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https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10531
???metadata.dc.type???: | Dissertação |
Title: | Gênero e Políticas Públicas de formação docente: quais as percepções de estudantes do curso de Pedagogia da UFAM acerca da temática? |
???metadata.dc.creator???: | Santos, Victória Soares dos ![]() |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Oliveira, Márcio de |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | Lopes, Camila Ferreira da Silva |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | Maio, Eliane Rose |
???metadata.dc.description.resumo???: | Esta Dissertação de Mestrado está inserida na Linha de Pesquisa 1 – Educação, Estado e Sociedade na Amazônia do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas (PPGE/UFAM). Conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Brasil, 1996), a formação inicial em nível superior é requisito básico para que professores/as possam atuar na Educação Básica, os Cursos de Licenciatura representam o significativo momento do processo formativo em que há contato com fundamentos científicos e sociais que subsidiarão a atuação pedagógica profissional. No Brasil, a Educação é constituída por meio de dispositivos legais que regulamentam as ações do Sistema de Ensino brasileiro, bem como a formação docente, sendo assim, essa pesquisa busca refletir sobre como a temática de gênero tem sido (ou não) incluída nas Políticas Públicas de formação docente, nosso problema de pesquisa parte do pressuposto de que se a temática de gênero não é incluída nestas políticas, dificilmente fará parte dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Pedagogia, o que implica em poucas discussões de gênero na Educação Básica, com professores/as já formados/as e despreocupados/as com a temática, sem que possam contribuir para uma sociedade mais justa e igualitária. O objetivo geral da pesquisa é analisar quais as percepções dos/as estudantes finalistas do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da Faculdade de Educação (FACED) na Universidade Federal do Amazonas (UFAM) acerca da temática de gênero. Os objetivos específicos são: 1. Problematizar as categorias de gênero e de formação docente a partir de revisão bibliográfica; 2. Identificar o que apontam os documentos oficiais sobre formação docente acerca das discussões de gênero; 3. Refletir sobre o papel da disciplina de Educação, Direitos Humanos e Diversidade na formação dos/as estudantes finalistas do Curso de Pedagogia da FACED/UFAM, por meio da análise de grupos focais. Partindo dos fundamentos da pesquisa qualitativa (John Creswell, 2007; 2014), os procedimentos metodológicos selecionados são: revisão bibliográfica, com base na Epistemologia Feminista Decolonial, representada pelas autoras Chimamanda Adichie (2019), Patricia Collins e Sirma Bilge (2021), Lélia Gonzalez (1984), bell hooks (2019), Françoise Vergès (2020), dentre outras e, com base no campo dos Estudos de Gênero a partir de autores/as como Guacira Louro (2001), dentre outros/as, além disso, refletimos sobre os estereótipos de gênero por meio de Pierre Bourdieu (2010a; 2010b); análise de documentos oficiais, por meio da Análise de Conteúdo de Laurence Bardin (2016); grupo focal, com a participação de estudantes finalistas do Curso de Pedagogia da FACED/UFAM, os dados construídos foram analisados também por meio da Análise de Conteúdo de Laurence Bardin (2016). Como resultados finais, apontamos que a inclusão da temática de gênero nas Políticas Públicas de formação docente não garante que as discussões sejam realizadas nos Cursos de Licenciatura, mas asseguram a legitimidade da abordagem. |
Abstract: | This Master's Thesis is part of Research Line 1 – Education, State and Society in the Amazon of the Postgraduate Program in Education at the Federal University of Amazonas (PPGE/UFAM). According to the Law of Guidelines and Bases of National Education (Brazil, 1996), initial training at a higher level is a basic requirement for teachers to be able to work in Basic Education, the Degree Courses represent the significant moment in the training process in which there is contact with scientific and social foundations that will support professional pedagogical performance. In Brazil, Education is constituted through legal provisions that regulate the actions of the Brazilian Education System, as well as teacher education, therefore, this research seeks to reflect on how the theme of gender has been (or not) included in Policies Public of teacher education, our research problem is based on the assumption that if the theme of gender is not included in these policies, it will hardly be part of the Pedagogical Projects of Pedagogy Courses, which implies few discussions of gender in Basic Education, with teachers already trained and unconcerned with the topic, without being able to contribute to a more just and egalitarian society. The general objective of the research is to analyze the perceptions of final year students of the Full Degree Course in Pedagogy at the Faculty of Education (FACED) at the Federal University of Amazonas (UFAM) regarding the topic of gender. The specific objectives are: 1. To problematize the categories of gender and teacher training based on a bibliographic review; 2. Identify what official documents on teacher training point out regarding gender discussions; 3. Reflect on the role of the Education, Human Rights and Diversity discipline in the training of final year students of the Pedagogy Course at FACED/UFAM, through the analysis of focus groups. Starting from the foundations of qualitative research (John Creswell, 2007; 2014), the methodological procedures selected are: bibliographic review, based on Decolonial Feminist Epistemology, represented by the authors Chimamanda Adichie (2019), Patricia Collins and Sirma Bilge (2021), Lélia Gonzalez (1984), bell hooks ( 2019), Françoise Vergès (2020), among others and based on the field of Gender Studies from authors such as Guacira Louro (2001), among others, in addition, we reflect on gender stereotypes through by Pierre Bourdieu (2010a; 2010b); analysis of official documents, using Content Analysis by Laurence Bardin (2016); focus group, with the participation of final year students of the Pedagogy Course at FACED/UFAM, the data constructed were also analyzed using Content Analysis by Laurence Bardin (2016). As final results, we point out that the inclusion of gender issues in Public Policies for teacher education does not guarantee that discussions will be held in Degree Courses, but it does ensure the legitimacy of the approach. |
Keywords: | Professores - Formação |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO |
???metadata.dc.subject.user???: | Gênero Políticas Públicas Formação Docente Pedagogia Estudantes de Pedagogia |
Language: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal do Amazonas |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UFAM |
???metadata.dc.publisher.department???: | Faculdade de Educação |
???metadata.dc.publisher.program???: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Citation: | SANTOS, Victória Soares dos. Gênero e Políticas Públicas de formação docente: quais as percepções de estudantes do curso de Pedagogia da UFAM acerca da temática?. 2024. 175 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
???metadata.dc.rights.uri???: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10531 |
Issue Date: | 30-Sep-2024 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação |
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