???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9614
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAmorim, Paula Tavares-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0299192114573111eng
dc.contributor.advisor1Torres, Marck de Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5839048686058921eng
dc.contributor.advisor-co1Resende, Gisele Cristina-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0524959272545250eng
dc.contributor.referee1Amparo, Deise Matos do-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3460390140349596eng
dc.contributor.referee2Gomes, Maria do Socorro Lacerda-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4617094416621036eng
dc.date.issued2023-07-14-
dc.identifier.citationAMORIM, Paula Tavares. A organização psíquica das crianças amazônidas: análise dos fenômenos transicionais na pandemia de COVID-19. 2023. 75 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9614-
dc.description.resumoO desenvolvimento emocional é fator decisivo para a saúde, através do equilíbrio entre as forças intrapsíquicas proporcionadas pela internalização de cuidados primários e pelo ambiente externo que ofereça cuidados e segurança. Em decorrência da pandemia, o ambiente externo tornou-se ameaçador e imprevisível, além das relações sociais tornarem-se restritas. Com as crianças, apesar do pouco risco de contágio do vírus, o impacto emocional torna-se relevante diante do afastamento escolar e familiar. Sendo assim, esta dissertação teve como objetivo analisar a organização psíquica das crianças amazônidas com idade escolar durante o impacto emocional da pandemia de COVID-19, por meio do uso dos métodos projetivos. O delineamento do estudo foi clínico-qualitativo, conforme proposto por Turato (2018) e de caso múltiplo em um grupo único, proposto por Hussain (1990) através de métodos projetivos organizados em um protocolo de pesquisa. Foram realizados, ao todo, três encontros presenciais com os pais e/ou responsáveis e com a criança participante. A pesquisa foi divulgada nas redes sociais para triagem dos interessados. Participaram do estudo seis crianças com idade entre 07 e 10 anos que estão cursando o ensino fundamental. Para análise, a dissertação foi organizada em dois estudos: o primeiro com aplicação do Procedimento Desenho-Estória com Tema; o segundo com a aplicação do Teste de Apercepção Temática Infantil com figuras animais (CAT-A). O uso destes métodos projetivos permitiu investigar a dinâmica da personalidade da criança, seu entendimento a respeito da pandemia, a forma como lida com conflitos e fantasias e a qualidade das relações afetivas constituídas. O estudo demonstrou que as crianças foram impactadas consideravelmente nesse período, sendo que a maioria dos participantes apresentaram dificuldades de simbolizar os sentimentos negativos ocasionados nesse período, como o medo, solidão e isolamento. Além disso, a família não conseguiu oferecer holding à criança, atravessada pelo seu próprio sofrimento diante da iminência da contaminação e os problemas sociais acarretados. Acredita-se que este estudo poderá contribuir para futuras pesquisas sobre o desenvolvimento infantil frente às adversidades traumáticas, para as intervenções e prevenções promovidas às crianças, seus familiares e a escola, além do importante avanço da psicologia projetiva na região Norte.eng
dc.description.abstractEmotional development is a decisive factor for health, through the balance between the intrapsychic forces provided by the internalization of primary care and the external environment that offers care and security. As a result of the pandemic, the external environment has become threatening and unpredictable, in addition to restricting social relations. With children, despite the low risk of contagion of the virus, the emotional impact becomes relevant in the face of school and family withdrawal. Therefore, this dissertation aimed to analyze the psychic organization of school-aged Amazonian children during the emotional impact of the COVID-19 pandemic, through the use of projective methods. The study design was clinical-qualitative, as proposed by Turato (2018) and multiple case in a single group, proposed by Hussain (1990) through projective methods organized in a research protocol. A total of three face-to-face meetings were held with parents and/or guardians and with the participating child. The survey was published on social networks to screen interested parties. Six children aged between 07 and 10 who are attending elementary school participated in the study. For analysis, the dissertation was organized into two studies: the first with application of the Drawing-Story Procedure with Theme; the second with the application of the Children's Thematic Apperception Test with animal figures (CAT-A). The use of these projective methods made it possible to investigate the dynamics of the child's personality, their understanding of the pandemic, the way they deal with conflicts and fantasies, and the quality of the affective relationships formed. The study showed that children were considerably impacted during this period, and most participants had difficulties in symbolizing the negative feelings caused during this period, such as fear, loneliness and isolation. In addition, the family was unable to offer holding to the child, crossed by its own suffering in view of the imminence of contamination and the social problems entailed. It is believed that this study can contribute to future research on child development in the face of traumatic adversities, for interventions and prevention promoted to children, their families and the school, in addition to the important advance of projective psychology in the North region.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/68250/DISS_PaulaAmorim_PPGPSI.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentFaculdade de Psicologiaeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Psicologiaeng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/-
dc.subjectCOVID-19, Pandemia de, 2020- - Aspectos psicológicospor
dc.subjectCOVID-19, Pandemia de, 2020- - Crianças - Aspectos Sociaispor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS: PSICOLOGIAeng
dc.titleA organização psíquica das crianças amazônidas: análise dos fenômenos transicionais na pandemia de COVID-19eng
dc.title.alternativeThe psychic organization of amazonian children: analysis of transitional phenomena in the COVID-19 pandemiceng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-0717-982Xeng
dc.contributor.advisor-co1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-6898-0995eng
dc.creator.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-6531-0489eng
dc.contributor.referee1orcidhttps://orcid.org/0000-0003-4155-9559eng
dc.contributor.referee2orcidhttps://orcid.org/0000-0002-0916-5659eng
dc.subject.userCriançaspor
dc.subject.userCOVID-19por
dc.subject.userMétodos Projetivospor
dc.subject.userProcedimento Desenho Estória com Temapor
dc.subject.userTeste de Apercepção Temática Infantil com Figuras de Animaispor
Appears in Collections:Mestrado em Psicologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_PaulaAmorim_PPGPSI.pdf2.98 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons