???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9851
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Leandro Rodrigo Almeida da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9330456674736645eng
dc.contributor.advisor1Monteiro, Marta de Faria e Cunha-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4672487830828193eng
dc.contributor.referee1Souza, Sérgio Augusto Freire-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1010905812755398eng
dc.contributor.referee2Silva, Maristela Barbosa Silveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6723800597603631eng
dc.date.issued2022-03-10-
dc.identifier.citationSILVA, Leandro Rodrigo Almeida da. O discurso de alunos e professores de línguas sobre a afetividade na relação aluno e professor: um estudo de caso na escola pública. 2022. 77 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2022.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9851-
dc.description.resumoEsta pesquisa, situada na Linguística Aplicada, teve como objetivo geral investigar o discurso de alunos e professores de línguas sobre a afetividade na relação aluno e professor e como específicos analisar seus discursos sobre afetividade e refletir sobre os aspectos afetivos nessa relação. O referencial teórico que embasou o trabalho se constituiu por estudos voltados ao discurso sob a perspectiva crítica (FAIRCLOUGH, 1992/2001, 2003, 2001; GEE, 1990, 1996, 2005) e à afetividade (ALMEIDA; MAHONEY, 2007; ARAGÃO, 2007; ARANTES; AQUINO, 2003; BARCELOS, 2013, entre outros). Esta pesquisa foi ancorada na abordagem qualitativa com base em Celani (2005), Flick (2013), Godoy (1995) e utilizou o estudo de caso como metodologia (STAKE, 1995; YIN, 2001, 2002). O contexto da pesquisa abrangeu duas escolas públicas da cidade de Manaus, os participantes foram seis professores e seis alunos das respectivas escolas e os instrumentos utilizados para a geração dos dados foram duas entrevistas semiestruturadas e quatro questionários, dois de perfil e dois investigativos. Os resultados apontaram discursos nos quais os participantes valorizam, principalmente, os aspectos afetivos, pois eles influenciam diretamente na relação aluno e professor, proporcionando benefícios, tais como um ambiente de sala de aula mais harmonioso, alunos mais desinibidos na hora de falar a língua estrangeira e mais interessados na disciplina. Também foi percebido que a maioria dos professores de línguas estrangeiras atribui importância à afetividade na sua relação com os alunos.eng
dc.description.abstractThis research, located in Applied Linguistics, had as general objective to investigate the discourse of students and language teachers about affectivity in the student-teacher relationship and, as specific, to analyze their discourse about affectivity and to reflect on the affective aspects in this relationship. The theoretical framework that supported the work consisted of studies focused on discourse from a critical perspective (FAIRCLOUGH, 1992/2001; 2003; 2008; GEE, 1990/1996; 1990/2008; 1998; 2005) and related to affectivity (ALMEIDA, 2007; ARAGAO, 2007; ARANTES, 2003; BARCELOS, 2013, among others). The research was anchored in Celani (2005), Flick (2013), Godoy (1995), and adopted a case study as a methodology (STAKE, 1995; YIN, 2001; 2002). The research context involved two public schools in the city of Manaus and the participants were six teachers and six students from this respective schools and two semi-structured interviews and four questionnaires were used, two to the participants’ profile and two investigative. The results showed discourses in which the participants mainly value the affective aspects, as they directly influence the student-teacher relationship, adding benefits such as a more harmonious, cheerful classroom environment and more uninhibited students when speaking the foreign language, as well as more interest in the discipline and students seeking more knowledge. It was also concluded that most foreign language teachers give importance to affectivity in the relationship with students. At the end of the work, suggestions are offered to continue this research with ideas for new investigations that involve affectivity in the teaching-learning field.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/71103/DISS_LeandroSilva_PPGL.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraseng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letraseng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectProfessores e alunospor
dc.subjectAfeto (Psicologia)por
dc.subjectLinguagem e línguas - Estudo e ensinopor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESeng
dc.titleO discurso de alunos e professores de línguas sobre a afetividade na relação aluno e professor: um estudo de caso na escola públicaeng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.subject.userDiscursopor
dc.subject.userAfetividadepor
dc.subject.userRelação aluno e professorpor
Appears in Collections:Mestrado em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_LeandroSilva_PPGL.pdf3.69 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.