???jsp.display-item.social.title??? |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10471
???metadata.dc.type???: | Dissertação |
Title: | Integração das ciências ambientais na formação de profissionais de tecnologia da informação: promovendo a sustentabilidade e práticas de TI verde |
???metadata.dc.creator???: | Souza, Wenndisson da Silva ![]() |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Simão, Maria Olívia de Albuquerque Ribeiro |
First advisor-co: | Garcia, Deolinda Lucianne Ferreira |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | Libório Filho, João da Mata |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | Massabni, Vânia Galindo |
???metadata.dc.contributor.referee3???: | Cavalcante, Kátia Viana |
???metadata.dc.description.resumo???: | A formação de profissionais de Tecnologia da Informação (TI) requer uma abordagem crítica e contextualizada, especialmente ao considerar a integração das Ciências Ambientais. Esta pesquisa investigou como a sustentabilidade e a prática da TI Verde podem ser incorporadas à educação em TI, promovendo práticas sustentáveis e a conscientização sobre os impactos ambientais das atividades de TI. O estudo adotou uma metodologia que incluiu uma revisão da literatura, oficinas de desenvolvimento de produtos educacionais e validação de um curso específico. Utilizou-se uma combinação de análise de conteúdo, estatística descritiva e técnicas de coleta de dados, como questionários e grupos focais. O desenvolvimento do curso foi realizado na plataforma Moodle, estruturado como Recurso Educacional Aberto (REA). A validação foi feita pelo feedback dos participantes, seguido por ajustes para melhorar a usabilidade e a eficácia educacional. Foram identificadas categorias relacionadas a problemas ambientais causados pela TI e formas de contribuir para a conservação ambiental. Os resultados sublinharam a importância das práticas de TI Verde no contexto da sustentabilidade, alinhandose aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente os ODS 7, 9 e 12. A formação complementar em TI deve incluir a conscientização sobre o consumo de energia, reciclagem de resíduos eletrônicos e desenvolvimento de tecnologias sustentáveis. Além das soluções práticas, a pesquisa propôs uma reflexão crítica sobre a adoção de práticas sustentáveis na área de TI, conectando-se com a instituição de Escolas Sustentáveis. |
Abstract: | The training of Information Technology (IT) professionals requires a critical and contextualized approach, especially when considering the integration of Environmental Sciences. This research investigated how sustainability and Green IT practices can be incorporated into IT education, promoting sustainable practices and raising awareness about the environmental impacts of IT activities. The study adopted a methodology that included a literature review, workshops for developing educational products, and the validation of a specific course. A combination of content analysis, descriptive statistics, and data collection techniques such as questionnaires and focus groups were used. The course was developed on the Moodle platform, structured as an Open Educational Resource (OER). Validation was carried out based on participant feedback, followed by adjustments to enhance usability and educational effectiveness. Categories related to environmental problems caused by IT and ways to contribute to environmental conservation were identified. The results underscored the importance of Green IT practices in the context of sustainability, aligning with the United Nations' Sustainable Development Goals (SDGs), particularly SDGs 7, 9, and 12. Complementary IT training should include awareness of energy consumption, electronic waste recycling, and the development of sustainable technologies. In addition to practical solutions, the research proposed a critical reflection on the adoption of sustainable practices in the IT field, connecting with the establishment of Sustainable Schools. |
Keywords: | Sustentabilidade e meio ambiente Tecnologia da informação |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | OUTROS: CIENCIAS |
???metadata.dc.subject.user???: | Sustentabilidade Tecnologia da informação verde Formação Ciências ambientais Tecnologia da informação |
Language: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal do Amazonas |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UFAM |
???metadata.dc.publisher.department???: | Centro de Ciências do Ambiente |
???metadata.dc.publisher.program???: | Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais |
Citation: | SOUZA, Wenndisson da Silva. Integração das ciências ambientais na formação de profissionais de tecnologia da informação: promovendo a sustentabilidade e práticas de TI verde. 2024. 83 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
???metadata.dc.rights.uri???: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10471 |
Issue Date: | 30-Aug-2024 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISS_WenndissonSouza_PROFCIAMB.pdf | 2.48 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview | |
PROD.EDUC_WenndissonSouza_PROFCIAMB.pdf | 12.77 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.