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https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10479
???metadata.dc.type???: | Dissertação |
Title: | Projeto político pedagógico como partícipe no enfrentamento da violência sexual intrafamiliar contra crianças e adolescentes na escola municipal do campo no interior do Amazonas |
???metadata.dc.creator???: | Souza, Liliane Castro de ![]() |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Franco, Zilda Gláucia Elias |
First advisor-co: | Neri, Juliana Fonseca de Oliveira |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | Oliveira, Márcio de |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | Pini, Francisca Rodrigues de Oliveira |
???metadata.dc.contributor.referee3???: | Oliveira, Ângela Maria Gonçalves de |
???metadata.dc.description.resumo???: | A escola tem o papel fundamental de identificar possíveis casos de violência, orientar e fornecer conhecimentos necessários para as crianças e os/as adolescentes e notificar esses casos para os órgãos competentes. Assim sendo, este estudo, desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades (PPGECH), na Linha de Pesquisa Perspectivas Teóricas e Metodológicas para o Ensino das Ciências Humanas, na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Infantil (GPEDIN), buscou responder ao seguinte problema: Como a escola, por meio do Projeto Político Pedagógico (PPP), pode ajudar no enfrentamento da Violência Sexual Intrafamiliar contra crianças e adolescentes? O objetivo geral desta pesquisa foi, então, analisar a construção do Projeto Político Pedagógico da Escola Marluce de Carvalho Lobato Souza por meio de formação colaborativa e ações de enfrentamento da Violência Sexual Intrafamiliar (VSI) contra crianças e adolescentes. Para alcançar esse objetivo, os seguintes objetivos específicos foram delineados: descrever a conquista dos direitos das crianças e dos/as adolescentes na Legislação Brasileira, apontando as consequências da violência no desenvolvimento infantil; compreender os saberes, os conflitos e as dificuldades dos/as profissionais da escola a respeito do enfrentamento da VSI contra crianças e adolescentes em uma Escola do Campo; sensibilizar os/as professores/as da comunidade escolar sobre o direito das crianças e dos/as adolescentes à proteção contra a Violência Sexual Intrafamiliar, engajando-os/as nas ações de enfrentamento do problema por meio do PPP da escola. O caminhar metodológico da pesquisa e a sua fundamentação teórica surgiram a partir da pesquisa bibliográfica voltada a estudiosos/as do tema, visando o aprofundamento na compreensão do fenômeno da VSI. O estudo está estruturado na pesquisa qualitativa, com inspiração na pesquisa-ação crítico-colaborativa. Os sujeitos da pesquisa foram seis educadoras/es, uma pedagoga, uma gestora, uma supervisora pedagógica do campo, uma merendeira, dois funcionários de serviços gerais. Utilizou-se a análise de conteúdo para a categorização dos dados coletados, agrupando em categorias. Os encontros colaborativos da pesquisa se deram a passos lentos, por meio da interação entre os/as envolvidos/as, para possíveis mudanças em um processo de autorreflexão, levando os/as educadores/as à sensibilidade do compromisso e à disponibilidade em refazer suas práticas pedagógicas. O resultado de todo o caminhar da pesquisa apresentou um trabalho minucioso e lento sobre esse enfrentamento da VSI, enfatizando que os/as educadores/as precisam estar abertos/as ao diálogo com responsabilidade, compreendendo a ação coletiva para oferecer cuidado e proteção à criança e ao/à adolescente, em busca de saídas nas dificuldades que surgirem no âmbito escolar. Pontua-se, também, que a pesquisa foi significativa, pois os medos e as incertezas relatados pelo grupo no início dos encontros foram amenizados. |
Abstract: | School plays a fundamental role in identifying possible cases of violence, providing guidance and necessary knowledge to children and adolescents, and reporting these cases to the appropriate authorities. Thus, this study, developed within the scope of the Graduate Program in Science and Humanities Teaching (PPGECH), in the Theoretical and Methodological Perspectives for the Teaching of Humanities Research Line, at the Federal University of Amazonas (UFAM), with support from the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES) and the Study and Research Group on Early Childhood Education (GPEDIN), sought to answer the following question: How can the school, through the Pedagogical Master Plan, help in addressing Intrafamilial Sexual Violence against children and adolescents? The general objective of this research was, therefore, to analyze the development of the Pedagogical Master Plan of the Marluce de Carvalho Lobato Souza School through a collaborative training and actions to address Intrafamilial Sexual Violence (ISV) against children and adolescents. To achieve this goal, the following specific objectives were outlined: to describe the achievement of children’s and adolescents’ rights in the Brazilian legislation, highlighting the consequences of violence on child development; to understand the knowledge, conflicts, and challenges faced by school professionals regarding the handling of ISV against children and adolescents in a rural school; to raise awareness among teachers in the school community about the right of children and adolescents to protection against Intrafamilial Sexual Violence, engaging them in addressing the problem through the school’s Pedagogical Master Plan. The methodological approach and theoretical foundation of the research stemmed from a bibliographic review focused on scholars of the topic, aiming to deepen the understanding of the phenomenon of ISV. The study is structured in qualitative research, with inspiration from the critical-collaborative action research. The research subjects were six educators, a pedagogue, a school manager, a field pedagogical supervisor, a cafeteria worker, and two general service employees. The content analysis was used for categorizing the collected data, grouping it into categories. Collaborative encounters of the research progressed slowly, through interaction among the participants, in order to provide possible changes in a process of self-reflection, encouraging educators to become sensitive to their commitment and open to revising their pedagogical practices. The result of the entire research process showed that addressing ISV requires a meticulous and gradual work, emphasizing that educators need to be open to have a dialog with responsibility, understanding the importance of a collective action to provide care and protection to children and adolescents, seeking solutions for challenges that may arise in the school environment. It is also noted that the research was significant, because the fears and uncertainties reported by the group at the beginning of the encounters were alleviated. |
Keywords: | Educação rural Escolas rurais Violência familiar Vítimas de violência familiar Crianças maltratadas sexualmente Planejamento educacional |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO |
???metadata.dc.subject.user???: | Educação do campo Pesquisa-ação crítico-colaborativa Projeto político pedagógico Educadores e educadoras do campo |
Language: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal do Amazonas |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UFAM |
???metadata.dc.publisher.department???: | Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitá |
???metadata.dc.publisher.program???: | Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades |
Citation: | SOUZA, Liliane Castro de. Projeto político pedagógico como partícipe no enfrentamento da violência sexual intrafamiliar contra crianças e adolescentes na escola municipal do campo no interior do Amazonas. 2024. 119 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá (AM), 2024. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Embargado |
???metadata.dc.rights.uri???: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10479 |
Issue Date: | 5-Jun-2024 |
Appears in Collections: | Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades |
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