???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9904
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorReis, Raíssa Almeida Souza-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/5879240572510881eng
dc.contributor.advisor1Farias, Sidilene Aquino de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6974383103784984eng
dc.contributor.referee1Souza, Katiuscia dos Santos de-
dc.contributor.referee2Costa, Hawbertt Rocha-
dc.date.issued2022-06-02-
dc.identifier.citationREIS, Raíssa Almeida Souza . Metodologias ativas na educação básica: uma proposta de sequência de ensino e aprendizagem para o conteúdo equilíbrio químico. 2022. 140 f. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2022.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9904-
dc.description.resumoO conteúdo de Equilíbrio Químico é complexo e requer um domínio conceitual sólido de professores e estudantes em conceitos prévios, como estequiometria e cinética. Há muitas discussões sobre como aprimorar o ensino desse conteúdo, valorizando o conhecimento prévio dos alunos, desenvolvendo suas habilidades e competências para a autonomia intelectual e social e promovendo sua compreensão conceitual. Nesta pesquisa, utilizou-se a Teoria da Aprendizagem Significativa e Metodologias Ativas para investigar evidências de aprendizagem significativa em Equilíbrio Químico em estudantes do Ensino Médio. Para tanto, optou-se pela abordagem de Pesquisa Qualitativa, utilizando-se como estratégia de investigação a Pesquisa Participante que permitiu a interação planejada com o grupo social investigado, possibilitando os ajustes necessários ao longo do processo de coleta de dados para manter a integridade da pesquisa. Com isso, os dados foram coletados com 101 estudantes do Ensino Médio, de 6 escolas públicas do município de Manaus. A coleta de dados foi organizada em dois momentos: (1) aplicação de um instrumento organizado em 3 partes – informações gerais, percepção dos estudantes sobre estratégia de ensino e aprendizagem e recursos digitais, e teste conceitual para levantar conhecimentos prévio; (2) Sequência de Ensino e Aprendizagem (SEA) estruturada a partir da temática “Água: um líquido precioso” e o conteúdo Equilíbrio Químico – sendo a SEA organizada em 9 encontros. Para a análise dos dados adotou-se a Análise Textual Discursiva e estatística descritiva. Os resultados mostraram que atividades como exposição de ideias, opiniões, questionamentos, debates, aulas experimentais e seminários foram valorizadas pelos alunos e que o engajamento foi alto, especialmente nas atividades experimentais. A aplicação da SEA foi eficaz na compreensão do conceito de reversibilidade em processos físicos, mas não em reações químicas reversíveis. A aprendizagem em pares e a utilização de histórias em quadrinhos foram mais eficazes para o aprendizado do que o vídeo. Quanto a elaboração dos Mapas Conceituais, os alunos apresentaram baixo a médio desempenho. Foram identificadas dificuldades de aprendizagem em reconhecer evidências de ocorrência de uma reação química e compreender o estado de equilíbrio. Os alunos também relataram dificuldades em atividades que exigiam principalmente o uso de tecnologias durante as aulas.eng
dc.description.abstractThe content of Chemical Equilibrium is complex and requires a solid conceptual mastery from teachers and students in previous concepts, such as stoichiometry and kinetics. There are many discussions about how to improve the teaching of this content, valuing students' prior knowledge, developing their skills and competencies for intellectual and social autonomy and promoting their conceptual understanding. In this research, the Theory of Meaningful Learning and Active Methodologies was used to investigate evidence of meaningful learning in Chemical Balance in high school students. To this end, we opted for the Qualitative Research approach, using Participative Research as an investigation strategy, which allowed planned interaction with the investigated social group, enabling the necessary adjustments throughout the data collection process to maintain the integrity of the research. Therefore, data were collected from 101 high school students, from 6 public schools in the city of Manaus. Data collection was organized in two moments: (1) application of an instrument organized into 3 parts: general information, students' perception of teaching and learning strategy with digital resources and conceptual test to gather prior knowledge; (2) Teaching and Learning Sequence (TLS) structured around the theme “Water: a precious liquid” with Chemical Balance content – having TLS organized into 9 meetings. For data analysis, Discursive Textual Analysis and descriptive statistics were adopted. The results showed that activities such as exposition of ideas, opinions, questions, debates, experimental classes and seminars were valued by students and that their engagement was high, especially in experimental activities The application of TLS was effective in understanding the concept of reversibility in physical processes, but not in reversible chemical reactions. Paired learning and the use of comics were more effective for learning than video. Regarding the preparation of Concept Maps, students presented low to medium performance. Learning difficulties were identified in recognizing evidence of the occurrence of a chemical reaction and understanding the equilibrium state. Students also reported difficulties in activities that mostly required the use of technology during classes.eng
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superioreng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/71742/DISS_Ra%c3%adssaReis_PPGQ.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataseng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Químicaeng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopor
dc.subjectEnsino - Metodologiapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA: QUIMICAeng
dc.titleMetodologias ativas na educação básica: uma proposta de sequência de ensino e aprendizagem para o conteúdo equilíbrio químicoeng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.subject.userEnsino de químicapor
dc.subject.userAprendizagem significativapor
dc.subject.userMetodologias ativaspor
Appears in Collections:Mestrado em Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_RaíssaReis_PPGQ.pdf4.63 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.