???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10535
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: PEDE - Pedagogia do Discurso Estético: Uma proposta interventiva na aprendizagem de Arte para além das leituras de si no contexto manauara
???metadata.dc.creator???: Souza, Silvio Jânio Matos de 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Ramos, Evandro de Morais
???metadata.dc.contributor.referee1???: Pinto, Renato Antônio Brandão Medeiros
???metadata.dc.contributor.referee2???: Farias, Rosejane da Mota
???metadata.dc.description.resumo???: A presente dissertação pretende levar aos futuros leitores algumas reflexões que possam servir de base científica para além dos parágrafos aqui produzidos, como também, propiciar a valorização dos sujeitos (professor e aluno) para um novo pensar-refletir-fazer nas aulas de arte no contexto da educação básica, assim, optamos por batizar carinhosamente nosso produto investigativo de “PEDE” que significa “Pedagogia do Discurso Estético”, que teve como objetivo geral promover experiências artísticas para aprimorar o discurso estético e poético dos estudantes, visto que, corroborando para a práxis das leituras e das análises crítico-reflexivas para além de si no âmbito da sala de aula, estando atrelada à linha de pesquisa “Proposta pedagógica de ensino, aprendizagem e criação em artes”, portanto, fora desenvolvida com a turma do 9º ano do Ensino Fundamental II de uma escola da rede pública estadual da zona centro-oeste de Manaus-AM. Deste modo, nossas inquietações surgiram a partir dos questionamentos: Como ensinar Arte para estudantes de uma escola situada num bairro periférico e considerado como área vermelha? Como abordar a autoestima nos aprendizes? Como mediar a percepção visual frente às linguagens artísticas? Qual estratégia para torná-los protagonistas para tecerem novas reflexões a partir do contexto cultural de Manaus? Nosso aporte teórico iniciou com leituras de obras de: Ana Mae Barbosa, Cipriano Carlos Luckesi, Carlos Augusto Cabral Arouca, Fayga Ostrower, Rosa Iavelberg, entre outros, que no decorrer da nossa trilha científica contribuíram de forma significativa para as ações aqui propostas para o bom desempenho dos instrumentos coletados e analisados sistemicamente. Para tanto, estimamos que as considerações aqui relatadas sejam alicerce para que outros apreciadores e/ou pesquisadores da arte ou da cultura urbana possam usufruir e tecer cientificamente outras e/ou novas ressignificações
Abstract: This dissertation intends to bring to future readers some reflections that can serve as a scientific basis beyond the paragraphs produced here, as well as to provide the appreciation of the subjects (teacher and student) for a new thinking-reflecting-doing in art classes in the context of basic education; thus, we chose to affectionately baptize our investigative product "PEDE" which means "Pedagogy of Aesthetic Discourse", which had as its general objective to promote artistic experiences to improve the aesthetic and poetic discourse of students, since, corroborating the praxis of critical-reflexive readings/analyses beyond itself in the scope of the classroom, being linked to the research line "Pedagogical proposal of teaching, learning and creation in the arts", therefore, was developed with the 9th grade class of Elementary School II of a state public school in the central-west zone of Manaus-AM. In this way, our concerns arose from the questions: How to teach Art to students from a school located in a peripheral neighborhood and considered as a red area? How to address self-esteem in learners? How to mediate visual perception in the face of artistic languages? What is the strategy to make them protagonists to weave new reflections from the cultural context of Manaus? Our theoretical contribution began with readings of works by: Ana Mae Barbosa, Cipriano Carlos Luckesi, Carlos Augusto Cabral Arouca, Fayga Ostrower, Rosa Iavelberg, among others, who in the course of our scientific trail contributed significantly to the actions proposed here for the good performance of the instruments collected and analyzed systemically. To this end, we believe that the considerations reported here are a foundation for other appreciators and/or researchers of art or urban culture to enjoy and scientifically weave other and/or new resignifications.
Keywords: Arte - Estudo e ensino - Manaus (AM)
???metadata.dc.subject.cnpq???: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
???metadata.dc.subject.user???: PEDE - Pedagogia do discurso estético
Aprendizagem de Arte
Manaus
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Artes
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Artes
Citation: SOUZA, Silvio Jânio Matos de. PEDE - Pedagogia do Discurso Estético: Uma proposta interventiva na aprendizagem de Arte para além das leituras de si no contexto manauara. 2024. 71 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10535
Issue Date: 1-Mar-2024
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Artes

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_SilvioJanioSouza_PROFARTES.pdf 1.78 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.