???jsp.display-item.social.title??? |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9711
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Brito, Lílian Magalhães de | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0322534808722974 | eng |
dc.contributor.advisor1 | Feitosa, Francisco Eteval da Silva | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1820343517767978 | eng |
dc.contributor.referee1 | Oliveira, Disney Douglas de Lima | - |
dc.contributor.referee2 | Wakiyama, Yachiko Nascimento | - |
dc.date.issued | 2023-07-20 | - |
dc.identifier.citation | BRITO, Lílian Magalhães de. Uma análise de teoremas em ação mobilizados por estudantes do 6º ano na resolução de situações problemas do campo conceitual aditivo. 2023. 93 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023. | eng |
dc.identifier.uri | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9711 | - |
dc.description.resumo | Neste trabalho investigamos a mobilização do invariante operatório Teorema em ação, na resolução de situações problemas do campo aditivo. Como aporte teórico consideramos a Teoria dos campos conceituais de Gerard Vergnaud (1996). A investigação foi realizada com estudantes do sexto ano do ensino fundamental de uma escola pública de Manaus - AM. O estudo consiste na proposta de um questionário envolvendo situações problemas do campo conceitual aditivo, para as análises foi considerado os esquemas ternários fundamentais que compõe o campo da estrutura aditiva proposto por Vergnaud. Desta forma, os resultados nos mostram uma diversidade de teoremas em ação que os estudantes mobilizaram ao resolverem as situações propostas, os quais nos mostram dificuldades na interpretação quando aparecem os termos “a mais que” e “a menos que”, dificuldades em resolver adição com reserva, a ordem das parcelas na subtração (a compreensão de que a subtração não é comutativa) e dificuldades relacionadas ao valor posicional. É importante salientar que o objetivo não estava em verificar se o estudante resolveu corretamente ou não, mas identificar os teoremas em ação produzidos no desenvolvimento do questionário classificando-os como Teorema em ação verdadeiro ou falso. | eng |
dc.description.abstract | In this work, we investigate the mobilization of the operational invariant Theorem in action, in the resolution of problem situations of the additive field. As a theoretical contribution, we consider Gerard Vergnaud Theory of Conceptual Fields (1996). The investigation was carried out with students of the sixth year of elementary school in a public school in Manaus - AM. The study consists of the proposal of a questionnaire involving problem situations of the additive conceptual field, for the analyzes the fundamental ternary schemes that make up the field of additive structure proposed by Vergnaud were considered. In this way, the results show us a diversity of theorems in action that the students mobilized when solving the proposed situations, which show us difficulties in the interpretation when the terms "more than" and "unless" appear difficulties in solving addition with reservation, the order of the subtraction parcels (understanding that subtraction is not commutative) and difficulties related to place value. It is important to emphasize that the objective was not to verify if the student solved it correctly or not, but to identify the theorems in action produced in the development of the questionnaire, classifying them as Theorem in action true or false. | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufam.edu.br/retrieve/69206/DISS_L%c3%adlianBrito_PPGECIM.pdf.jpg | * |
dc.language | por | eng |
dc.publisher | Universidade Federal do Amazonas | eng |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Exatas | eng |
dc.publisher.country | Brasil | eng |
dc.publisher.initials | UFAM | eng |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática | eng |
dc.rights | Acesso Aberto | - |
dc.subject | Matemática (Ensino fundamental) - Estudo e ensino | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | eng |
dc.title | Uma análise de teoremas em ação mobilizados por estudantes do 6º ano na resolução de situações problemas do campo conceitual aditivo | eng |
dc.type | Dissertação | eng |
dc.subject.user | Teoremas em ação | por |
dc.subject.user | Teoria dos campos conceituais | por |
dc.subject.user | Estrutura aditiva | por |
dc.subject.user | Situações problemas | por |
Appears in Collections: | Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISS_LílianBrito_PPGECIM.pdf | 2.6 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.