???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9711
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBrito, Lílian Magalhães de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0322534808722974eng
dc.contributor.advisor1Feitosa, Francisco Eteval da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1820343517767978eng
dc.contributor.referee1Oliveira, Disney Douglas de Lima-
dc.contributor.referee2Wakiyama, Yachiko Nascimento-
dc.date.issued2023-07-20-
dc.identifier.citationBRITO, Lílian Magalhães de. Uma análise de teoremas em ação mobilizados por estudantes do 6º ano na resolução de situações problemas do campo conceitual aditivo. 2023. 93 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9711-
dc.description.resumoNeste trabalho investigamos a mobilização do invariante operatório Teorema em ação, na resolução de situações problemas do campo aditivo. Como aporte teórico consideramos a Teoria dos campos conceituais de Gerard Vergnaud (1996). A investigação foi realizada com estudantes do sexto ano do ensino fundamental de uma escola pública de Manaus - AM. O estudo consiste na proposta de um questionário envolvendo situações problemas do campo conceitual aditivo, para as análises foi considerado os esquemas ternários fundamentais que compõe o campo da estrutura aditiva proposto por Vergnaud. Desta forma, os resultados nos mostram uma diversidade de teoremas em ação que os estudantes mobilizaram ao resolverem as situações propostas, os quais nos mostram dificuldades na interpretação quando aparecem os termos “a mais que” e “a menos que”, dificuldades em resolver adição com reserva, a ordem das parcelas na subtração (a compreensão de que a subtração não é comutativa) e dificuldades relacionadas ao valor posicional. É importante salientar que o objetivo não estava em verificar se o estudante resolveu corretamente ou não, mas identificar os teoremas em ação produzidos no desenvolvimento do questionário classificando-os como Teorema em ação verdadeiro ou falso.eng
dc.description.abstractIn this work, we investigate the mobilization of the operational invariant Theorem in action, in the resolution of problem situations of the additive field. As a theoretical contribution, we consider Gerard Vergnaud Theory of Conceptual Fields (1996). The investigation was carried out with students of the sixth year of elementary school in a public school in Manaus - AM. The study consists of the proposal of a questionnaire involving problem situations of the additive conceptual field, for the analyzes the fundamental ternary schemes that make up the field of additive structure proposed by Vergnaud were considered. In this way, the results show us a diversity of theorems in action that the students mobilized when solving the proposed situations, which show us difficulties in the interpretation when the terms "more than" and "unless" appear difficulties in solving addition with reservation, the order of the subtraction parcels (understanding that subtraction is not commutative) and difficulties related to place value. It is important to emphasize that the objective was not to verify if the student solved it correctly or not, but to identify the theorems in action produced in the development of the questionnaire, classifying them as Theorem in action true or false.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/69206/DISS_L%c3%adlianBrito_PPGECIM.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataseng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemáticaeng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subjectMatemática (Ensino fundamental) - Estudo e ensinopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRAeng
dc.titleUma análise de teoremas em ação mobilizados por estudantes do 6º ano na resolução de situações problemas do campo conceitual aditivoeng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.subject.userTeoremas em açãopor
dc.subject.userTeoria dos campos conceituaispor
dc.subject.userEstrutura aditivapor
dc.subject.userSituações problemaspor
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_LílianBrito_PPGECIM.pdf2.6 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.