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dc.creatorSantana, Jeissy Adiene Queiroz-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6106823300609996eng
dc.contributor.advisor1Anjos, Marcelo Rodrigues dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3560485778599761eng
dc.contributor.referee1Maranhão, Deyvid Diego Carvalho-
dc.contributor.referee2Tartari, Rodrigo-
dc.date.issued2023-10-30-
dc.identifier.citationSANTANA, Jeissy Adiene Queiroz. O efeito dos gradientes ambientais em assembleias de peixes de igarapés da BR-319, sudoeste da Amazônia. 2023. 81 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá (AM), 2023.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9930-
dc.description.resumoA bacia hidrográfica Amazônica é a maior do mundo, estendendo-se por aproximadamente 6,7 milhões de Km2, sendo considerada o maior compartimento de água doce superficial do planeta e abrigando mais de um terço da ictiofauna conhecida para a região Neotropical. As hidrografias da área do interflúvio Purus-Madeira possui aproximadamente 300.000 km2 estando delimitado entre os rios Madeira e Purus que correm paralelamente dentro do Brasil, fazendo parte os estados do Acre, Amazonas e Rondônia, e o principal acesso é terrestre e realizado pela Rodovia Álvaro Maia, também conhecida como BR-319, que liga Porto Velho/RO a Manaus/AM. A região de interfluvio compreende centenas de igarapés, cujas nascentes se encontram sob influência da rodovia federal BR-319 em cotas mais alta. A construção da BR-319 ocasionou uma transformação da área, e gerou consequentes impactos ambientais. Considerando os indicativos de reconstrução da BR 319, e caso não sejam tomadas medidas efetivas para reduzir e controlar os impactos negativos esperados pelo empreendimento rodoviários várias alterações podem ocorrer na qualidade das águas, bem como na alteração da dinâmica destes ecossistemas, nas mudanças dos fatores bióticos e abióticos que podem reduzir a riqueza de espécies e tornar os ambientes altamente susceptíveis. Dessa forma, obter informações sobre a distribuição geográfica das espécies e entender os fatores que influenciam esses padrões de equilibrio e resiliencia, podem contribuir muito na mitigação de impactos ambientais. Assim, o primeiro capítulo deste trabalho trás um registro de ocorrência e identificação das espécies de peixes capturadas em igarapés da BR-319, afim de criar uma lista atualizada sobre a fauna de peixes de riachos de 3º ordem. No segundo capítulo desta dissertação, buscamos compreender o efeito de diferentes trechos e características atuais da rodovia BR-319 e de variáveis ambientas na composição e abundância das assembleias de peixes do interflúvio Purus-Madeira.eng
dc.description.abstractIn addition to being the world’s largest drainage basin, with up to 6.7 million km2, the Amazon watershed is also considered the world’s largest fresh surface water compartment, sheltering around one-third of all neotropical region ichthyofauna biodiversity. The Purus-Madeira basin has an area of around 300,000.000 km2 and is limited, parallelly, by the rivers Purus (on the left) and Madeira (on the right). Starting in Bolivia, and extending to Brazil through the states of Acre, Rondônia, and Amazonas, its surroundings' main access is made by the Alvaro Maia’s Highway, also known as BR-319, which connects Manaus/AM to Porto-Velho/RO. This region holds hundreds of small streams and headwaters systems that can suffer influences occasioned by the occupational processes enabled by the BR-319. Considering the occupational processes' potential to change the ecosystem’s biotic and abiotic variables, whether by reducing species richness or water quality, research is needed to understand the current aquatic fauna species distribution and its water characteristics. In this light, this dissertation's first chapter brings species distribution data of fish captured in third-order streams crossed by the BR-319, and an updated list of the region’s ichthyological fauna. In the second chapter, we seek to understand the effects of environmental variables on the composition and abundance of these species and discuss how the BR-319 could be influencing these dynamics.eng
dc.description.sponsorshipFAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonaseng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/72084/DISS_JeissySantana_PPGCA.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentInstituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitáeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Ambientaiseng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/por
dc.subjectBiodiversidade - Conservaçãopor
dc.subjectBiodiversidade marinha - Amazôniapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS AGRARIASeng
dc.titleO efeito dos gradientes ambientais em assembleias de peixes de igarapés da BR-319, sudoeste da Amazônia.eng
dc.title.alternativeThe effect of environmental gradients on fish assemblages in streams crossed by the BR-319, southwestern Amazon.eng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.description.infoSabemos que os grandes rios são ricos em espécies sujeitas a captura em baterias de redes de emalhar, porém temos poucas informações sobre até onde elas penetram na floresta, pois a maioria dos estudos realizados no centro do interflúvio Purus-Madeira foram feitos em igarapés de 1ª e 2ª ordem usando capturas com peneiras. Nessa perspectiva, o manuscrito em questão traz uma lista de espécies que são comuns em grandes rios, mas que ainda não haviam sido registradas em riachos distantes de grandes tributários da bacia amazônica. Ainda, este trabalho trás informações relevantes sobre o efeito da pavimentação de estradas para a estrutura das assembleias de peixes de igarapés que foram interceptados pela BR 319.eng
dc.subject.userBacia Amazônicapor
dc.subject.userBiodiversidadepor
dc.subject.userFauna de peixespor
dc.subject.userInterfluvio Purus-Madeira.por
Appears in Collections:Mestrado em Ciências Ambientais

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