Recent Submissions
Política curricular: as relações entre a educação do campo e o Referencial Curricular Amazonense (RCA)
O presente estudo foi elaborado e apresentado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), como parte da linha de Pesquisa 1: Educação, Estado e Sociedade na Amazônia. Surge da busca por uma resposta a seguinte inquietação: como se dá a orientação curricular nos textos do Referencial Curricular Amazonense (RCA) para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental e em que medida este documento se relaciona com a Educação do Campo e suas diretrizes nacionais? Par...
As políticas internacionais e nacionais para a inclusão educacional do surdo na tríplice fronteira Brasil, Colômbia e Peru
A pesquisa da tese intitulada, As políticas internacionais e nacionais para a inclusão educacional do surdo na tríplice fronteira Brasil, Colômbia e Peru, visou como objetivo geral, analisar as políticas internacionais e nacionais para a inclusão educacional dos surdos, e os discursos hegemônicos, evidenciando convergências e divergências envolvidas nas orientações das políticas na tríplice fronteira Brasil, Colômbia e Peru. Como objetivos específicos: identificar e caracterizar as políticas ...
A percepção docente sobre as práticas pedagógicas inclusivas no contexto escolar
A Educação Inclusiva tem se consolidado como um princípio fundamental nas políticas educacionais, buscando garantir que todos os alunos, independentemente de suas particularidades, participem plenamente do ensino regular. Esse paradigma requer mudanças significativas nas práticas pedagógicas para atender à diversidade presente nas salas de aula. Desta forma, este estudo teve como objetivo conhecer a percepção docente sobre as práticas pedagógicas inclusivas no contexto escolar, investigando c...
Documentação de conteúdos para o currículo da educação escolar indígena no Amazonas (povos Mura e Munduruku)
A pesquisa realizada ao abrigo do PPGE- UFAM, Mestrado em educação, com apoio da FAPEAM, considerando a escassa oferta de informações organizadas de forma sistemática e científica sobre a temática, pretende documentar conteúdos para o currículo da educação escolar indígena no Amazonas (povos Mura e Munduruku), associados a narrativas indígenas de povos originários. Elaborar textos com tópicos associados aos temas e dados objetivos para uso no currículo da educação escolar no Amazonas. Pa...
Educação e resistência: diálogos sobre consciência histórica e cultural na cosmovisão de integrantes do povo Pupỹ kary, Sul do Amazonas (Brasil)
A pesquisa “Educação e Resistência: diálogos sobre consciência histórica e cultural na cosmovisão de integrantes do Povo Pupỹkary, sul do Amazonas” foi desenvolvida no contexto do doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas (PPGE-UFAM). O trabalho surge da necessidade de compreender a educação escolar indígena como um espaço de resistência cultural e fortalecimento da identidade dos Pupỹkary. Diante da realidade de marginalização e de...
Atribuições causais para resultados acadêmicos e sua relação com métodos e hábitos de estudo no ensino superior
Os hábitos de estudo são práticas regulares de estudo que ocorrem em contextos estáveis. Trata-se de um construto complexo, que inclui uma série de comportamentos envolvidos na atividade de estudar. Os hábitos de estudo influenciam a aprendizagem e o rendimento acadêmico de estudantes universitários e os ajudam, especialmente aqueles com um histórico insatisfatório de desempenho, a atender às exigências acadêmicas do ensino superior. Por outro lado, as atribuições causais para resultados acad...
As relações público-privadas no processo de implementação da política do novo ensino médio no Amazonas
Esta investigação versa sobre as implicações das Relações Público-Privadas no processo de implementação da política do Novo Ensino Médio (NEM) no Amazonas. Para tanto, este trabalho – de cunho teórico-documental – objetiva analisar como as Relações Público-Privadas tensionam as concepções de um Ensino Médio público socialmente referenciado nas dimensões do trabalho, da ciência e da cultura. No plano teórico-metodológico, as categorias – Totalidade, Mediação e Contradição – do materialismo his...
Opinião dos alunos com deficiência sobre a acessibilidade no ambiente escolar: um grito de satisfação ou de socorro?
Acessibilidade como sendo condição para utilização, com segurança e autonomia, total ou assistida, dos espaços, mobiliários e equipamentos urbanos, das edificações, dos serviços de transporte e dos dispositivos, sistemas e meios de comunicação e informação, por pessoa portadora de deficiência ou com mobilidade reduzida - pautou esse estudo a buscar conhecer a opinião dos alunos com deficiência sobre a acessibilidade no ambiente escolar. Participaram 16 alunos, sendo oito com Deficiência Físic...
Physical Literacy e Desempenho em Leitura de escolares amazônicos : um estudo de associação
Fundamentação: O envolvimento permanente em atividades físicas ao longo da vida necessita do Physical Literacy, um fenômeno que abrange o desenvolvimento humano, incluindo as dimensões afetiva, física, comportamental e cognitiva. Assim, parece plausível esperar que o Physical Literacy esteja relacionado a desempenhos escolares que ocorrem nestes mesmos domínios, tal como o desempenho em leitura, do domínio cognitivo. Estudos prévios, no entanto, apresentam resultados conflitantes e não há est...
O acesso de jovens refugiados venezuelanos: educação e democratização do ensino médio na rede estadual de educação na Região Norte do Brasil.
A Constituição da República Federativa do Brasil (CRFB) de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) de 1996 são fundamentais para a discussão sobre o direito à educação no Brasil, pois a preconizam como direito de todos e dever do Estado, tendo como base o princípio da igualdade de condições para o acesso e permanência na escola. Contudo, a existência da política pública no Brasil ainda não se mostrou suficiente para dar conta da complexidade política e econôm...
Por menos suposições e mais oportunidades: Juventude e Projeto de Vida em escolas de ensino médio em tempo integral no Amazonas.
A pesquisa busca compreender quais os sentidos que os jovens estudantes atribuem às experiências escolares voltadas à construção do projeto de vida em escolas do Programa Escola Ativa no Amazonas. Esse programa foi implementado em escolas de ensino médio em tempo integral no Amazonas e fundamenta-se em um modelo de escola replicável que visa centralizar o jovem e os seus projetos de vida. Com base em referenciais das áreas da Educação, Sociologia e Antropologia, o estudo apoia-se na conc...
O Sistema Organizado Modular de Ensino (Some) na Amazônia Paraense
Esta dissertação é resultado do curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal do amazonas (UFAM). Tem como título: O Sistema Organizado Modular de Ensino (Some) na Amazônia Paraense. Teve como problema de pesquisa: Por que o Sistema Organizado Modular de Ensino (SOME) na Amazônia Paraense se consolida como política pública de atendimento aos sujeitos do campo? O objetivo geral desta pesquisa é analisar o Sistema Organizacional Modular de ...
A implantação do novo ensino médio no contexto do ensino mediado por tecnologias em uma escola da zona rural rodoviária no Amazonas: a perspectiva dos jovens estudantes
O trabalho investiga a implantação do Novo Ensino Médio no contexto do ensino presencial mediado por tecnologias em uma escola da zona rural rodoviária de Manaus, a partir da perspectiva dos jovens estudantes. A pesquisa foi desenvolvida segundo a abordagem da pesquisa qualitativa reconstrutiva (Bohnsack, 2020), utilizando como principal procedimento metodológico, os Grupos de Discussão, na perspectiva do Método Documentário (Mannheim, 1952). A metodologia incorporou também uma revi...
Acesso e permanência de alunos público da educação especial nos municípios de Apuí, Borba, Humaitá, Manicoré e Novo Aripuanã, no estado do Amazonas: desafios e possibilidades
Este estudo discute o acesso e a permanência na perspectiva da educação inclusiva, voltada ao público da Educação Especial na busca de saber: “quais os desafios enfrentados e possibilidades construídas pelos profissionais da educação frente ao acesso e à permanência do público da Educação Especial nos cinco municípios que fazem parte da Calha do Rio Madeira, estado do Amazonas, no ano de 2022?” Para responder a essa questão, definimos como objetivo geral: analisar como ocorre o acesso e ...
Contribuições do processo cognitivo da criatividade à formação crítica no contexto do curso de Licenciatura em Pedagogia da FACED-UFAM
O estudo tem como título “Contribuições do processo cognitivo da criatividade à formação crítica no contexto do curso de Licenciatura em Pedagogia da FACED-UFAM”. Neste cenário, a criatividade é abordada em uma perspectiva crítica, como instrumento catalisador de mudanças no processo de formação profissional, tendo em vista as dinâmicas contemporâneas nos domínios social, político e educacional, o que demanda uma reflexão aprofundada sobre a formação de sujeitos críticos criativos. Objetiva-s...
Estressores sociais, apoio social e coping no contexto escolar: repercussões sobre transtornos emocionais de estudantes com deficiência física
As discussões sobre a deficiência pelo viés dos Direitos Humanos, expande as possibilidades de análises para uma investigação sociológica, baseadas nos princípios da dignidade humana e o respeito às diferenças, reconhecendo a deficiência como produto das barreiras impostas pela sociedade, estas físicas, atitudinais e simbólicas que contribuem para a discriminação, estigmas e exclusão social, frutos da desigualdade. Nesse sentido, sabendo-se que a inclusão escolar é um direito fundamental, gar...
Educação para a conformação: os pressupostos cristãos e os fundamentos da pedagogia social
O trabalho intitulado Educação para a conformação: os pressupostos cristãos e os fundamentos da pedagogia social possui como objetivo geral compreender a relação entre o papel secular exercido pela Igreja Católica e seu processo de descristianização no campo social e educacional ante a estruturação teórica da Pedagogia e da vertente denominada pedagogia social. Para tanto, dispomos dos seguintes objetivos específicos: a) identificar o papel secular da Igreja na Idade Média quando no seu proce...
A política pública de educação e o trabalho docente de professores/as do campo de Parintins/AM
A política pública de educação no campo enfrenta desafios significativos quando analisada pela perspectiva marxista. As dificuldades incluem a falta de infraestrutura e recursos, refletindo desigualdades estruturais que limitam a prática docente. Professores/as precisam navegar entre a reprodução das condições sociais e a busca por uma educação emancipadora. Diante disso, esta pesquisa teve como objetivo geral investigar a política pública de educação do trabalho docente de professores/as do ...
Concepções dos professores sobre o lúdico nos anos iniciais do Ensino Fundamental em uma Escola Municipal de Manaus
Este estudo tem como propósito buscar relações entre as atividades lúdicas no contexto escolar a partir das práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores, ao mesmo tempo, para produção de novas possibilidades interpretativas formativas na docência de quem trabalha com crianças, com contribuições significativas para a compreensão do elemento lúdico enquanto forma e conteúdo, produto e processo no ato de ensinar e aprender. Trata-se da necessidade de evidenciar as atividades pedagógicas ...
Uma análise de conteúdo de livros didáticos de alfabetização do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de educação de Manaus-Am: qual o potencial emancipador?
O presente trabalho teve como objetivo principal investigar o potencial emancipador dos livros didáticos de Língua Portuguesa do 1° e 2° ano do ensino fundamental utilizados pela rede municipal de educação de Manaus, por meio de um modelo de análise de conteúdo qualitativa de livro didático. O tema mostra-se relevante, pois leva em consideração que o livro didático é usado cotidianamente por professores e estudantes como ferramenta orientadora dos padrões teóricos e metodológicos que são adot...
- 455 UFAM
- 333 Dissertação
- 122 Tese
- 190 2020 - 2025
- 195 2010 - 2019
- 67 2000 - 2009
- 2 1997 - 1999
- 12 2900 - 2999
- 93 2013 - 2099