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dc.creatorSilva, Raimundo Cruz da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7507104633952242eng
dc.contributor.advisor1Simas, Hellen Cristina Picanço-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0232506734130510eng
dc.contributor.referee1Teles, Nayana Cristina Gomes-
dc.contributor.referee2Albuquerquer, Francisco Edvirges-
dc.embargo.liftdatePeríodo de Embargo: 26/11/2024 - 21/01/2025pt_BR
dc.date.issued2024-03-11-
dc.identifier.citationSILVA, Raimundo Cruz da. Educação intercultural e bilíngue do povo Kambeba: apontamentos sobre a cultura linguística, específica e diferenciada. 2024. 63 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10484-
dc.description.resumoA preservação da cultura e da identidade do povo Kambeba enfrenta desafios crescentes devido às transformações contemporâneas, como o avanço tecnológico e a globalização, que afetam seu modo de vida e autopercepção. Essas mudanças impactam a afirmação identitária, a luta por direitos e o acesso aos serviços, como educação e trabalho. Nesse cenário, a escola indígena desempenha um papel essencial, pois é o espaço onde a interculturalidade pode ser consolidada e a identidade Kambeba fortalecida. Logo, o objetivo geral desta pesquisa é discutir a educação intercultural e bilíngue no contexto da Escola Indígena Municipal Kanata T-ykua. Para alcançar esse objetivo, a pesquisa se desdobra em cinco objetivos específicos: (I) registrar a história da educação intercultural Kambeba da Escola Indígena Municipal Kanata T-ykua, (II) conhecer os desafios para a construção de uma educação intercultural e bilingues, (III) evidenciar as características da educação intercultural desenvolvida no Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal Kanata T-ykua (IV) e nas práticas docentes dos professores indígenas que atuam na escola. (v) identificar as lacunas/deficiências da atuação do poder público na efetivação da implementação de políticas para educação intercultural Kambeba. Com estes objetivos, buscou-se responder as seguintes perguntas: Qual a história da educação intercultural Kambeba da comunidade de Três Unidos e como a citada educação pode contribuir para a construção identitária do povo Kambeba em sua relação com a sociedade envolvente? A partir da questão principal, procuramos responder as questões que irão nortear a investigação: Qual a história da educação Kambeba? Quais as características da educação intercultural desenvolvida no Projeto Político Pedagógico da Escola Indígena Municipal Kanata T-ykua? Quais os desafios enfrentados pelos líderes Kambeba para a construção de uma educação intercultural, bilingue e como a educação escolar indígena pode contribuir para a construção identitária do povo Kambeba em sua relação com a sociedade envolvente? O referencial teórico são os estudos de Valéria Weigel (2000), Paredes (1996), Mariana Ferreira (2001) e Catherine Walsh (2007). Os procedimentos metodológicos utilizados foram da pesquisa documental e da pesquisa narrativa, com uso do instrumento relato de experiência. A questão metodológica pautou-se na pesquisa documental e relato de experiência com abordagem qualitativa, devido à impossibilidade de realizar pesquisa de campo durante uma pandemia. Foram analisados documentos da escola indígena Kanata T-ykua e registros de convivência com os Kambeba. A análise se baseou em narrativas autobiográficas e pesquisa bibliográfica para embasar o referencial teórico. Conclui-se que, este trabalho analisa a educação intercultural e bilíngue do povo Kambeba na aldeia Três Unidos, destacando a Escola Indígena Municipal Kanata T-Ykua como central na revitalização da língua e cultura Kambeba. A escola promove a reafirmação identitária através de projetos societários que integram saberes tradicionais e conhecimentos científicos. O estudo enfatiza a importância da escola na valorização das tradições, no fortalecimento da identidade e na mobilização para garantir os direitos indígenas, além de destacar a resistência contínua dos Kambeba frente à negação de sua presença e direitos.eng
dc.description.abstractLa preservación de la cultura y la identidad del pueblo kambeba se enfrenta a retos cada vez mayores debido a las transformaciones contemporáneas, como los avances tecnológicos y la globalización, que afectan a su modo de vida y su autopercepción. Estos cambios repercuten en la afirmación de la identidad, la lucha por los derechos y el acceso a servicios como la educación y el trabajo. En este contexto, la escuela indígena juega un papel fundamental, ya que es el espacio donde se puede consolidar la interculturalidad y fortalecer la identidad kambeba. El objetivo general de esta investigación es discutir la educación intercultural y bilingüe en el contexto de la Escuela Municipal Indígena Kanata T-ykua. Para alcanzar este objetivo, la investigación tiene cinco objetivos específicos: (I) registrar la historia de la educación intercultural Kambeba en la Escuela Municipal Indígena Kanata T-ykua, (II) conocer los desafíos de la construcción de la educación intercultural y bilingüe, (III) destacar las características de la educación intercultural desarrolladas en el Proyecto Político Pedagógico de la Escuela Municipal Kanata T-ykua, (IV) y en las prácticas pedagógicas de los profesores indígenas que trabajan en la escuela, (V) identificar los vacíos/deficiencias en las acciones de las autoridades públicas en la implementación de políticas para la educación intercultural Kambeba. Con estos objetivos en mente, buscamos responder a las siguientes preguntas: ¿Cuál es la historia de la educación intercultural Kambeba en la comunidad de Tres Estados y cómo podemos contribuir a que esta educación construya la identidad del pueblo Kambeba en su relación con la sociedad circundante? A partir de la pregunta principal, se buscó responder las preguntas que guiarían la investigación: ¿Cuál es la historia de la educación Kambeba? ¿Cuáles son las características de la educación intercultural desarrollada en el Proyecto Político Pedagógico de la Escuela Municipal Indígena Kanata T-ykua? ¿Cuáles son los desafíos que enfrentan los líderes kambeba en la construcción de una educación intercultural y bilingüe y cómo la educación escolar indígena puede contribuir a la construcción de la identidad del pueblo kambeba en su relación con la sociedad circundante? El marco teórico se basa en los estudios de Valéria Weigel (2000), Paredes (1996), Mariana Ferreira (2001) y Catherine Walsh (2007). Los procedimientos metodológicos utilizados fueron la investigación documental y la investigación narrativa, utilizando el instrumento del informe de experiencia. La cuestión metodológica se basó en la investigación documental y en un informe de experiencia con un enfoque cualitativo, debido a la imposibilidad de realizar una investigación de campo durante una pandemia. Se analizaron documentos de la escuela indígena Kanata T-ykua y registros de la convivencia con los Kambeba. El análisis se basó en relatos autobiográficos e investigación bibliográfica para apoyar el marco teórico. En conclusión, este trabajo analiza la educación intercultural y bilingüe del pueblo Kambeba en la aldea Três Unidos, destacando la Escuela Municipal Indígena Kanata T-Ykua como central para la revitalización de la lengua y cultura Kambeba. La escuela promueve la reafirmación de la identidad a través de proyectos sociales que integran el conocimiento tradicional y el conocimiento científico. El estudio subraya la importancia de la escuela en la valoración de las tradiciones, el fortalecimiento de la identidad y la movilización para garantizar los derechos indígenas, además de destacar la resistencia permanente de los kambeba a la negación de su presencia y sus derechos.spa
dc.description.sponsorshipFAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonaseng
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superioreng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/79009/DISS_RaimundoSilva_PPGE.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/79292/ITEM%20INDISPON%c3%8dVEL%20-%20Solicite%20c%c3%b3pia.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãoeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãoeng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectIndígenas - Educação - Amazonaspor
dc.subjectÍndios Omágua - Educaçãopor
dc.subjectEscolas indígenaspor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS: EDUCACAOeng
dc.titleEducação intercultural e bilíngue do povo Kambeba: apontamentos sobre a cultura linguística, específica e diferenciadaeng
dc.title.alternativeEducación intercultural y bilingüe del pueblo Kambeba: notas sobre cultura lingüística, específica y diferenciadaspa
dc.typeDissertaçãoeng
dc.subject.userConhecimento tradicionaispor
dc.subject.userPráticas pedagógicas interculturaispor
dc.subject.userEscola indígenapor
dc.subject.userPovo Kambebapor
Appears in Collections:Mestrado em Educação

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