???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10133
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCosta, César Augusto Pereira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4432160934240873eng
dc.contributor.advisor1Thomé, Zeina Rebouças Corrêa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1255254917732447eng
dc.contributor.advisor-co1Gomes, Eduardo de Castro-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6572855304603037eng
dc.contributor.referee1Dolzane, Maria Ione Feitosa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5587361522839707eng
dc.contributor.referee2Molin, Beatriz Helena Dal-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3457465179465183eng
dc.contributor.referee3Gomes, Salatiel da Rocha-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4733917438143300eng
dc.date.issued2024-02-28-
dc.identifier.citationCOSTA, César Augusto Pereira. O ser e a planilha eletrônica: desveando signigicados para o conceito de variável algébrica e sua aplicação na função afim. 2024. 212 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10133-
dc.description.resumoEste trabalho buscou mapear as contribuições do uso de planilhas eletrônicas para o ensino e a aprendizagem de Matemática no nono ano do Ensino Fundamental, em particular para a abordagem das noções básicas de cálculo algébrico. Realizou-se inicialmente uma pesquisa exploratória junto a dois professores de matemática do Ensino Fundamental (EF) da EETI Maria Izabel Desterro e Silva, com o intuito de conhecer as práticas pedagógicas daqueles profissionais, além de analisar os desafios da implementação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) por parte dos docentes. Em seguida, após devidamente selecionados, promoveu-se uma sequência didática com quatro discentes, todos do 9º ano, para que fosse vivenciada a utilização do programa LibreOffice Calc - editor de planilhas da suíte de aplicativos gratuita LibreOffice -, e para que fossem abordados os conceitos de variável algébrica e de função afim, optando-se pela resolução de problemas, uma das tendências em educação matemática. Por fim, concluíram-se as interações com a aplicação de uma entrevista a cada estudante participante da pesquisa, cujo principal intuito foi analisar a relação entre a aplicação da sequência didática e a abordagem diferenciada com o uso da planilha eletrônica, averiguando a habilidade do estudante de agregar e juntar partes com a finalidade de criar um conjunto de relações abstratas e esquema para classificar noções básicas de cálculo algébrico. Para a análise dos dados obtidos em campo, optou-se pela Análise de Conteúdo de Bardin. O período de coleta dos dados foi entre maio e julho de 2023. O estudo teve como norte a engenharia do laço social de Pierre Lévy, assim como sua definição dada ao termo hipertexto, baseando-se na visão construtivista da construção do conhecimento, à luz da epistemologia genética de Jean Piaget. Espera-se que o estudo em pauta contribua significativamente para os educadores, tanto no refinamento de suas perspectivas epistemológicas quanto na integração eficaz das tecnologias em suas abordagens pedagógicas, e que tenha sido para os estudantes participantes uma boa oportunidade para protagonizarem o processo de aprendizagem e de uso futuro das habilidades desenvolvidas durante o período de interações.eng
dc.description.abstractThis work sought to map the contributions of the use of electronic spreadsheets to the teaching and learning of Mathematics in the ninth year of Elementary School, in particular to the approach to the basic notions of algebraic calculation. Initially, exploratory research was carried out with two mathematics teachers from Elementary School (EF) at EETI Maria Izabel Desterro e Silva, with the aim of understanding the pedagogical practices of those professionals, in addition to analyzing the challenges of implementing Information Technologies and Communication (ICT) by teachers. Then, after being duly selected, a didactic sequence was promoted with four students, all in the 9th year, so that they could experience the use of the LibreOffice Calc program - spreadsheet editor of the free LibreOffice application suite -, and so that the issues could be addressed concepts of algebraic variables and related functions, opting for problem solving, one of the trends in mathematics education. Finally, the interactions were concluded with the application of an interview to each student participating in the research, whose main purpose was to analyze the relationship between the application of the didactic sequence and the differentiated approach with the use of the electronic spreadsheet, investigating the student's ability of aggregating and joining parts with the purpose of creating a set of abstract relationships and a scheme to classify basic notions of algebraic calculation. To analyze the data obtained in the field, Bardin Content Analysis was used. The data collection period was between May and July 2023. The study was guided by Pierre Lévy's social bond engineering, as well as his definition given to the term hypertext, based on the constructivist view of the construction of knowledge, in light of Jean Piaget's genetic epistemology. It is expected that the study in question will contribute significantly to educators, both in refining their epistemological perspectives and in the effective integration of technologies into their pedagogical approaches, and that it has been a good opportunity for the participating students to take part in the learning process and of future use of the skills developed during the period of interactions.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/75424/DISS_CesarCosta_PPGECIM.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataseng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemáticaeng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/por
dc.subject.por
dc.subject.por
dc.subject.por
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRAeng
dc.titleO ser e a planilha eletrônica: desvelando signigicados para o conceito de variável algébrica e sua aplicação na função afimeng
dc.title.alternativeThe being and the electronic spreadsheet: unveiling meanings for the concept of algebraic variable and its application in the first-degree polynomial functioneng
dc.title.alternativeEl ser y la hoja de cálculo electrónica: develando significados para el concepto de variable algebraica y su aplicación en la función polinómica de primer gradospa
dc.typeDissertaçãoeng
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-7483-8186eng
dc.contributor.advisor-co1orcidhttp://orcid.org/0000-0002-4342-6250eng
dc.creator.orcidhttp://orcid.org/0000-0002-5676-2843eng
dc.contributor.referee3orcidhttps://orcid.org/0000-0001-8877-2969eng
dc.subject.userConstrutivismopor
dc.subject.userEnsino de Matemáticapor
dc.subject.userTICpor
dc.subject.userPlanilhas Eletrônicaspor
dc.subject.userConstructivismeng
dc.subject.userMathematics teachingeng
dc.subject.userICTeng
dc.subject.userElectronic spreadsheetseng
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_CesarCosta_PPGECIM6.72 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.