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https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9621
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Vieira, Esther Isabella da Trindade | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6859220141646343 | eng |
dc.contributor.advisor1 | Soares, Artemis de Araujo | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0487210816377783 | eng |
dc.contributor.referee1 | Pinheiro, Harald Sá Peixoto | - |
dc.contributor.referee2 | Wolkolff, Gisele | - |
dc.contributor.referee3 | Justamand, Michel | - |
dc.date.issued | 2022-06-30 | - |
dc.identifier.citation | VIEIRA, Esther Isabella da Trindade. Corpo, pandemia e morte: ontologias em quarentena. 2022. 174 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2022. | eng |
dc.identifier.uri | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9621 | - |
dc.description.resumo | Essa pesquisa buscou analisar os efeitos da pandemia da Covid-19 na percepção de jovens estudantes do Ensino Médio sobre as concepções corpo e morte, no sentido de captar as lógicas sociais e culturais desses estudantes na construção de suas existências ontológicas. Na atualidade, a temática da morte ainda apresenta um caráter polêmico, que precisa ser abordado, inclusive, no ambiente escolar, considerando as vivências, ideias explicativas, falas e pensamentos dos estudantes sobre a vulnerabilidade do corpo e a morte, como inevitável ponto final do ciclo da vida. Desse modo, o corpo precisa ser visto não somente como biológico e psicológico, mas também como um corpo social e cultural. As experiências percebidas durante a pandemia na esfera das relações humanas inspiraram uma reflexão sobre a possibilidade de realizar uma pesquisa que criasse laços de interação dos estudantes do Ensino Médio com os modos tradicionais de ritos de passagem e os novos rituais que decorreram com as medidas da Organização Mundial de Saúde - OMS. Na metodologia adotamos o caminho da abordagem qualitativa e observação participante. Compreendendo o momento de emergência imposto pelas normas de segurança da OMS para contenção da Pandemia de Covid-19, a pesquisa empírica não se deu em um ambiente físico, ela aconteceu no ambiente digital da Plataforma Google Meet. A pesquisadora mediou a coleta de dados através de oficinas em ambiente digital com o nome Tânatos: O corpo é a obra, e a resposta foi a colheita de falas que transbordam ontologia. | eng |
dc.description.abstract | Cette recherche a cherché à analyser les effets de la pandémie de Covid-19 dans la perception des jeunes lycéens sur les conceptions du corps et de la mort, afin de saisir les logiques sociales et culturelles de ces élèves dans la construction de leurs existences ontologiques. De nos jours, le thème de la mort présente encore un caractère controversé, qui doit être abordé, y compris dans le milieu scolaire, en tenant compte des expériences, des idées explicatives, des discours et des réflexions des élèves sur la vulnérabilité du corps et la mort, en tant que point final inévitable du cycle de vie. Ainsi, le corps doit être considéré non seulement comme un corps biologique et psychologique, mais aussi comme un corps social et culturel. Les expériences perçues pendant la pandémie dans le domaine des relations humaines ont inspiré une réflexion sur la possibilité de mener une recherche qui créerait des liens d'interaction entre les élèves du secondaire et les modes traditionnels de rites de passage et les nouveaux rituels issus des mesures de l'Organisation mondiale de la santé - OMS. Dans la méthodologie, nous avons adopté la voie de l'approche qualitative et de l'observation participante. Comprenant le moment d'urgence imposé par les normes de sécurité de l'OMS pour le confinement de la pandémie de Covid-19, la recherche empirique n'a pas eu lieu dans un environnement physique, mais dans l'environnement numérique de la plateforme Google Meet. Le chercheur a médiatisé la collecte de données par des ateliers dans un environnement numérique portant le nom de Tânatos : Le corps est l'œuvre, et la réponse a été la récolte de lignes qui débordent l'ontologie. | fra |
dc.description.sponsorship | FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufam.edu.br/retrieve/68396/DISS_EstherVieira_PPGSCA.pdf.jpg | * |
dc.language | por | eng |
dc.publisher | Universidade Federal do Amazonas | eng |
dc.publisher.department | Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais | eng |
dc.publisher.country | Brasil | eng |
dc.publisher.initials | UFAM | eng |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia | eng |
dc.rights | Acesso Aberto | - |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/ | - |
dc.subject | COVID-19 (Doença) - Morte | por |
dc.subject | COVID-19 (Doença) | por |
dc.subject | Pesquisa educacional | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS | eng |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | eng |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS BIOLOGICAS | eng |
dc.title | Corpo, pandemia e morte: ontologias em quarentena | eng |
dc.title.alternative | Body, pandemic and death: ontologies in quarantine | eng |
dc.type | Dissertação | eng |
dc.subject.user | Corpo | por |
dc.subject.user | Morte | por |
dc.subject.user | Covid-19 | por |
dc.subject.user | Educação | por |
Appears in Collections: | Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia |
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