???jsp.display-item.social.title??? |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9755
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Lima, Rodrigo Ferreira de | - |
dc.creator.Lattes | Indisponível | eng |
dc.contributor.advisor1 | Cavalcante, Katia Viana | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2715253110435470 | eng |
dc.contributor.referee1 | Araújo, João Maciel de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3014778612329461 | eng |
dc.contributor.referee2 | Dutra, Jurandir Moura | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2235849288384765 | eng |
dc.date.issued | 2023-08-30 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Rodrigo Ferreira de. O ensino do desenvolvimento sustentável na formação técnica em administração. 2023. 52 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá (AM), 2023. | eng |
dc.identifier.uri | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9755 | - |
dc.description.resumo | A busca por estabelecer um modelo de desenvolvimento equilibrado que leve em consideração a satisfação das necessidades humanas sem que haja, no entanto, o comprometimento do patrimônio ambiental é um debate constante entre as nações. Face a este desafio, diversas alternativas para a consecução de uma sociedade sustentável são apresentadas. Nesta perspectiva a Educação para o Desenvolvimento Sustentável – EDS ocupa papel de destaque no intuito de preparar profissionalmente os jovens para sua inserção dentro desta nova realidade. O presente trabalho propõe analisar a inserção do desenvolvimento sustentável na formação técnica integrada em administração no âmbito do IFAM. A metodologia adotada remete a um estudo de caso e os resultados encontrados indicam que há alguns conteúdos no PPCT favoráveis à promoção do Desenvolvimento Sustentável – DS. No entanto, identificaram-se lacunas que sugerem a necessidade de um maior aprofundamento em relação ao tema. Desta forma, surge como proposta para contribuir com a oferta de uma formação mais sólida para o alcance da sustentabilidade um protocolo composto por quatro ações que preconizam: a necessidade de formação para docentes, a reestruturação de disciplina, a abordagem de conteúdos sob a perspectiva do DS, e a modificação da área de integração da matriz curricular. | eng |
dc.description.abstract | The search to establish a balanced development model that takes into account the satisfaction of human needs without, however, the commitment of environmental heritage is a constant debate among nations. Faced with this challenge, several alternatives for achieving a sustainable society are presented. In this perspective, Education for Sustainable Development – ESD occupies a prominent role in order to prepare young people professionally for their insertion within this new reality. The present work proposes to analyze the insertion of sustainable development in the integrated technical training in administration within the scope of IFAM. The adopted methodology refers to a case study and the results found indicate that there are some contents in the PPCT favorable to the promotion of Sustainable Development - SD. However, gaps were identified that suggest the need for greater depth in relation to the subject. In this way, a proposal emerges as a proposal to contribute to the offer of a more solid formation for the achievement of sustainability, a protocol consisting of four actions that advocate: the need for training for teachers, the restructuring of the discipline, the approach of contents from the perspective of the DS, and the modification of the curricular matrix integration area. | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufam.edu.br/retrieve/69820/DISS_RodrigoLima_PROFCIAMB.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufam.edu.br/retrieve/69822/PROD.EDUC_RodrigoLima_PROFCIAMB.pdf.jpg | * |
dc.language | por | eng |
dc.publisher | Universidade Federal do Amazonas | eng |
dc.publisher.department | Centro de Ciências do Ambiente | eng |
dc.publisher.country | Brasil | eng |
dc.publisher.initials | UFAM | eng |
dc.publisher.program | Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais | eng |
dc.rights | Acesso Aberto | - |
dc.subject | Sustentabilidade e meio ambiente | por |
dc.subject | Desenvolvimento urbano sustentável | por |
dc.subject.cnpq | OUTROS: CIENCIAS | eng |
dc.title | O ensino do desenvolvimento sustentável na formação técnica em administração | eng |
dc.type | Dissertação | eng |
dc.contributor.advisor1orcid | https://orcid.org/0000-0002-9980-6404 | eng |
dc.contributor.referee1orcid | https://orcid.org/0000-0002-8180-9754 | eng |
dc.contributor.referee2orcid | https://orcid.org/0000-0002-3198-3818 | eng |
dc.subject.user | Formação técnica | por |
dc.subject.user | PPCT | por |
dc.subject.user | Desenvolvimento Sustentável | por |
dc.subject.user | Sustentabilidade | por |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISS_RodrigoLima_PROFCIAMB.pdf | 527.62 kB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview | |
PROD.EDUC_RodrigoLima_PROFCIAMB.pdf | 1.46 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.