolvidas em sala de aula, relacionando a cultura anoriense do açaí, da pesca e da farinha com a educação musical. |
Abstract: | This work is a Dissertation of the ProfArtes Program – PPG-ART-MP - Professional Master in Arts Teaching – UFAM/UEA and aims to present the result of the master's research, with the theme THE INTERLACING OF THE CULTURE OF ANORI – AM WITH THE DALCROZE PEDAGOGY: PEDAGOGICAL PRACTICES FOR TEACHING MUSIC. The focus of the discussion is directed to the development of Dalcroze's pedagogy through rhythmic, solfeggio and improvisation. For a better understanding of the pedagogical approach, adaptations of the Musical educator Iramar Rodrigues, from the Dalcroze Rhythmic Course: an education by and for music, were used. [mimeo]. Uberlândia Pro-Music Association. Having music students in high school as target audience. The activities were developed in the classroom, relating the Açaí culture, fishing and flour to the music education. |
Keywords: | Arte e música Música - Instrução e estudo Prática musical |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
???metadata.dc.subject.user???: | Rítmica Pedagogia Dalcroze Música Ensino Médio |
Language: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal do Amazonas - Universidade do Estado do Amazonas |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UFAM - UEA |
???metadata.dc.publisher.department???: | Faculdade de Artes |
???metadata.dc.publisher.program???: | Programa de Pós-graduação em Artes |
Citation: | OZIER, Raimundo Neves. O entrelaçamento da cultura de Anori - AM com a pedagogia Dalcroze: práticas pedagógicas para o ensino de música. 2023. 80 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal do Amazonas - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus (AM), 2023. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
???metadata.dc.rights.uri???: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9372 |
Issue Date: | 31-Jan-2023 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Artes |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação_RaimundoOzier_PROFARTES.pdf | 2.58 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.