???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10458
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Análise dos discursos sobre “ideologia de gênero” e o impacto na atividade de parlamentares da ALEAM referente às temáticas de ensino/educação
Other Titles: Discourse analysis about “gender ideology” and the impact on the parliamentary activity of ALEAM deputies on teaching/education topics
???metadata.dc.creator???: Pavani, Rodrigo Bonifácio de Souza 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Alves, Maria Isabel Alonso
???metadata.dc.contributor.referee1???: Rufino, Márcia Regina Calderipe Farias
???metadata.dc.contributor.referee2???: Batista, Eliane Regina Martins
???metadata.dc.description.resumo???: As políticas públicas em torno da educação básica têm se constituído como um objeto de disputa entre diferentes atores sociais que buscam definir os valores que caracterizam o currículo escolar, bem como as práticas de ensino. Este é o caso, por exemplo, do “movimento LGBT” e “religiosos fundamentalistas” que se posicionam de forma antagônica sobre as temáticas de gênero e sexualidade. É possível que exista divergências políticas e epistemológicas entre os atores sociais que fazem parte de uma mesma sociedade com relação aquilo que consideram como valores. A relações de força entre projetos polarizados do ponto de vista moral e ético constitui um alargamento da sociedade civil ou esfera pública. Tanto que, as questões de gênero e sexualidade na educação básica tiveram centralidade na disputa entre “religiosos conversadores” e “progressistas” durante as reuniões da Conferência Nacional de Educação (CONAE) 2010 e 2014, estiveram presentes durante as discussões do Plano Nacional de Educação (PNE) proposto para 2014-2024 e voltaram a aparecer na fase de elaboração e aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Além do que, os argumentos com viés conservador e fundamentalista relacionados a “Ideologia de Gênero” estão no cerne dos Projetos Legislativos que, no debate público, foram identificados como “Escola Sem Partido”. Dessa forma, o objetivo geral da dissertação é compreender os discursos da Igreja Católica sobre “Ideologia de Gênero” e os impactos na atividade de parlamentares influenciados por valores fundamentalista na ALEAM referente aos projetos de lei sobre Ensino/Educação. Para fins de execução deste projeto de pesquisa, os objetivos específicos foram traçados da seguinte maneira: 1) Mapear os discursos relacionados a “Ideologia de Gênero” com base nos documentos publicados pela Igreja Católica; 2) Identificar os valores, moralidades e saberes que constituem os processos de construção da identidade religiosa com viés fundamentalista; 3) Descrever os processos de ressignificação da identidade religiosa que possibilitaram uma participação política desse segmento na esfera pública, especialmente relacionada aos temas de gênero e sexualidade e 4) Analisar as motivações e as estratégias políticas de Parlamentares influenciados por valores fundamentalistas na elaboração de Matéria Legislativa sobre Ensino/Educação com uma abordagem “antigênero”. A opção metodológica adotada na pesquisa é qualitativa. Além disso, foi escolhido o procedimento de “análise do discurso” inspirado na perspectiva teórica de Michel Foucault (1979). Optamos por essa concepção, pois ela nos permite analisar um conjunto variado de situações discursivas e não discursivas. O objeto de estudo é composto por: documentos oficiais elaborados pela Igreja Católica e as Matérias Legislativas levantadas através do mecanismo de busca do site da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALEAM) referentes aos temas de Ensino/Educação.
Abstract: Public politics about education has been constituted as object of dispute between different social subjects who seek to define the moral values that characterize the school curriculum, as well as teaching/learning practices. That´s the case, for example, of the human rights activists and “religious fundamentalists” who position themselves in an antagonistic side about the issues of gender and sexuality. It is possible that there are political and epistemological divergences between the social subjects that encompass the same society about what they consider morality. Political conflicts between polarized projects from a moral and ethical point of view constitutes an extension of civil society or the public sphere. The questions of gender and sexuality in public education were central in the dispute between religious fundamentalists and human rights activists about gender and sexuality during the National Education Conference (CONAE) 2010 and 2014.Both social subjects were present during the discussions of the National Education Plan (PNE) is proposed for 2014-2024 and attended at the elaboration and approval phase of the National Basic Education Curriculum. Statements with content conservative and fundamentalist about to “Gender Ideology” are the principal point of Legislative Projects that, on public debate brazilian, were identified as “Without Political Party School”. The general objective of the dissertation is to understand the speeches of the Catholic Church on “Gender Ideology” and the impacts on the activities of parliamentarians influenced by fundamentalist morality in Legislative Assembly of the State of Amazonas (ALEAM) regarding the draft laws about Teaching/Educação. For the purposes of executing this master's thesis, the specific objectives were defined as follows: (1) Map the discourses related to “Gender Ideology” based on official documents published by the Catholic Church; (2) identify the moralities and knowledge that constitute the processes of construction of religious identity with fundamentalist contente; (3) Describe the processes of resignification of religious identity that made it possible the political participation of this segment in the public sphere, especially related to issues of gender and sexuality; (4) Analyze the motivations and political strategies of Parliamentarians influenced by fundamentalist morality values in the preparation of Bills on Teaching/Education with an “anti-gender” approach. The methodological option adopted in the research is qualitative. We opted for the “Discourse Analysis” procedure inspired by the theoretical perspective of Michel Foucault (1979). This conception allows us to analyze a varied set of discursive and non-discursive situations. The object of study consists of: official documents prepared by the Catholic Church and Bills collected through the search engine on the website of the Legislative Assembly of the State of Amazonas (ALEAM) relating to Teaching/Education themes.
Keywords: Conservantismo
Conservantismo cristão
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO: FUNDAMENTOS DA EDUCACAO: ANTROPOLOGIA EDUCACIONAL
???metadata.dc.subject.user???: Análise do discurso
Ideologia de gênero
Igreja Católica
Conservadorismo
Ensino/educação
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitá
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades
Citation: PAVANI, Rodrigo Bonifácio de Souza. Análise dos discursos sobre “ideologia de gênero” e o impacto na atividade de parlamentares da ALEAM referente às temáticas de ensino/educação. 2024. 265 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) - Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente, Universidade Federal do Amazonas, Humaitá (AM), 2024.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10458
Issue Date: 16-Jul-2024
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_RodrigoPavani_PPGECH.pdf2.11 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.