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???metadata.dc.type???: Tese
Title: Desafios da Política de Formação Docente para a inclusão educacional dos estudantes de origem venezuelana na Rede Pública Municipal de Manaus
???metadata.dc.creator???: Vasconcelos, Leandro Harisson da Silva 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Garcia, Fabiane Maia Garcia
???metadata.dc.contributor.referee1???: Silva, Camila Ferreira da
???metadata.dc.contributor.referee2???: Repetto, Maxim
???metadata.dc.contributor.referee3???: Guedelha, Carlos Antônio de Magalhães
???metadata.dc.contributor.referee4???: Mendes, Geovana Mendonça Lunardi
???metadata.dc.contributor.referee5???: Souza, Diana
???metadata.dc.description.resumo???: Este estudo investiga a política de formação continuada dos professores da rede pública municipal de Manaus e seus desdobramentos para a democratização da oferta educativa aos estudantes oriundos da Venezuela; e tem por tese a formação continuada como elemento fundamental para a inclusão. Esta tese buscou (1) apresentar as bases teóricas e metodológicas da pesquisa sobre a política de formação para professores da rede municipal de Manaus que ministram aula para os estudantes de outros países; (2) entrelaçar a evolução dos direitos humanos no conjunto das políticas públicas em relação aos estudantes de diferentes nacionalidades promovidas pelo Estado brasileiro, pelo Amazonas e por Manaus; (3) entender a política educacional, o processo de inclusão dos estudantes oriundos da Venezuela e os percursos educacionais para quem migra; e (4) discutir o desenvolvimento da política de formação continuada na rede municipal de Manaus para a inclusão de estudantes oriundos da Venezuela a partir da percepção dos profissionais da educação. O conjunto de objetivos propostos se ampara na discussão da política de formação continuada dos professores da rede pública municipal de Manaus, a partir das principais atribuições, dificuldades e potencialidades do trabalho do professor, diretor e formador, com a problematização de como o estado atual da política de formação docente se processa no interior da secretaria e quais as ações de inclusão são desenvolvidas a partir da formação de professores. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa é do tipo explicativa, de abordagem quanti-qualitativa, mas com ênfase nos dados qualitativos. O estudo compreende técnicas de recolha de dados vinculados à pesquisa bibliográfica, documental e de campo, sendo esta última realizada por meio de entrevista semiestruturada, desenvolvida no formato remoto pela plataforma do Google Meet com aplicação de formulários. O locus da pesquisa de campo é a Secretaria Municipal de Educação Manaus – SEMED, com coleta de dados em sete unidades escolares, das quais foram entrevistados 15 sujeitos, sendo 5 professores, 5 diretores e 5 formadores que atuam na Divisão de Desenvolvimento do Magistério da SEMED. Os formadores entrevistados trabalham diretamente na área de formação continuada de professores que atuam em escolas com número expressivo estudantes oriundos da Venezuela, e os professores e diretores estão lotados nas unidades escolares com maior número de estudantes de nacionalidade venezuelana, dado obtido a partir do Portal da Transparência Municipal de Manaus. Para realizar a análise de dados, a pesquisa utiliza as técnicas de triangulação e análise de conteúdo. Como resultado, busca-se discutir o atual estágio da política e os processos da formação docente para inclusão de estudantes oriundos dos atuais processos de crise humanitária vivenciados na Venezuela. Para tal resultado, o estudo dividiu-se em quatro seções em que se problematiza: (1) a questão metodológica; (2) a ascensão do Estado, a afirmação dos direitos humanos e da política sobre o refúgio e imigração; (3) a política de formação continuada nos níveis universal, nacional e regional; e (4) a análise das entrevistas com professores, diretores e formadores.
Abstract: This study investigates the continuing education policy for public school teachers in Manaus and its consequences for the democratization of educational provision for students from Venezuela; and its thesis is that continuing education is a fundamental element of inclusion. This thesis aims to (1) present the theoretical and methodological bases of research on the training policy for teachers from the municipal network of Manaus who teach classes to students from other countries; (2) Intertwine the evolution of human rights in the set of public policies in relation to students of different nationalities promoted by the Brazilian State, Amazonas and Manaus; (3) Understand the educational policy, the process of inclusion of students from Venezuela and the educational pathways for those who migrate; and (4) Discuss the development of the continuing education policy in the municipal network of Manaus for the inclusion of students from Venezuela from the perspective of education professionals. The set of proposed objectives is supported by the discussion of the continuing education policy for teachers in the municipal public network of Manaus, based on the main attributions, difficulties and potentialities of the work of the teacher, director and trainer, with the questioning of how the current state of teacher training policy takes place within the secretariat and which inclusion actions are developed based on teacher training. From the methodological point of view, the research is of the explanatory type, with a quantitative and qualitative approach, but with an emphasis on qualitative data. The study comprises data collection techniques linked to bibliographic, documentary and field research, the latter being carried out through a semi-structured interview, developed in the remote format by the Google Meet platform, with the application of forms. The locus of the field research is the Municipal Secretariat of Education Manaus - SEMED, with data collection in seven school units, of which 15 subjects will be interviewed, 5 teachers, 5 directors and 5 trainers who work in the Teaching Development Division of the SEMED. The trainers interviewed work directly in the area of continuing education for teachers who work in schools with a significant number of students from Venezuela and the teachers and principals are assigned to the school units with the highest number of students of Venezuelan nationality, data obtained from the Transparency Portal Municipality of Manaus. To perform data analysis, the research uses triangulation and content analysis techniques. As a result, we seek to discuss the current stage of the policy and the processes of teacher training for the inclusion of students from the current processes of humanitarian crisis experienced in Venezuela. For this result, the study was divided into four sections, which are problematized: (1) the methodological question; (2) the rise of the State, the assertion of human rights and policy on refuge and immigration; (3) the continued training policy at universal, national and regional levels; and (4) the analysis of interviews with teachers, principals and trainers.
Este estudio investiga la política de educación continua para profesores de escuelas públicas en Manaos y sus consecuencias para la democratización de la oferta educativa para estudiantes de Venezuela; y su tesis es que la educación continua es un elemento fundamental de inclusión. Esta tesis tiene como objetivo (1) presentar las bases teóricas y metodológicas de la investigación sobre la política de formación de profesores de la red municipal de Manaus que imparten clases a estudiantes de otros países; (2) entrelazar la evolución de los derechos humanos en el conjunto de políticas públicas en relación con los estudiantes de diferentes nacionalidades promovidas por el Estado brasileño, Amazonas y Manaus; (3) Comprender la política educativa, el proceso de inclusión de los estudiantes venezolanos y los itinerarios educativos de quienes migran; y (4) Discutir el desarrollo de la política de educación continua en la red municipal de Manaus para la inclusión de estudiantes de Venezuela desde la perspectiva de los profesionales de la educación. El conjunto de objetivos propuestos es sustentado por la discusión de la política de educación permanente de los docentes de la red pública municipal de Manaus, a partir de las principales atribuciones, dificultades y potencialidades del trabajo del docente, director y formador, con el cuestionamiento de cómo el estado actual de la política de formación docente se desarrolla al interior de la secretaría y cuáles son las acciones de inclusión que se desarrollan a partir de la formación docente. Desde el punto de vista metodológico, la investigación es de tipo explicativa, con enfoque cuantitativo y cualitativo, pero con énfasis en los datos cualitativos. El estudio comprende técnicas de recolección de datos vinculadas a la investigación bibliográfica, documental y de campo, siendo esta última realizada a través de una entrevista semiestructurada, desarrollada en el formato remoto por la plataforma Google Meet, con la aplicación de formularios. El lugar de la investigación de campo es la Secretaría Municipal de Educación de Manaus - SEMED, con recolección de datos en siete unidades escolares, de las cuales serán entrevistados 15 sujetos, 5 docentes, 5 directores y 5 formadores que actúan en la División de Desarrollo Docente de la SEMED . Los formadores entrevistados trabajan directamente en el área de formación continua de docentes que laboran en colegios con un número importante de alumnos de nacionalidad venezolana y los docentes y directores están adscritos a las unidades escolares con mayor número de alumnos de nacionalidad venezolana, datos obtenidos del Portal de Transparencia del Municipio de Manaus. Para realizar el análisis de datos, la investigación utiliza técnicas de triangulación y análisis de contenido. Como resultado, buscamos discutir la etapa actual de la política y los procesos de formación docente para la inclusión de estudiantes provenientes de los actuales procesos de crisis humanitaria que vive Venezuela. Para este resultado, el estudio se dividió en cuatro secciones, las cuales son problematizadas: (1) la cuestión metodológica; (2) el surgimiento del Estado, la reivindicación de los derechos humanos y la política de refugio e inmigración; (3) la política de formación continua a nivel universal, nacional y regional; y (4) el análisis de entrevistas con profesores, directores y formadores.
Keywords: .
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???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
???metadata.dc.subject.user???: Política
Imigração
Refúgio
Formação
Inclusão
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: VASCONCELOS, Leandro Harisson da Silva. Desafios da Política de Formação Docente para a inclusão educacional dos estudantes de origem venezuelana na Rede Pública Municipal de Manaus. 2023. 283 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10284
Issue Date: 31-Aug-2023
Appears in Collections:Doutorado em Educação

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