???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9664
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRodrigues, Ana Carmem de Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5129062104392367eng
dc.contributor.advisor1Lopes, Valter Frank de Mesquita-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1565384722921188eng
dc.contributor.referee1Macalini, Edson Rodrigues-
dc.contributor.referee2Ramos, Evandro de Morais-
dc.date.issued2023-08-08-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Ana Carmem de Oliveira. O cotidiano parintinense e o processo criativo no ensino de arte. 2023. 64f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9664-
dc.description.resumoA presente dissertação apresenta o resultado de uma pesquisa realizada com os alunos do nono ano da Escola Estadual São José Operário, a partir da proposta de intervenção intitulada, “O cotidiano parintinense e o processo criativo no ensino de arte”, que investigou e experimentou metodologias de ensino e práticas pedagógicas que preconizam a importância de se inserir temas e imagens ligados à cotidianidade do aluno, durante as aulas de arte, incluindo seu repertório no processo de ensino e aprendizagem, reconhecendo seu cotidiano como canal de ligação entre a teoria da arte e as práticas artísticas. Para a fundamentação da pesquisa fez-se uma abordagem nas teorias de aprendizagem de Barbosa, Vigotiski e Freire e um estudo das concepções de Heller e Dewey referentes ao cotidiano e a experiência do aluno. A presente pesquisa é de cunho qualitativo com a coleta de dados feita a partir da pesquisa bibliográfica e da pesquisa-ação, em que o pesquisador participou diretamente de todas as etapas da pesquisa. Como proposta de intervenção foi feita a exploração de espaços do cotidiano com captura de imagens, utilizando o celular como recurso didático, com o intuito de permitir ao aluno a experimentação de práticas pedagógicas que construam uma relação entre sua cotidianidade e o seu fazer artístico. Esta atividade teve a finalidade de incentivar a participação dos alunos nas aulas práticas, levando-os a despertar o gosto pelas aulas práticas a partir da utilização de diferentes técnicas de produção artística. Almeja-se que o resultado desta pesquisa seja incluído nas fontes de pesquisas sobre metodologias e práticas pedagógicas no Ensino de Arte, intensificando a arte como conhecimento científico necessário para o desenvolvimento integral do ser humanoeng
dc.description.abstractThis master0 thesis presents the result of a survey realized with ninth-year students at São José Operário State School, based on the intervention proposal entitled, “The daily life of Parintins and the creative process in Art teaching”, which investigated and experimented some teaching methodologies and pedagogical practices that advocate the importance of inserting themes and images related to the student's daily life during Art classes, including their repertoire in the teaching and learning process, recognizing their daily life as a link between the theory of Art and artistic practices. For the foundation of the research, an approach was made in the learning theories of Barbosa, Vigotiski, and Freire and a study of the conceptions of Heller and Dewey about the student's daily life and experience. The present research is of a qualitative nature with the collection of data made from the bibliographical research and the action research in which the researcher participated directly in all stages of the process. As an intervention proposal, the exploration of everyday spaces was made with image capture, using the cellphone as a didactic resource, with the aim of allowing the student to experiment pedagogical practices which build a relationship between their everyday life and their artistic work. This activity was intended to encourage student participation in practical classes, leading them to awaken a taste for practical classes based on the use of different techniques of artistic production. It is hoped the result of this research will be included in the sources of research on methodologies and pedagogical practices in Art teaching, intensifying Art as scientific knowledge necessary for the integral development of the human being.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/68693/DISS_AnaCarmemRodrigues_PROFARTES.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentFaculdade de Arteseng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Arteseng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subjectArte - Estudo e ensinopor
dc.subjectArtes cênicaspor
dc.subjectArte - Educaçãopor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESeng
dc.titleO cotidiano parintinense e o processo criativo no ensino de arteeng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.subject.userEnsino de artepor
dc.subject.userCotidianopor
dc.subject.userExperiênciapor
dc.subject.userPráticas artísticaspor
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Artes

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_AnaCarmemRodrigues_PROFARTES5.09 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.