???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9987
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSantos, Gessiana Torres dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4630383848834260eng
dc.contributor.advisor1Lopes, Valter Frank de Mesquita-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1565384722921188eng
dc.contributor.referee1Menezes, Vanja Poty Sandes Gomes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9549527388369255eng
dc.contributor.referee2Gomes, Francisco Alves-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4053992651415282eng
dc.date.issued2023-08-21-
dc.identifier.citationSANTOS, Gessiana Torres dos. A professora está presente: a performance “a artista está presente” de Marina Abramovi como ferramenta de uma professora de Arte na mediação para a desconstrução da violência contra a mulher : um estudo na Escola Estadual Colégio Brasileiro Pedro Silvestre. 2023. 112 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9987-
dc.description.resumoO que a performance contribui para a desconstrução da violência contra a mulher? A potência que há na performance “A artista está presente” de Marina Abramović é nesta pesquisa o elo de encontro entre a arte e as mulheres para a tomada de consciência de suas próprias vidas diante às novas possibilidades e posturas para essa desconstrução. A Performance, portanto, é aqui utilizada para trabalhar questões relacionadas à violência de gênero em sala de aula. A obra da artista sérvia nos ajuda a compreender como as relações entre uma professora do componente de arte utilizando-se da linguagem da performance com suas alunas, diante a presença, ou compartilhamento de estados afetivos, podem ocorrer no encontro umas com as outras. A metodologia adotada nesta pesquisa foi baseada em um estudo autoetnográfico mediante observação e registros cotidianos, priorizando a narrativa como estratégia relacionando a performance de Abramović, minhas experiências como artista performer e as experiências das alunas/artistas em performances realizadas em uma escola do Ensino Médio. Referente a metodologia ressalto também que utilizei a escrita performativa como instrumento de acolhimento, por acreditar que esta escrita tem o poder de aproximar a leitora diante uma temática tão sensível. No que se refere a coleta de dados, foram utilizados nesta pesquisa diários de bordo e materiais escritos pelas alunas durante as aulas. A cerca do referencial teórico utlizado destaco o brilhante trabalho da escritora Ana Mae Barbosa e sua luta pelo protagonismo das mulheres no ensino de arte no Brasil.eng
dc.description.abstractWhat does performance contribute to the deconstruction of violence against women? The power that exists in the performance “The artist is present” by Marina Abramović is, in this research, the meeting link between art teaching and women for the awareness of their own lives in the face of new possibilities and postures for this deconstruction. Performance, therefore, is used here to work on issues related to gender violence in the classroom. The work of the Serbian artist helps us understand how the relationships between a teacher of the art component using the language of performance with her students, in face of the presence, or sharing of affective states, can occur in the encounter with each other. The methodology adopted in this research was based on an autoethnographic study through daily observation and recording, prioritizing the narrative as a strategy relating Abramović performance, my experiences as a performing artist and the experiences of students/artists in performances carried out in a high school. Regarding the methodology, I also emphasize that I used performative writing as a welcoming instrument, believing that this writing has the power to bring the reader closer to such a sensitive topic. With regard to data collection, logbooks and materials written by the students during classes were used in this research. About the theoretical framework used, I highlight the brilliant work of the writer Ana Mae Barbosa and her fight for the protagonism of women in art teaching in Brazil.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/72697/DISS_GessianaSantos_PROFArtes.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentFaculdade de Arteseng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Arteseng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/por
dc.subjectViolência contra as mulherespor
dc.subjectArte - Estudo e ensinopor
dc.subjectPerformance (Arte)por
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESeng
dc.titleA professora está presente: a performance “a artista está presente” de Marina Abramovi como ferramenta de uma professora de Arte na mediação para a desconstrução da violência contra a mulher : um estudo na Escola Estadual Colégio Brasileiro Pedro Silvestre.eng
dc.title.alternativeTheTeacher is present: The Performance “The Artist is Present” by Marina Abramović as a tool for an Art teacher in mediation to deconstruct violence against women. A study at the Escola Estadual Colégio Brasileiro Pedro Silvestre.eng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.contributor.advisor1orcidhttp://orcid.org/0000-0001-8692-245Xeng
dc.creator.orcidhttp://orcid.org/0009-0005-6735-9258eng
dc.subject.userEnsino de artepor
dc.subject.userPerformancepor
dc.subject.userMarina Abramovicpor
dc.subject.userPresençapor
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Artes

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_GessianaSantos_PROFArtes.pdf121.63 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.