???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10529
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBarro, André Gama-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/9226348193572003eng
dc.contributor.advisor1Simas, Hellen Cristina Picanço-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0232506734130510eng
dc.contributor.referee2Correia, Khelen Cristina Pires-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3138422046871056eng
dc.contributor.referee3Weigel, Valéria Augusta Cerqueira de Medeiros-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6273580825792084eng
dc.contributor.referee4Barros, João Luiz da Costa Barros-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/6129130317451083eng
dc.date.issued2024-11-07-
dc.identifier.citationBARRO, André Gama. (Im)possibilidades da interculturalidade na Escola Indígena Wakenai Anumarehit pelas práticas corporais lúdicas nas aulas de educação física. 2024. 169 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10529-
dc.description.resumoA interculturalidade é definida como uma proposta de convívio democrático, visando a integração entre culturas diferenciadas. Sem suprimir a diversidade das tradições, a interculturalidade visa dinamizar as competências criativas e essenciais que podem resultar da relação entre diferentes pessoas e seus respectivos contextos de vida. Com base neste enfoque, o presente estudo tem como objetivo geral discutir as relações interculturais entre as crianças indígenas e não-indígenas estabelecidas por meio dos jogos e brincadeiras e de como isso favorece à Educação Física no Centro Municipal de Educação Escolar Indígena Wakenai Anumarehit. Trata-se de um estudo bibliográfico, de campo e documental, de delineamento qualitativo, tendo como dialogantes um professor indígena bilingue da etnia Karapâna e três professoras indígenas, sendo uma da etnia Baré (pedagoga), outra da etnia Tariana/Tukano (professora de Educação Física) e a outra da etnia Karapanã. Os instrumentos de geração de dados foram o diário de campo, a observação direta, registros fotográficos e a roda de conversa. Os resultados obtidos mostram que as relações interculturais com os alunos do Centro Municipal de Educação Escolar Indígena Wakenai Anumarehit acontecem por meio das brincadeiras e dos jogos. Exemplos disso são os jogos indígenas interculturais, que ocorrem ocasionalmente nas redondezas de Manaus, em uma atmosfera positiva de amizade e cooperação entre as crianças participantes, ocasião em que se evidenciam aspectos importantes da educação física nas atividades lúdicas desenvolvidas, como a lateralidade, a força, o equilíbrio, a motricidade. Nesses momentos de vivências interculturais, as crianças indígenas e não-indígenas podem realizar descobertas que vão lhes permitir lidar com os ambientes singulares. Contudo, embora se reconheça o importante papel da interculturalidade como parceira da Educação Física no desenvolvimento global da criança indígena, conclui-se que no Centro Municipal de Educação Escolar Indígena Wakenai Anumarehit, que concentra diversas etnias com seus conhecimentos culturais valorizados com empenho e boa vontade dos professores indígenas, a interculturalidade acontece, mas não de forma plena, pois muitos são os percalços, impossibilitando o reconhecimento devido de cada cultura e o elo que existe entre elas. É preciso que haja espaço para diálogos sobre a diversidade e as condições outras para que a interculturalidade possa emergir promovendo a junção de saberes, entrelaçando a corporalidade indígena, Educação Física, brincadeiras e jogos, favorecendo as crianças indígenas, que têm no ato de brincar o seu desenvolvimento pleno, carregado de significações.eng
dc.description.abstractInterculturality is defined as a proposal for democratic coexistence, aiming at integration between different cultures. Without suppressing the diversity of traditions, interculturality aims to boost creative and essential skills that can result from the relationship between different people and their respective life contexts. Based on this approach, the present study has the general objective of discussing intercultural relationships between indigenous and non-indigenous children established through games and games and how this favors Physical Education at the Municipal Center for Indigenous School Education Wakenai Anumarehit. This is a bibliographic, field and documentary study, with a qualitative design, having as dialogue participants a bilingual indigenous teacher from the Karapâna ethnic group and three indigenous teachers, one from the Baré ethnic group (pedagogue), the other from the Tariana/Tukana ethnic group (teacher of Physical Education) and the other from the Karapanã ethnic group. The data generation instruments were the field diary, direct observation, photographic records and the conversation circle. The results obtained show that intercultural relationships with students at the Municipal Center for Indigenous School Education Wakenai Anumarehit happen through play and games. Examples of this are intercultural indigenous games, which occasionally take place on the outskirts of Manaus, within a positive atmosphere of friendship and cooperation between participating children, an occasion in which important aspects of physical education are highlighted in the recreational activities carried out, such as laterality, strength, balance and motor skills. In these moments of intercultural experiences, indigenous and non-indigenous children can make discoveries that will allow them to deal with unique environments. However, although the important role of interculturality as a partner of Physical Education in the overall development of indigenous children is recognized, it is concluded that at the Municipal Center for Indigenous School Education Wakenai Anumarehit, which concentrates different ethnicities with their cultural knowledge valued with commitment and good will of indigenous teachers, interculturality happens, but not fully, as there are many setbacks, making it impossible to properly recognize each culture and the link that exists between them. There needs to be space for dialogues about diversity and other conditions so that interculturality can emerge, promoting the joining of knowledge, intertwining indigenous corporeality, Physical Education, games and games, favoring indigenous children, who have in the act of playing their full development, full of meanings.eng
dc.description.sponsorshipFAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonaseng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/79750/DISS_AndreBarro_PPGE.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãoeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãoeng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectIndígenas - Educação - Amazonaspor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASeng
dc.title(Im)possibilidades da interculturalidade na Escola Indígena Wakenai Anumarehit pelas práticas corporais lúdicas nas aulas de educação físicaeng
dc.title.alternative(Im)possibilities of interculturality at the Wakenai Anumarehit Indigenous School through playful bodily practices in physical education classeseng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0001-9637-6587eng
dc.creator.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-0500-0029eng
dc.subject.userInterculturalidadepor
dc.subject.userEducação Físicapor
dc.subject.userCrianças indígenaspor
dc.subject.userBrincadeiras e jogospor
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_AndreBarro_PPGE.pdf 2.64 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.