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DC FieldValueLanguage
dc.creatorGalvão, Maria Edenilda da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7820163809547536eng
dc.contributor.advisor1Martins, Ayrton Luiz Urizzi-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6561982851817328eng
dc.contributor.referee1Brandão, José Carlos Martins-
dc.contributor.referee2Schropfer, Edivânia dos Santos-
dc.date.issued2023-09-22-
dc.identifier.citationGALVÃO, Maria Edenilda da Silva. Controle das contas: contabilidade rural e sustentabilidade no contexto da agricultura familiar. 2023. 97 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá (AM), 2023.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9870-
dc.description.resumoA pesquisa foi motivada por minha experiência na comissão da merenda escolar do IFAM Campus Humaitá. Nessa trajetória pude acompanhar as dúvidas operacionais apresentadas pelos agricultores familiares que participam do processo administrativo da chamada pública do IFAM campus Humaitá para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) assim como do descolamento do processo de formação dos educandos do Curso Técnico de Nível Médio em Agropecuária da realidade desses agricultores locais. A pesquisa teve como objetivo elaborar orientação pedagógica de atividades interdisciplinares no âmbito do IFAM-Campus Humaitá a partir da contabilidade rural contextualizando os elementos de sustentabilidade na agricultura familiar da comunidade de Paraizinho, situada no município de Humaitá-AM. A pesquisa foi exploratória, com abordagem qualitativa, delineada pelo estudo de caso. Foram utilizados estratégias e instrumentos de registros de dados que possibilitaram a identificação dos saberes dos agricultores familiares expressos no processo de controle de produção e de consumo referente à unidade de produção familiar, assim como a análise dos elementos de sustentabilidade da agricultura familiar identificados a partir de registros de dados de produção, consumo e trabalho. Os resultados permitiram elaborar uma orientação pedagógica de atividades interdisciplinares no formato de proposta de ação de extensão acadêmica no âmbito do IFAM destinada a educandos do Curso Técnico de Nível Médio em Agropecuária do Campus Lábrea. O produto educacional formulado se estabelece nos princípios da indissociabilidade entre ensino-pesquisa-extensão como caminho experiencial de perceber e compreender o sentido e significado amplificado da agricultura familiar e sua importância na segurança alimentar e conservação ambiental.eng
dc.description.abstractThe research was motivated by my experience in the school lunch commission at IFAM Campus Humaitá. In this trajectory I was able to follow the operational doubts presented by the family farmers who participate in the administrative process of the public call for the IFAM Campus Humaitá for the National School Feeding Program (PNAE) as well as the detachment of the training process of the students of the Technical Course of Medium Level in Agriculture of the reality of these local farmers. The research aimed to develop pedagogical guidance for interdisciplinary activities within the scope of the IFAM-Campus Humaitá based on rural accounting, contextualizing the elements of sustainability in family farming in the community of Paraizinho, located in the municipality of Humaitá-AM. The research was exploratory, with a qualitative approach, outlined by the case study. Strategies and instruments for recording data were used that made it possible to identify the knowledge of family farmers expressed in the production and consumption control process related to the family production unit, as well as the analysis of the sustainability elements of family farming identified from records of production, consumption and work data. The results allowed the elaboration of a pedagogical orientation of interdisciplinary activities in the format of a proposal for an academic extension action within the scope of IFAM aimed at students of the Technical Course of Medium Level in Agriculture at Campus Lábrea. The formulated educational product is based on the principles of inseparability between teaching-research-extension as an experiential way to perceive and understand the meaning and amplified meaning of family farming and its importance in food security and environmental conservation.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/71275/DISS_MariaEdenildaGalv%c3%a3o_PROFCIAMB.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/71277/PROD.EDUC_MariaEdenildaGalv%c3%a3o_PROFCIAMB.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentCentro de Ciências do Ambienteeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programRede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientaiseng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectAgricultura familiar - Humaitá (AM)por
dc.subjectContabilidade agrícolapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS AGRARIASeng
dc.titleControle das contas: contabilidade rural e sustentabilidade no contexto da agricultura familiareng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.subject.userOrientação pedagógicapor
dc.subject.userInterdisciplinaridadepor
dc.subject.userConservaçãopor
dc.subject.userSaber localpor
dc.subject.userPedagogical guidancepor
dc.subject.userInterdisciplinaritypor
dc.subject.userConservationpor
dc.subject.userKnow locationpor
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais

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