???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10248
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A leitura na trajetória formativa de professores universitários e as implicações em suas práticas pedagógicas
???metadata.dc.creator???: Lima, Ozinete Carvalho Veiga 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Silva, Vera Lucia Reis da
???metadata.dc.contributor.referee1???: Bandeira, Grace dos Anjos Freire
???metadata.dc.contributor.referee2???: Alves, Maria Isabel Alonso
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa, que tem como objeto a leitura e a escrita, foi em busca de respostas para o seguinte problema: Qual a percepção que professores universitários têm de si em relação à leitura e escrita em suas trajetórias formativas? Que foi seguido do objetivo geral de analisar a percepção que os professores têm de si com relação à leitura e a escrita no percurso formativo e as implicações em suas práticas pedagógicas no curso de Letras da UFAM/IEAA. A pesquisa foi delineada pela abordagem qualitativa, tendo como técnica de coleta de dados a Entrevista Narrativa. O tratamento de dados coletados seguiu pela ótica da Análise de Conteúdo. A pesquisa evidenciou que o estímulo à leitura desenvolvido ainda na infância, favorece significativamente a vida escolar, principalmente se a motivação parte do contexto familiar, aspecto esse que contribuiu para o desenvolvimento do hábito de leitura e desenvoltura da escrita. As experiências e as vivências do processo formativo tiveram implicações em suas práticas pedagógicas, como professores de Língua Portuguesa, em que a leitura e a escrita são imprescindíveis para quem ensina e para quem aprende.
Abstract: This research, whose object is reading and writing, sought answers to the following problem: What is the perception that university teachers have of themselves in relation to reading and writing in their formative trajectories? This was followed by the general objective of analyzing the perception that teachers have of themselves in relation to reading and writing during their training and the implications for their teaching practices in the UFAM/IEAA Languages course. The research was based on a qualitative approach, with Narrative Interviews as the data collection technique. The data collected was processed using Content Analysis. The research showed that the encouragement to read, developed in childhood, significantly favors school life, especially if the motivation comes from the family context, which contributed to the development of reading habits and writing skills. The experiences of the training process had implications for their pedagogical practices as Portuguese language teachers, in which reading and writing are essential for those who teach and those who learn.
Keywords: .
.
.
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
???metadata.dc.subject.user???: Leitura e escrita
Formação de professores
Língua Portuguesa
Professores universitários
Narrativas docentes
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitá
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades
Citation: LIMA, Ozinete Carvalho Veiga. A leitura na trajetória formativa de professores universitários e as implicações em suas práticas pedagógicas. 2024. 124 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá (AM), 2024.
???metadata.dc.rights???: Acesso Embargado
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10248
Issue Date: 13-May-2024
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ITEM INDISPONÍVEL - Solicite cópia.pdf82.17 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview    Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.