???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9418
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSousa, Jhonata Monteiro de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3543632213476320eng
dc.contributor.advisor1Kienen, João Gustavo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6260084621108132eng
dc.contributor.referee1Cernev, Francine Kemmer-
dc.contributor.referee2Oliveira, Irlane Maia de-
dc.date.issued2023-03-10-
dc.identifier.citationSOUSA, Jhonata Monteiro de. Práticas musicais na educação básica: registros sonoros e a escrita musical a partir de métodos ativos. 2023. 70 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9418-
dc.description.resumoEsta pesquisa se estabelece numa proposta de projeto pedagógico na Escola Estadual Josué Claúdio de Souza. O objetivo foi investigar estratégia de educação musical escolar de forma colaborativa, exploratória e integradora visando a valorização da cultura amazônica. Para compor a fundamentação teórica desse trabalho temos os pedagogos musicais Murray Schafer e Émile Jaques-Dalcroze. A prática da escuta ativa é aplicada a composição musical Cobra Grande de Waldemar Henrique, entende-se como escuta ativa o processo de internalização sonora dos participantes do projeto e seu feedback por meio escrito ou sonoro. Como resultado temos uma produção audiovisual por meio da releitura musical da canção Cobra Grande com a utilização dos elementos sonoros disposto aos participantes.eng
dc.description.abstractThis research is established in a proposal for a pedagogical project at the Josué Claúdio de Souza State School. The objective was to investigate a strategy for school music education in a collaborative, exploratory and integrative way, aiming at valuing the Amazonian culture. To compose the theoretical foundation of this work we have the musical pedagogues Murray Schafer and Émile Jaques-Dalcroze. The practice of active listening is applied to the musical composition Cobra Grande by Waldemar Henrique. Active listening is understood as the process of sound internalization of project participants and their feedback through written or sound means. As a result, we have an audiovisual production through the musical reinterpretation of the song Cobra Grande using the sound elements available to the participants.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/66159/Disserta%c3%a7%c3%a3o_JhonataSousa_PROFARTES.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentFaculdade de Arteseng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Arteseng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subjectMúsica na escola - Instrução e estudopor
dc.subjectPrática musicalpor
dc.subjectRitmo - Instrução e estudopor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESeng
dc.titlePráticas musicais na educação básica: registros sonoros e a escrita musical a partir de métodos ativos.eng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.subject.userEnsino Musicalpor
dc.subject.userRitmopor
dc.subject.userEscrita musicalpor
dc.subject.userArte contemporâneapor
dc.subject.userEducação básicapor
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Artes

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_JhonataSousa_PROFARTES.pdf874.03 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.