???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9605
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4740277877231397eng
dc.contributor.advisor1Barros, João Luiz da Costa-
dc.contributor.advisor1Latteslattes.cnpq.br/6129130317451083eng
dc.contributor.referee1Oliveira, Alexandre Santos de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3526762006641727eng
dc.contributor.referee2Viana, Raimundo Nonato Assunção-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2070306377562824eng
dc.date.issued2022-03-04-
dc.identifier.citationSANTOS, Christianne Farias dos. O corpo-criança através do corpo-dançante no ambiente escolar: vivências e sentidos, há sentidos!. 2022. 126 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2022.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9605-
dc.description.resumoEste trabalho assume o propósito de pensar o corpo vivido na relação entre o corpo-criança e o corpo dançante, registrados em documentos escritos, fotográficos e em desenhos produzidos em um processo criativo em dança, realizado em uma escola pública da cidade de Manaus no ano de 2018, no qual reconhecemos o quanto estes são tão atuais e necessários para pensar o corpo-vivido na relação entre o corpo-criança e o corpo-dançante na escola. O estudo apresenta a descrição dos sentidos e significados nos modos de dançar, e as reflexões acerca dos contextos vividos pelas crianças quando dançam. No primeiro movimento, uma visão polissêmica do ensino fundamental pela perspectiva de tempo e espaço escolar, apontando os distanciamentos e aproximações entre escolarizar-se e ser criança. No segundo, inter-relacionamos as interfaces entre a dança e o corpo-criança na Amazônia, e a sua dimensão simbólica como expressão dos corpos. E em seguida, o terceiro movimento discorre sobre os sentidos de corpo na fenomenologia de Merleau-Ponty como base epistemológica deste trabalho, e partindo deste olhar filosófico a pesquisa de natureza qualitativa, foi delineada por procedimentos de um estudo descritivo-exploratório. Assim a dissertação debruçou-se na descrição profunda do que já aconteceu no campo sensível da dança, no resgate de memórias, saberes da experiência, movimentos corporais, tempos e espaços e físicos, simbólicos e afetivos. O estudo desvelou o desafio de ser corpo- criança na vida escolar, diariamente mobilizado por processos individuais e coletivos em sala de aula em que os sentidos e significados, expressam movimentos que podem ir da estagnação ao esgotamento, da repetição às ações cotidianas, a ação ou inação do corpo escolarizado. Nesse entremear, encontramos o corpo criança como potência que transforma o corpo na escola através do corpo dançante, sua profunda relação de inerência com a natureza, expressa seus estados de concentração, presença, contemplação, e potência criativa, trata-se de um corpo para o qual a dança é tida como uma manifestação tanto da arte, quanto da natureza, ao tecer as suas próprias dimensões simbólicas criadas pela cultura corporal que transformam a realidade do corpo da escola.eng
dc.description.abstractThis work assumes the purpose of analyzing contents of written, photographic records and drawings of a creative process in dance carried out in a public school in the city of Manaus in 2018, which are so current and necessary to think about the lived-body in the relationship between the child-body and the dancing-body at school. The study presents the description of the senses and meanings in the ways of dancing, and the reflections about the contexts lived by the children when they dance. In the first movement, the work deals with a polysemic view of elementary education from the perspective of school time and space, pointing out the istances and approximations between schooling and being a child. In the second, we interrelate the interfaces between dance and the child-body in the Amazônia, and its symbolic dimension as an expression of bodies. And then the third movement discusses the meanings of the body in Merleau-Ponty's phenomenology as the epistemological basis of this work, and from this philosophical point of view, the qualitative research was outlined by procedures of a descriptive-exploratory study. Thus, the dissertation focused on the deep description of what has already happened in the sensitive field of dance, through the rescue of memories, knowledge from experience, body movements, times and spaces and physical, symbolic and affective. The study revealed the challenges of the child-body, mobilized daily by individual and collective processes of school life, in which the senses and meanings express movements that can go from stagnation to exhaustion, the repetition of daily actions, the action or inaction of the body, facing to pedagogical processes. In this interweaving, there is also the expression of the dancing-body that shows its deep relationship of inherence with nature and through this it expresses its states of concentration, presence, contemplation, and creative power, it is a body for which dance is seen as a manifestation of both art and nature, by weaving its own symbolic dimensions created by body culture that transform the reality of the school body.eng
dc.description.sponsorshipFAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonaseng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/68170/DISS_ChristianneSantos_PPGSCA.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociaiseng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazôniaeng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectDança - Resenhaspor
dc.subjectDança na educaçãopor
dc.subjectDança na artepor
dc.subjectDança para criançaspor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADASeng
dc.titleO corpo-criança através do corpo-dançante no ambiente escolar: vivências e sentidos, há sentidos!eng
dc.title.alternativeThe child-body through the dancing-body in the environment school: experiences and senses, there are senses!eng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.subject.userCorpopor
dc.subject.userCriançapor
dc.subject.userDançapor
dc.subject.userEscolapor
Appears in Collections:Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_ChristianneSantos_PPGSCA.pdf3.93 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons