???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9774
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBrito, Leonardo Sampaio-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8551650613999199eng
dc.contributor.advisor1Higuchi, Maria Inês Gasparetto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8607852207828061eng
dc.contributor.referee1Simão, Maria Olívia de Albuquerque Ribeiro-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2594654340373805eng
dc.contributor.referee2Mota, Sheila Cordeiro-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3880074860430832eng
dc.contributor.referee3Pereira, Henrique dos Santos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1352117560279931eng
dc.date.issued2019-04-10-
dc.identifier.citationBRITO, Leonardo Sampaio.Embalagens percebidas: implicações do design no consumo de alimentos. 2019. 88 f. Dissertação (Mestrado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2019.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9774-
dc.description.resumoO descarte inadequado e sem planejamento das embalagens de alimentos, associado ao consumismo, contribuem para o esgotamento de aterros, dificultam a degradação de resíduos e causam muitos impactos ambientais. Nesse contexto este estudo analisou as percepções de consumidores de Manaus-AM sobre as implicações no comportamento do consumidor a partir do design de embalagens primárias de alimentos no âmbito doméstico. Participaram desse estudo 44 adultos (18 homens e 32 mulheres) com renda familiar e escolaridade média alta. O protocolo da entrevista continha dados sociodemográficos e questões aberta e fechadas, além de escalas sociais e arranjo de cartões. Os dados qualitativos foram submetidos à análise de conteúdo e estatística descritiva. As escalas tipo Likert foram submetidas a testes estatísticos não paramétricos. Os resultados evidenciaram um comportamento de consumo orientado para o consumo consciente, onde o reuso é realizado pela maioria dos participantes, mas este depende do tipo de material e forma das embalagens de alimento. Os materiais em vidro e madeira tem maior possibilidade de reuso por serem esteticamente bonitos, mas são mais caros. As embalagens feitas com material de fibra, metal e plástico foram consideradas menos reutilizáveis, mas mais baratas. Embalagens de vidro, metal e plástico são consideradas de alto impacto ambiental, em contraposição com as de fibra, papel e madeira. A forma da embalagem implica ainda critérios de custo, estética e reutilização diferenciados. Constatou-se que latas e caixas foram consideradas as mais bonitas e mais caras embalagens de alimentos, porém os potes e copos são as formas mais propícias para o reuso doméstico. As formas de saco e embrulhos são menos bonitas, porém de menor custo e baixo reuso. O estudo revelou ainda que o comportamento de consumo de alimentos embalados se estabelece a partir do engajamento, da parcimônia e do ativismo. Tais práticas refletem orientações de valores centrados num consumo crítico, essencial e na qualidade do produto. Conclui-se que o design para embalagens de alimento deve atentar para tais características do comportamento do consumidor para subsidiar maior sustentabilidade ambiental.eng
dc.description.abstractThe inadequate and unplanned disposal of food packaging, associated with high consumption, contribute to the exhaustion of landfills, make waste degradation difficult and cause many environmental impacts. To understand such reality, this study analyzed the perceptions of consumers in Manaus-AM about the consumer behavior from the design of primary food packaging in the household. A total of 44 adults (18 males and 32 females) with family income and high average schooling participated in this study. The interview protocol contained sociodemographic data and open and closed questions, as well as social scales and card arrangements. Qualitative data were submitted to content analysis and descriptive statistics. Likert scales were submitted to non-parametric statistical tests. The results showed a conscious consumption, where reuse is performed by most participants, but this depends on the type of material and shape of food packaging. The materials in glass and wood have greater possibility of reuse for being aesthetically beautiful but are more expensive. Packaging made from fiber, metal and plastic material was considered less reusable, but cheaper. Glass, metal and plastic packaging are considered to have a high environmental impact, as opposed to fiber, paper and wood. The shape of the packaging also includes differentiated cost, aesthetic and reuse criteria. It was found that cans and boxes were considered the most beautiful and expensive food packaging, but pots and glasses are the most suitable forms for domestic reuse. The bag shapes and packages are less beautiful, but lower cost and low reuse. The study also revealed that the behavior of consumption of packaged foods is established through engagement, parsimony and activism. These practices reflect value orientations focused on essential and critical consumption and product quality. It is concluded that the design for food packaging must pay attention to such characteristics of consumer behavior to subsidize greater environmental sustainability.eng
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicoeng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/70105/DISS_LeonardoBrito_PPGCASA.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentCentro de Ciências do Ambienteeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazôniaeng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/.
dc.subjectAlimentos - Embalagenspor
dc.subjectDesenho (Projetos)por
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: DESENHO INDUSTRIAL: DESENHO DE PRODUTOeng
dc.titleEmbalagens percebidas: implicações do design no consumo de alimentoseng
dc.title.alternativePerceived packaging: design implications on food consumptioneng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0001-6525-4018eng
dc.creator.orcidhttps://orcid.org/0009-0002-1636-7643eng
dc.subject.userComportamento do consumidorpor
dc.subject.userEmbalagens de alimentospor
dc.subject.userEcodesignpor
dc.subject.userConsumer behavioreng
dc.subject.userFood packagingpor
dc.subject.userEcodesignpor
Appears in Collections:Mestrado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_LeonardoBrito_PPGCASA.pdf2.69 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.