???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9666
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBaltazar, Pâmela Eurídice da Silva Beleza-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1306846063200012eng
dc.contributor.advisor1Costa, Selda Vale da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6121537994767311eng
dc.contributor.referee1Soares, Artemis de Araújo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0487210816377783eng
dc.contributor.referee2Valladares, Saturnino José-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1508680502084377eng
dc.date.issued2023-07-28-
dc.identifier.citationBALTAZAR, Pâmela Eurídice da Silva Beleza. Mulheres na produção cinematográfica amazonense. 2023. 162 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9666-
dc.description.resumoA presente dissertação busca compreender como ocorre o processo de (in)visibilidade feminina na sociedade amazonense, tendo como norte a construção do olhar feminino na produção cinematográfica no Amazonas. Para isso, faz-se um passeio pela historiografia do Estado, primeiramente, pelos ciclos de alta produtividade do cinema, apontando os filmes e produtores com maior destaque, além de elementos que conduzem a interrupção desse processo artístico. Em seguida, utilizamos o método histórico também a fim de compreender a visão sobre as mulheres na região e perscrutar como essa perspectiva é transposta para sétima arte, incluindo ainda a teoria crítica feminista proposta por Laura Mulvey (1975), Ann Kaplan (1995), Joey Soloway (2016) e bell hooks (2019). Todos esses passos nos possibilitam analisar nove filmes de Elen Linth, Izis Negreiros e Keila Sankofa – realizadoras em exercício nos últimos 15 anos e nos principais festivais e mostras da região nesse período –, a fim de responder como se projetam as diretoras amazonenses e se existe um contra cinema feminista no Amazonas. Os resultados indicam que o cinema no Amazonas tem a participação significativa e majoritária de mulheres negras frente a projetos com alcance nacional e internacional; cuja abordagem revela temáticas universais, contudo particulares a região, indicando novos caminhos e narrativas para a construção do cinema regional.eng
dc.description.abstractThe present dissertation seeks to understand how the process of female (in)visibility in Amazonian society occurs, having as its north the construction of the female gaze in cinematographic production in Amazonas. For this, a tour of the historiography of the State is carried out, firstly, through the high productivity cycles of cinema, pointing out the most prominent films and producers, as well as elements that lead to the interruption of this artistic process. Then, we also use the historical method in order to understand the vision of women in the region and scrutinize how this perspective is transposed to seventh art, including the feminist critical theory proposed by Laura Mulvey (1975), Ann Kaplan (1995), Joey Soloway (2016) and bell hooks (2019). All these steps make it possible for us to analyze nine films by Elen Linth, Izis Negreiros and Keila Sankofa – directors working in the last 15 years and at the main festivals and exhibitions in the region during this period –, in order to answer how Amazonian directors project themselves and if there is any a counter feminist cinema in the Amazon. The results indicate that cinema in Amazonas has a significant and majority participation of black women in projects with national and international reach; whose approach reveals universal themes, however particular to the region, indicating new paths and narratives for the construction of regional cinema.eng
dc.description.sponsorshipFAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonaseng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/68695/DISS_PamelaBaltazar_PPGSCA.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Letraseng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazôniaeng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subjectCinema - Produção e direçãopor
dc.subjectCinema e mulherespor
dc.subjectMulheres na indústria cinematográficapor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES: ARTES: CINEMAeng
dc.titleMulheres na produção cinematográfica amazonenseeng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.subject.userMulherespor
dc.subject.userCinemapor
dc.subject.userOlharpor
dc.subject.userAmazonaspor
Appears in Collections:Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_PamelaBaltazar_PPGSCA3.74 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.