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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Ações afirmativas e a população negra no amazonas: uma análise sobre a Lei de Cotas no curso de pedagogia da Universidade Federal do Amazonas – 2018-2022
???metadata.dc.creator???: Gama, Fernanda Cavalcante 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Lima, Fábio Souza Correa
???metadata.dc.contributor.referee1???: Garcia, Fabiane Maia
???metadata.dc.contributor.referee2???: Viana, Iamara da Silva
???metadata.dc.description.resumo???: A pesquisa intitulada “Ações afirmativas e a população negra no amazonas: uma análise sobre a Lei de Cotas no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Amazonas – 2018-2022”, deriva de uma análise realizada sobre a política de cotas especificamente para a população negra dentro da Ufam, com enfoque no curso de Pedagogia. Entretanto, a pesquisa perpassa vários cenários pertinentes acerca das ações afirmativas e questões étnico-raciais, sendo elaborada em caráter qualitativo, com pesquisa bibliográfica, documental e com análise de leis, visando o aprofundamento sobre os marcos normativos elencados no trabalho. Teve como objetivo geral: analisar como ocorreu o processo de implementação das ações afirmativas no bojo da Lei de Cotas no Brasil e no contexto acadêmico do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Amazonas. Como objetivos específicos: compreender o contexto histórico que permeia a população negra no Brasil; identificar as políticas públicas e os contextos que precederam a implementação da Lei de Cotas nas instituições de nível superior brasileiras; estudar como ocorreu a implementação do comitê de heteroidentificação na Ufam; entender como estão estruturadas as questões étnico-raciais no curso de Pedagogia. Também tivemos como problema de pesquisa as seguintes questões: de que forma as ações afirmativas colaboram com a democratização para superar a desigualdade no ensino superior? A Lei de Cotas na Universidade Federal do Amazonas tem um sistema de acompanhamento para garantir a lisura do processo? Nesse sentido, esta pesquisa também buscou entender os contextos educacionais que permeiam a população preta e parda (negra) na atualidade, frente às ações afirmativas na Universidade Federal do Amazonas. A pesquisa traz elementos essenciais para o entendimento dos contextos que permeiam as cotas, os marcos normativos que precederam, bem como a importância da instituição do comitê de heteroidentificação na universidade. Concluímos que a partir de todo o levantamento elaborado no decorrer da dissertação a implementação da lei n. 12.711/2012 foi essencial para a ampliação de democratização do ensino superior, proporcionando o ingresso da população negra mais significativamente na universidade. Identificamos, através do PPC do curso de Pedagogia, a importância de abordagem das questões étnico-raciais nele, bem como suas implementações na grade curricular. Evidenciando e superando a falsa crença da não existência de uma população negra no Amazonas. Por consequência, fortalecendo e ampliando coletivos negros no Amazonas.
Abstract: This research, entitled AFFIRMATIVE ACTIONS AND THE BLACK POPULATION IN AMAZONAS: An analysis of the Law of quotas in the pedagogy course at the Federal University of Amazonas, 2018-2022, derives from an analysis carried out on the quota policy specifically for the black population within Ufam, focusing on the Pedagogy course. However, the research covers several pertinent scenarios regarding affirmative action and ethnic-racial issues, being carried out in a qualitative way, with bibliographical and documentary research and analysis of laws, aiming to delve deeper into the normative frameworks listed in the work. Its general objective was to analyze how the process of implementing Affirmative Actions took place within the framework of the quota law in Brazil and in the academic context of the Pedagogy course at the Federal University of Amazonas. Specific objectives: understand the historical context that permeates the black population in Brazil; identify the public policies and contexts that preceded the implementation of the quota law in Brazilian higher education institutions; study how the implementation of the hetero-identification committee occurred at Ufam; understand how ethnic-racial issues are structured in the Pedagogy course. We also had the following questions as a research problem: how do Affirmative Actions collaborate with democratization to overcome inequality in higher education? Does the Quota Law at the Federal University of Amazonas have a monitoring system to ensure the smoothness of the process? In this sense, this research sought to understand the educational contexts that permeate the black and brown (black) population today, in the face of Affirmative Actions at the Federal University of Amazonas. The research brings essential elements to understanding the contexts that permeate quotas, the normative frameworks that preceded them, as well as the importance of establishing the hetero-identification committee at the university. We conclude that from the entire survey carried out during the dissertation, the implementation of law no. 12,711/12 was essential for expanding the democratization of higher education, allowing the black population to enter universities more significantly. We identified through the PPC of the Pedagogy course the importance of addressing ethnic- racial issues in the same as well as their implementation in the curriculum. Highlighting and overcoming the false belief of the non-existence of a black population in Amazonas. Strengthening black collectives in Amazonas.
Keywords: .
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS
???metadata.dc.subject.user???: Políticas públicas
Ações afirmativas
População negra
Ensino superior
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: GAMA, Fernanda Cavalcante. Ações afirmativas e a população negra no amazonas: uma análise sobre a Lei de Cotas no curso de pedagogia da Universidade Federal do Amazonas – 2018-2022. 2023. 107 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2023.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10121
Issue Date: 19-Dec-2023
Appears in Collections:Mestrado em Educação

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