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Narrativas de professores/as não indígenas sobre o ensino nas escolas indígenas no Sul do Amazonas
A dissertação aqui apresentada foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós- Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades – PPGECH, do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente da Universidade Federal do Amazonas – IEAA/UFAM, e teve como foco analisar narrativas de professores e professoras não indígenas sobre o ensino nas escolas indígenas no Sul do Amazonas, especificamente, aqueles e aquelas que desenvolveram suas atividades docentes até o ano de 2022. O aporte metodológico se ...
A relação entre as infâncias do campo e o currículo da escola da Comunidade Cristolândia no Amazonas
Esta pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades (PPGECH), na Linha Perspectivas Teórico-metodológicas para o Ensino das Ciências Humanas, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Infantil (GPEDIN). Neste estudo, propôs-se a analisar a relação do currículo e da prática pedagógica da Educação Infantil com as qu...
As práticas de ensino que orientam para as escolhas das profissões dos estudantes do Ensino Médio em Humaitá-AM
Desenvolvimento Vocacional, Orientação Profissional e Educação para a Carreira são campos relacionados ao apoio e orientação das pessoas na sua trajetória educacional e profissional. Desenvolvimento Vocacional é um processo contínuo de crescimento e autoconhecimento que influencia a escolha de carreira ao longo da vida. Já a Orientação Profissional e a Educação para a Carreira são suportes práticos e técnicos que auxiliam na tomada de decisões de carreira. Ambos são essenciais para o sucesso ...
Educação sexual e sexualidade: narrativas, dos/as professores/as de ciências de uma escola pública em Fonte Boa-AM
O presente estudo tem como objetivo principal analisar as narrativas de ensino produzidas (ou não) por professores/as de Ciências do Ensino Fundamental II sobre Educação Sexual em uma escola municipal de Fonte Boa – AM. Nesta pesquisa fez-se necessário uma compreensão das políticas educacionais voltadas para a educação sexual no espaço escolar, pois é um tema de grande relevância e que precisa ser discutido em todas as escolas de nosso país. O problema da pesquisa corresponde à questão: Como ...
Desenvolvimento vocacional e escolhas profissionais: o olhar dos estudantes do ensino médio sobre a participação da escola
Escolher uma profissão é um processo complexo que gera muitas incertezas, principalmente na adolescência. Esta fase do desenvolvimento coincide com a última etapa da Educação Básica, quando os estudantes precisam se manifestar por uma escolha profissional. Antes de fazer essa escolha, o jovem passa por etapas do Desenvolvimento Vocacional, processo que acompanha o ciclo vital. Nesse sentido, a orientação profissional conribui na vida do estudante como instrumento de auxilio para as escolhas p...
Mobilização de saberes e conhecimentos matemáticos por meio do software Geogebra no ensino fundamental
O avanço tecnológico vem proporcionando mudanças significativas em nossa sociedade, alterando a forma de nos relacionarmos e de aprendermos, além de possibilitar o acesso instantâneo a diversas informações. Na educação não é diferente, pois a cada dia surge uma infinidade de tecnologias contemplando praticamente todas as áreas do conhecimento. Essas tecnologias oferecem uma gama de recursos tecnológicos que possibilitam a transmissão de informação através dos meios de comunicação e meios elet...
Alfabetização em tempo de pandemia: práticas pedagógicas de professores do 1º ano do ensino fundamental
Este estudo foi desenvolvido no período de 2022 a 2024, com quatro professoras alfabetizadoras do município de Lábrea/AM. Duas foram as escolas públicas selecionadas para a pesquisa, uma estadual e uma municipal, em ambas, a investigação se deteve em duas turmas do 1º ano do ensino fundamental, no ano de 2021, segundo ano desde o surgimento da pandemia da COVID 19. O estudo traz a seguinte problemática: Quais foram as práticas pedagógicas produzidas na alfabetização durante a pandemia? Assim ...
Projeto político pedagógico como partícipe no enfrentamento da violência sexual intrafamiliar contra crianças e adolescentes na escola municipal do campo no interior do Amazonas
A escola tem o papel fundamental de identificar possíveis casos de violência, orientar e fornecer conhecimentos necessários para as crianças e os/as adolescentes e notificar esses casos para os órgãos competentes. Assim sendo, este estudo, desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades (PPGECH), na Linha de Pesquisa Perspectivas Teóricas e Metodológicas para o Ensino das Ciências Humanas, na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), com apoio da Coorden...
Modos de ser ye´pa mahsã: uma narrativa autoetnográfica de vida e de construção de saberes de uma professora tukano
Essa dissertação buscou narrar minha autoetnografia como professora indígena daetnia Tukano Ye’pá Mahsõ da comunidade indígena de Taracuá, no município de São Gabriel da Cachoeira- AM, desde a minha experiência pessoal, cultural e escolar na comunidade de Taracuá, contexto ao qual fui e venho constituindo minhas identidades. Além de narrar estas experiências como pesquisadora busqueidescrever as suturas, rasuras, negociações e traduções como professora pesquisadora intelectual indígena Tukano...
Análise dos discursos sobre “ideologia de gênero” e o impacto na atividade de parlamentares da ALEAM referente às temáticas de ensino/educação
As políticas públicas em torno da educação básica têm se constituído como um objeto de disputa entre diferentes atores sociais que buscam definir os valores que caracterizam o currículo escolar, bem como as práticas de ensino. Este é o caso, por exemplo, do “movimento LGBT” e “religiosos fundamentalistas” que se posicionam de forma antagônica sobre as temáticas de gênero e sexualidade. É possível que exista divergências políticas e epistemológicas entre os atores sociais que fazem parte de ...
As representações e práticas de professores sobre jogos e brincadeiras nos processos de ensino e aprendizagem das turmas dos anos iniciais
O presente estudo buscou compreender as práticas discursivas de professores que utilizam jogos educativos nos anos iniciais do ensino fundamental da educação básica, em uma escola pública do município de Lábrea-AM. O problema de pesquisa se dispõe da seguinte forma: As práticas desenvolvidas pelos professores estão considerando a questão da ludicidade e do uso dos jogos como possibilidade de estratégia de ensino e aprendizagem? O objetivo geral que responde este problema é: Analisar a importâ...
A importância do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) para o ensino de Matemática no município de Beruri-Am
Este trabalho analisa a importância do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) para o ensino de Matemática no município de Beruri–AM. O estudo caracteriza a formação de professores no Brasil, com ênfase no estado do Amazonas e no município de Beruri–AM, além de descrever as expectativas e percepções dos participantes do programa e identificar as contribuições para a melhoria das práticas pedagógicas dos professores de Matemática. A pesquisa utiliza o Materialismo...
A leitura de textos em inglês na formação inicial de professores do curso de Ciências Biológicas no Instituto Federal do Pará
A importância da língua inglesa na atualidade se faz sentir em vários setores e a aprendizagem do idioma é uma exigência constante no prisma de formação perante o processo de internacionalização, requerendo que as instituições de ensino respondam a essa demanda cada vez mais vigente no mercado e nos diversos contextos sociais. Com isso, foi-se em busca de resposta para o problema da pesquisa: de que forma os estudantes produzem significado dos textos em inglês para o cumprimento de suas ...
Práticas pedagógicas e o uso de tecnologias digitais no ensino remoto: narrativas de professores do ensino médio de escolas em Coari/AM
Esta pesquisa tem como objeto de estudo as práticas pedagógicas e o uso de tecnologias digitais no ensino remoto em que os dados foram coletados por meio de entrevistas narrativas com professores do ensino médio. Com o firme propósito de desvendar a inquietação que impulsionou esta pesquisa, surgiu o seguinte problema. Quais as percepções de professores de Filosofia e Sociologia em relação ao uso das TDICs nas práticas pedagógicas no contexto do ensino remoto instituído em consequência d...
O direito à educação no ensino remoto: uma análise do trabalho docente nas escolas públicas municipais de Lábrea-AM
A presente dissertação aborda o direito à educação e o trabalho de professores da Rede Municipal de Ensino de Lábrea - AM, no período da pandemia da Covid-19, entre os anos de 2020 e 2021, e apresenta como temática o direito à educação no ensino remoto: uma análise do trabalho docente nas escolas públicas municipais de Lábrea - AM. Traz como objetivo geral, analisar as condições do trabalho docente na rede municipal de Lábrea - AM, durante o ensino remoto, como contribuição para a garantia d...
Avaliação de desempenho do estudante - ADE: uma análise da alfabetização da rede pública municipal de ensino de Manaus-Amazonas
A Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), no ano de 2016, realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (INEP), apresentou um resultado com mais de 50% não satisfatório. Uma problemática que gerou um alerta à sociedade e aos educadores de como as crianças estavam sendo alfabetizadas nas escolas públicas do Brasil. Esse resultado, nos conduziu a questionar qual a contribuição das avaliações externas da alfabetização para a melhoria da educação básica na rede públi...
Gamificação no ensino de ciências : perspectivas e desafios para os professores do ensino fundamental II em escolas públicas no município de Manaus-Am
Na contemporaneidade, o envolvimento com jogos, sejam eles de tabuleiro, cartas, consoles ou digitais, é comum entre as crianças, os jovens e os adultos. A gamificação, que incorpora elementos atrativos dos jogos, tem se destacado na educação. No âmbito escolar, desafios são lançados aos professores para criarem estruturas de jogos em suas metodologias de ensino, estimulando o interesse e o engajamento dos estudantes. No ensino de Ciências, a gamificação oferece uma abordagem enriqu...
A politica educacional da educação infantil na base nacional comum curricular sob a ótica filosófica de Antonio Gramsci
A pesquisa intitulada “A Política Educacional da Educação Infantil na Base Nacional Comum Curricular sob a Ótica Filosófica de Antonio Gramsci”, traz uma abordagem sobre política e educação, com ênfase a partir de dois focos: a educação infantil na BNCC e o enfoque gramsciano dos conteúdos estudados. Na perspectiva de Gramsci, se apresenta um modelo de educação, desde a fase inicial, tendo o foco a formação humanitária e social, compreendendo que existem direitos e deveres, sendo responsabili...
Projeto Pirayawara e a educação na floresta: formação de professores indígenas no município de Beruri-Am
O presente texto trata da Educação Escolar Indígena (EEI) no município de Beruri, interior do Amazonas. O estudo se debruçou especificamente sobre a formação de professores indígenas pelo Projeto Pirayawara, oriundo de ações da Secretaria Estadual de Educação do Amazonas para formação de professores. A pesquisa foi norteada pela seguinte questão: o Projeto Pirayawara, como proposta de política pública para a EEI, tem contribuído para a melhoria da qualidade de ensino nas comunidades indígenas...
Mobilização de conceitos de análise combinatória à luz da Teoria das Situações Didáticas
A Análise Combinatória desempenha papel significativo na matemática e, apesar de repleta de problemas capazes de motivar os alunos, é considerada uma disciplina complicada, na qual os alunos têm dificuldades de encontrar o caminho correto para a resolução de cada problema. Os alunos sentem dificuldades em identificar corretamente a contagem de possibilidades em um problema de combinatória. Isso pode resultar em respostas incorretas e frustração por parte dos alunos. A Teoria das Situações Did...
- 108 UFAM
- 107 Dissertação
- 1 Tese
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