???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9879
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRibeiro, Francisco Marcelo Rodrigues-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9532121873478233eng
dc.contributor.advisor1Jesus, Edilza Laray de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3416993677349221eng
dc.contributor.advisor-co1Cavalcante, Kátia Viana-
dc.contributor.referee1Ferreira, Jarliane da Silva-
dc.contributor.referee2Costa, Lucinete Gadelha da-
dc.contributor.referee3Campos, Raimundo Sidnei dos Santos-
dc.date.issued2023-09-04-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Francisco Marcelo Rodrigues. O ensino interdisciplinar das ciências ambientais como prática pedagógica contextualizada nas escolas do campo. 2023. 88 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais) - Universidade Federal do Amazonas, Lábrea (AM), 2023.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9879-
dc.description.resumoA educação do/no campo possui especificidades locais e requer uma postura crítica em relação aos modelos de ensino. A pesquisa abordou o ensino das ciências ambientais como prática pedagógica contextualizada nas escolas do campo. Objetivando compreender as práticas educativas em classes multisseriadas de modo a contribuir no processo de ensino das ciências ambientais nas escolas do campo em Lábrea – Amazonas. A metodologia foi o estudo de caso múltiplo (Yin (2015), utilizando pesquisa bibliográfica e documental, além de técnicas de coleta de dados através das entrevistas semiestruturadas. Os participantes da pesquisa foram o coordenador da educação rural/campo da SEMEC e os docentes das escolas municipais São Francisco e São Sebastião, localizadas no município de Lábrea - AM. Por meio da análise de conteúdo proposta por Bardin (2016) foi realizada análise dos dados coletados sobre as práticas educativas desenvolvidas nessas escolas no contexto do ensino das ciências ambientais. Foi constato que o ensino das ciências ambientais não está inserido na prática pedagógica dos professores, fazem uma abordagem sobre os temas ambientais pontualmente e descontextualizada dos componentes curriculares. Sendo necessário uma proposta de ensino curricular estabelecendo uma correlação de forma interdisciplinar, transversal e que envolva os saberes locais. Como resultado desse trabalho foi desenvolvido o guia didático interdisciplinar “Diálogos do ensino de ciências ambientais em salas multisseriadas". Buscando romper com os paradigmas e métodos tradicionais, propondo uma aprendizagem contextualizada e interdisciplinar.eng
dc.description.abstractEducation/field ownership has local specificities and requires a critical stance in relation to teaching models. The research addressed the teaching of environmental sciences as a pedagogical practice contextualized in rural schools. Aiming to understand educational practices in multigrade classes in order to contribute to the process of teaching environmental sciences in rural schools in Lábrea – Amazonas. The methodology was a multiple case study (Yin (2015), using bibliographic and documentary research, in addition to data collection techniques through semistructured interviews. The research participants were the rural/field education coordinator at SEMEC and the teachers at the municipal schools São Francisco and São Sebastião, located in the municipality of Lábrea - AM. Through the content analysis proposed by Bardin (2016), an analysis was carried out on the data collected on the educational practices developed in these schools in the context of teaching environmental sciences. I note that the teaching of environmental sciences is not included in the pedagogical practice of teachers, they approach environmental issues punctually and decontextualized from the curricular components. It is necessary to have a curricular teaching proposal establishing a correlation in an interdisciplinary, transversal way and involving knowledge a result of this work, the interdisciplinary teaching guide “Dialogues on teaching environmental sciences in multigrade classrooms” was developed. Seeking to break with traditional paradigms and methods, proposing contextualized and interdisciplinary learning.eng
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superioreng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/71419/DISS_FranciscoRibeiro_PROFCIAMB.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/71421/PROD.EDUC_FranciscoRibeiro_PROFCIAMB.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentCentro de Ciências do Ambienteeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programRede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientaiseng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEducação ambiental - Lábrea (AM)por
dc.subjectCiências ambientaispor
dc.subjectClasses multisseriadas - Lábrea (AM)por
dc.subjectEducação ruralpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS: EDUCACAOeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICASeng
dc.titleO ensino interdisciplinar das ciências ambientais como prática pedagógica contextualizada nas escolas do campoeng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.subject.userClasses multisseriadaspor
dc.subject.userMovimentos sociaispor
dc.subject.userSaber ambientalpor
dc.subject.userEducaçãopor
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_FranciscoRibeiro_PROFCIAMB.pdf2.03 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview
PROD.EDUC_FranciscoRibeiro_PROFCIAMB.pdf1.69 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.