???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9741
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Interações urbanas: possibilidades da arte urbana no ensino de artes visuais
???metadata.dc.creator???: Silva, Ewerson Nascimento da 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Lopes, Valter Frank de Mesquita
???metadata.dc.contributor.referee1???: Macalini, Edson Rodrigues
???metadata.dc.description.resumo???: A pesquisa desenvolvida com os estudantes, regularmente matriculados no 9º ano do ensino fundamental II da Escola Estadual Arthur Araújo, partiu da necessidade de verificar a possibilidade de realização de uma atividade artístico/pedagógica fora da sala de aula. Tal iniciativa foi impulsionada pela carência de uma estrutura física adequada (laboratório de Arte) que possibilitasse as produções e o desenvolvimento dos processos de criação em arte dos estudantes da referida escola. O presente estudo objetivou desenvolver junto aos alunos do ensino fundamental II uma nova maneira de se pensar o ensino de arte para além dos limites físicos da escola, por meio de interações com arte urbana. Com isso, pretendeu-se desenvolver estratégias que permitissem a prática com intervenções urbanas (graffiti art, estêncil art, instalação, entre outras), fortalecendo as ações de práticas pedagógicas para fora da sala de aula, além de promover uma aproximação entre comunidade e ambiente escolar. Os resultados apontam que é possível realizar tais atividades para além dos limites da escola, no entanto as estratégias e o planejamento precisam estar claramente definidos, pois se trata de um processo burocrático administrativamente e pedagogicamente desafiador.
Abstract: The research carried out with students, regularly enrolled in the 9th year of elementary school II at Arthur Araújo State School, started from the need to verify the possibility of carrying out an artistic/pedagogical activity outside the classroom. This initiative was driven by the lack of an adequate physical structure (Art laboratory) that would allow the production and development of the art creation processes of the students of the aforementioned school. This study aimed to develop, together with elementary school II students, a new way of thinking about teaching art beyond the physical limits of the school, through interactions with urban art. With this, it was intended to develop strategies that would allow the practice of urban interventions (graffiti art, stencil art, installation, among others), strengthening the actions of pedagogical practices outside the classroom, in addition to promoting a rapprochement between community and environment school. The results indicate that it is possible to carry out such activities beyond the school limits, however the strategies and planning need to be clearly defined, as it is a bureaucratic process administratively and pedagogically challenging.
Keywords: Arte - Estudo e ensino
Arte na educação
???metadata.dc.subject.cnpq???: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
???metadata.dc.subject.user???: Ensino de arte
Arte urbana
Interações urbanas
Intervenções urbanas
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Artes
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Artes
Citation: SILVA, Ewerson Nascimento da. Interações urbanas: possibilidades da arte urbana no ensino de artes visuais. 2023. 71 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9741
Issue Date: 7-Aug-2023
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Artes

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_EwersonSilva_PROFARTES.pdf4.58 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.