???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10493
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Mobilização de saberes e conhecimentos matemáticos por meio do software Geogebra no ensino fundamental
???metadata.dc.creator???: Oliveira, Genilson Campos Castro de 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Vaz, Marcos André Braz
???metadata.dc.contributor.referee1???: Batista, Eliane Regina Martins
???metadata.dc.contributor.referee2???: Santos, Jefferson Ferreira dos
???metadata.dc.description.resumo???: O avanço tecnológico vem proporcionando mudanças significativas em nossa sociedade, alterando a forma de nos relacionarmos e de aprendermos, além de possibilitar o acesso instantâneo a diversas informações. Na educação não é diferente, pois a cada dia surge uma infinidade de tecnologias contemplando praticamente todas as áreas do conhecimento. Essas tecnologias oferecem uma gama de recursos tecnológicos que possibilitam a transmissão de informação através dos meios de comunicação e meios eletrônicos, além de multimídias, redes telemáticas e robótica. Estão adquirindo cada vez mais espaço na prática pedagógica sendo um auxílio a mais no processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, objetivou-se analisar a mobilização de conhecimentos de trigonometria no triângulo retângulo utilizando o . É um software gratuito de matemática dinâmica, com o objetivo de ser empregado principalmente no ensino e aprendizagem de Matemática nas escolas de ensino fundamental e médio da educação básica. Para isto, utilizou-se como referenciais teórico e metodológico, a Engenharia Didática proposta por Michelè Artigue e a Teoria das Situações Didáticas descrita por Guy Brousseau. Realizou-se um encontro presencial no laboratório de informática da Escola de Ensino Fundamental e Médio Estudo e Trabalho, em Porto Velho – RO. A produção de dados ocorreu por meio de protocolos de resolução. Os participantes de pesquisa foram estudantes do 9º ano do ensino fundamental. Com o desenvolvimento da pesquisa, observou-se a mobilização de conhecimentos matemáticos por meio da apresentação de resolução de problemas propostos realizada através de leitura e interpretação, observação de deduções. Portanto, o software apresentou-se uma ferramenta significativa no processo de ensino e aprendizagem da matemática, propiciando alternativas de melhoria da educação. Cabe o encorajamento de professores na utilização dessa ferramenta, objetivando uma aprendizagem significativa.
Abstract: Technological advances have brought about significant changes in our society, changing the way we interact and learn, as well as enabling instant access to various information. In education, it is no different, as every day a multitude of technologies emerge covering practically all areas of knowledge. These technologies offer a range of technological resources that enable the transmission of information through communication and electronic media, in addition to multimedia, telematic networks and robotics. They are acquiring more and more space in pedagogical practice, being an additional aid in the teaching and learning process. In this sense, the objective was to analyze the mobilization of trigonometry knowledge in the right triangle using . It is free dynamic mathematics software, with the aim of being used mainly in teaching and learning Mathematics in primary and secondary schools of basic education. For this, the Didactic Engineering proposed by Michelè Artigue and the Theory of Didactic Situations described by Guy Brousseau were used as theoretical and methodological references. A face-to-face meeting was held in the computer laboratory of the School of Elementary and Secondary Education Study and Work, in Porto Velho – RO. Data production occurred through resolution protocols. The research participants were students in the 9th year of elementary school. With the development of the research, the mobilization of mathematical knowledge was observed through the presentation of proposed problem solving carried out through reading and interpretation, observation of deductions. Therefore, the software presented itself as a significant tool in the process of teaching and learning mathematics, providing alternatives for improving education. Teachers should be encouraged to use this tool, aiming for meaningful learning.
Keywords: Matemática - Estudo e ensino
Trigonometria - Estudo e ensino
Geometria
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
???metadata.dc.subject.user???: Educação Matemática
Trigonometria
Teoria das situações didáticas
Engenharia didática
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitá
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades
Citation: OLIVEIRA, Genilson Campos Castro de. Mobilização de saberes e conhecimentos matemáticos por meio do software Geogebra no ensino fundamental. 2024. 59 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá (AM), 2024.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10493
Issue Date: 9-May-2024
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_GenilsonOliveira_PPGECH.pdf2.28 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.