???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9959
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSantos, Vanderlan Soares dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9973158961158749eng
dc.contributor.advisor1Passos, Yara dos Santos Costa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3886129763007101eng
dc.contributor.referee1Pinto, Renato Antonio Brandão Medeiros-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5758033946288992eng
dc.contributor.referee2Fernandes Neto, João-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9122188382775762eng
dc.date.issued2023-10-31-
dc.identifier.citationSANTOS, Vanderlan Soares dos. Cineclub: reflexões sobre a presença da videodança em uma escola de ensino médio de Manaus. 2023. 80 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal do Amazonas, Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2023.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9959-
dc.description.resumoO estudo teve como foco de pesquisa, investigar quais são as colaborações da linguagem da videodança no processo de ensino e aprendizagem de artes em uma turma de estudantes do primeiro ano do ensino médio, relacionando a prática cênica no desenvolvimento intelectual e artístico dos participantes da pesquisa, além de refletir sobre a importância da mesma na escola, como instrumento de socialização, para a formação de cidadãos críticos, participativos e responsáveis. A metodologia é qualitativa de cunho exploratorio, a coleta de dados foi feita por meio de observação direta com aplicação de roda de conversas durante o processo criativo e apresentação de um produto final na Escola Estadual Nossa Senhora Aparecida. Adotamos algumas referências como Neves (2018), Theotono (2018) e Araujo (2019) para discutir sobre a dança e o cinema, na perspectiva da vídeodança no ensino básico, buscando analisar as propostas pedagógicas que mais contribuíram no ensino da vídeodança em sala de aula. Aparentemente trabalhar a vídeodança na disciplina de arte parece ser um algo simples, mas a arte vai além de qualquer expectativa, ela trabalha com questões cognitivas e emocionais, despertando a capacidade criadora e preparando os alunos para o cotidiano.eng
dc.description.abstractThe study aimed to investigate the contributions of videodance language in the teaching and learning process of arts for a group of first-year high school students. It aimed to relate scenic practice to the intellectual and artistic development of the participants, while reflecting on its significance within the school environment as a tool for socialization. This study also considered its role in shaping critical, participatory, and responsible citizens. The research followed a qualitative and exploratory methodology, involving data collection through direct observation and conversational sessions during the creative process, culminating in a final presentation at Nossa Senhora Aparecida State School. References were drawn from scholars such as Neves (2018), Theotono (2018), Araujo (2019), and Barreto (2005) to explore the intersection of dance and cinema in the context of videodance in basic education. Implementing videodance in the art curriculum may seem straightforward, but art goes beyond expectations, engaging with cognitive and emotional aspects, nurturing creative capacity, and preparing students for their daily lives.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/72415/DISS_VanderlanSantos_PROFARTES.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonas - Universidade do Estado do Amazonaseng
dc.publisher.departmentFaculdade de Arteseng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAM - UEAeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Arteseng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectDança - Estudo e ensinopor
dc.subjectDança na educaçãopor
dc.subjectArte - Estudo e ensinopor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESeng
dc.titleCineclub: reflexões sobre a presença da videodança em uma escola de ensino médio de Manauseng
dc.title.alternativeCineclub: reflections on the presence of video dance in a high school in Manauseng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0001-7215-7785eng
dc.creator.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-2821-7645eng
dc.subject.userEnsino-Aprendizagempor
dc.subject.userDança-Educaçãopor
dc.subject.userVideodançapor
dc.subject.userCineclubepor
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Artes

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_VanderlanSantos_PROFARTES.pdf1.11 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.