???jsp.display-item.social.title??? |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10400
???metadata.dc.type???: | Dissertação |
Title: | Análise das emoções e valor do curso para a caracterização de estudantes em cursos de Introdução à Programação com uso de juiz online |
Other Titles: | Analysis of emotions and course value for characterizing students in Introduction to Programming courses using online judge |
???metadata.dc.creator???: | Felix, Tainá Gonçalves do Carmo ![]() |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Souto, Eduardo James Pereira |
First advisor-co: | Santos Júnior, James Dean Oliveira dos |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | Pereira, Filipe Dwan |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | Oliveira, Elaine Harada Teixeira de |
???metadata.dc.contributor.referee3???: | Oliveira, Davi Fernandes de |
???metadata.dc.description.resumo???: | Em ambientes tradicionais de ensino, como salas de aula presenciais, as emoções dos alunos desempenham um papel significativo no seu desenvolvimento cognitivo e os professores podem construir conexões pessoais e identificar essas emoções por meio da linguagem corporal. O valor que os alunos atribuem ao curso também influencia sua dedicação e disposição para superar desafios. No entanto, em ambientes virtuais, a interação reduzida com o professor dificulta o processo de ensino. Neste sentido, a falta de acompanhamento emocional e suporte direto pode prejudicar o aprendizado dos alunos. Este estudo investiga a influência das emoções experimentadas durante a resolução de exercícios e da percepção de valor do curso, entendida como a avaliação subjetiva dos alunos sobre a importância, utilidade e relevância do curso para seus objetivos pessoais e profissionais, no desempenho de 269 alunos em cursos introdutórios de programação na Universidade Federal do Amazonas, entre os anos de 2021 e 2023, utilizando o sistema online de correção de código CodeBench. Para isso, foram elaborados questionários de autoavaliação para capturar as emoções e o valor percebido do curso pelos alunos, apresentados ao longo de cada atividade. Diante disso, foi utilizado o método estatístico de regressão linear mista para identificar correlações nos dados obtidos. Os resultados mostram que indicar emoções positivas nos questionários pode levar a um aumento de até 0,86 pontos na nota final do teste, enquanto indicar emoções negativas pode diminuir a nota em 1,49 pontos. Além disso, os alunos que atribuem alto valor ao curso demonstraram uma correlação de 0,84 com um desempenho acadêmico positivo. |
Abstract: | In traditional educational settings, such as in-person classrooms, students’ emotions significantly influence their cognitive development. Also, teachers can establish personal connections and discern these emotions through body language. Furthermore, the value students attribute to a course affects their dedication and willingness to overcome challenges. However, in virtual environments, reduced interaction with teachers complicates the teaching process. Consequently, the lack of emotional support and direct guidance can impede students’ learning. This study investigates the influence of emotions and perceived course value on the performance of 269 students in introductory programming courses at the Federal University of Amazonas between 2021 and 2023, using the online code correction system CodeBench. To achieve this, self-assessment questionnaires were designed to capture students’ emotions and perceived course value, which were administered throughout each activity. Given this, the mixed linear regression method was employed to identify correlations in the obtained data. The results indicate that reporting positive emotions in the questionnaires can lead to an increase of up to 0.86 points in the final test score, while reporting negative emotions can decrease the score by 1.49 points. Additionally, students who assign high value to the course demonstrated a correlation of 0.84 with positive academic performance. |
Keywords: | . . |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: CIENCIA DA COMPUTACAO: METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO: LINGUAGENS DE PROGRAMACAO CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO: FUNDAMENTOS DA EDUCACAO: PSICOLOGIA EDUCACIONAL CIENCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA: PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM: APRENDIZAGEM E DESEMPENHO ACADEMICOS |
???metadata.dc.subject.user???: | Emoções Valor do curso Juiz online Ambiente virtual de aprendizado |
Language: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal do Amazonas |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UFAM |
???metadata.dc.publisher.department???: | Instituto de Computação |
???metadata.dc.publisher.program???: | Programa de Pós-graduação em Informática |
Citation: | FELIX, Tainá Gonçalves do Carmo. Análise das emoções e valor do curso para a caracterização de estudantes em cursos de Introdução à Programação com uso de juiz online. 2024. 71 f. Dissertação (Mestrado em Informática) – Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2024. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
???metadata.dc.rights.uri???: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10400 |
Issue Date: | 18-Jul-2024 |
Appears in Collections: | Mestrado em Informática |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISS_TaináFelix_PPGI.pdf | 2.94 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.