???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9374
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSantos, Elismael Lourenço dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3312035202459076eng
dc.contributor.advisor1Silva, Jackson Colares da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2892628810743886eng
dc.contributor.referee1Pinto, Renato Antonio Brandão Medeiros-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5758033946288992eng
dc.contributor.referee2Queiroz, Rucker Bezerra de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6857099875317506eng
dc.date.issued2023-03-09-
dc.identifier.citationSANTOS, Elismael Lourenço dos. O ensino coletivo de clarinete em um centro de artes municipal na zona leste de Manaus. 2023. 67 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal do Amazonas - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus (AM), 2023.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9374-
dc.description.resumoO ensino de música é extremamente importante para o desenvolvimento integral do estudante, pois proporciona uma formação mais humanística, desenvolve as habilidades motoras, concentração, capacidade de trabalhar em grupo, de ouvir e respeitar o outro. Contudo, historicamente, o ensino dos instrumentos que compõem a orquestra sinfônica se perpetuou no sistema tradicional em que professor e aluno dedicam cerca de uma hora semanal ao aprendizado. Considerando isto, esta pesquisa tem como objetivo descrever o Ensino Coletivo de Instrumentos Musicais (ECIM) numa Escola da zona leste de Manaus situado no bairro São José. Descreve-lo numa perspectiva histórica; especificar as estratégias de ensino e as etapas formativas do estudante e dialogar com as recentes possibilidades interativas que surgem com a integração de tecnologias nos processos de ensino e aprendizagem são objetivos específicos. A abordagem metodológica é caracterizada pelo relato de experiência num contexto narrativo, descritivo e reflexivo sobre o ensino coletivo de clarinete em um centro de artes municipal Aníbal Beça realizado em Manaus-AM. Com este trabalho, foi possível conhecer os estudantes em detalhes e desenvolver o trabalho de maneira colaborativa, possibilitando que os alunos se ajudassem no aprendizado do instrumento. A participação em concertos públicos possibilitou a elaboração de um arranjo da música Tico Tico no Fubá, desenvolvido para atender os variados níveis de habilidade dos estudantes. Desta forma, o relato de caso mostrou que o ensino coletivo é eficaz para o ensino de música pois proporciona aulas mais completas, valorizando vários aspectos da música para a formação do instrumentista.eng
dc.description.abstractMusical education is extremely important for the student's full development, because it provides a much more humanistic formation, develops motor skills, concentration, the ability of working in groups, listening and respecting others. However, historically, the teaching of the instruments that compose the symphonic orchestra is perpetuated in the tradicional system in witch the teachers and the students dedicate about an hour, weekly, to the learning process. Considering that, this research has the goal of describe the collective teaching of musical instruments (ECIM) in a school located in São José, a neighborhood of the east zone of Manaus, describe it in a historical perspective; specify the teaching strategies and the graduating stages of the student and dialogue with the recent interactive possibilities that come out with the technology integration on the learning and teaching process are specific goals. The Methodological approach is characterized by the report of experience in a narrative, descriptive and reflexive context about collective teaching of clarinet on a municipal arts center called Anibal Beça, in Manaus. With this project, it was possible to really get to know the students and develop the project in a collaborative way, making it possible for the students to help each other trough the learning process of an instrument. The participation in public concerts enabled the elaboration of an arrangement of the song Tico Tico no Fubá, developed to comply with the varied levels of habilitates in students. This way the report of the case showed that the collective teaching is effective for the musical teaching because it provides full classes, valuing many other aspects of the music for the instrumentist graduation.eng
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal e Nível Superioreng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/65592/Disserta%c3%a7%c3%a3o_ElismaelSantos_PROFARTES.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentFaculdade de Arteseng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Arteseng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectMúsica na educação - Manaus (AM)por
dc.subjectMúsica na escola - Manaus (AM)por
dc.subjectMúsica - Instrução e estudo - Manaus (AM)por
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESeng
dc.titleO ensino coletivo de clarinete em um centro de artes municipal na zona leste de Manauseng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-4138-2442eng
dc.subject.userMúsicapor
dc.subject.userClarinetepor
dc.subject.userEnsino coletivopor
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Artes

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_ElismaelSantos_PROFARTES.pdf1.81 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons