???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10536
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorNeves, Helene Gima-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0912524602293944eng
dc.contributor.advisor1Leal, Fabiana Fernandes Soares-
dc.contributor.advisor1Latteshttps://lattes.cnpq.br/7990271056067788eng
dc.contributor.advisor-co1D'Aroz, Marlene Schüssler-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttps://lattes.cnpq.br/8920083174566764eng
dc.contributor.referee1Alves, Rozane Alonso-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7271103372811887eng
dc.contributor.referee2Cardoso, Hugo Ferrari-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9043800166191561eng
dc.date.issued2024-07-25-
dc.identifier.citationNEVES, Helene Gima. Desenvolvimento vocacional e escolhas profissionais: o olhar dos estudantes do ensino médio sobre a participação da escola. 2024. 100 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) - Instituto de Universidade Federal do Amazonas, Humaitá (AM)eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10536-
dc.description.resumoEscolher uma profissão é um processo complexo que gera muitas incertezas, principalmente na adolescência. Esta fase do desenvolvimento coincide com a última etapa da Educação Básica, quando os estudantes precisam se manifestar por uma escolha profissional. Antes de fazer essa escolha, o jovem passa por etapas do Desenvolvimento Vocacional, processo que acompanha o ciclo vital. Nesse sentido, a orientação profissional conribui na vida do estudante como instrumento de auxilio para as escolhas profissionais. A pesquisa surgiu para aprofundar o conhecimento dessa temática no contexto amazônico e teve como objetivo analisar, sob a perspectiva do estudante, como a escola auxilia na construção dos projetos profissionais no Ensino Médio. O lócus de estudo foi uma escola estadual situada na área urbana de Humaitá-AM. Os participantes foram 234 estudantes matriculados na três series do Ensino Médio. Adotamos a pesquisa de Método Misto e utilizamos, para a coleta de dados, a Escala de Exploração de Desenvolvimento Vocacional- EEIV- BR-2014, um questionário sociodemográfico e o Grupo Focal. Os resultados indicam que vários fatores influenciam a escolha de uma profissão, entre eles: a falta de informação dos estudantes sobre a variedade de opções de cursos superiores e cursos técnicos/profissionalizantes; a ausência de autorreflexão; dúvidas na escolha profissional; as dificuldades financeiras; o nível educacional e apoio dos pais, familiares, amigos e professores. Em relação à etapa de Desenvolvimento Vocacional, os estudantes da 1ª série estão na dimensão de Exploração, os da 2ª ainda estão confusos, variando entre a dimensão de Difusão e Foreclosure. Já os da 3ª série estão no Investimento. A pesquisa destaca a pouca ou nenhuma participação da escola na construção do projeto profissional. Se ela participasse mais ativamente desse processo, poderia auxiliar os alunos a explorarem as alternativas possíveis de estudo e/ou trabalho, baseadas em um autoconhecimento. Alguns alunos evidenciam a grande importância da orientação profissional na escola e salientam que necessitam desse auxílio na escolha da profissão. A escola oferece pouco estímulo para a vida profissional o que acaba dificultando na construção dos projetos profissionais. Assim, nota-se a ausência de programas de orientação profissional na Educação Básica e, dessa forma, muitos estudantes saem desnorteados sobre o futuro profissional, sem direcionamento ou até mesmo com muitas dúvidas do que fazer.eng
dc.description.abstractChoosing a profession is a complex process that generates many uncertainties, especially in adolescence. This stage of development coincides with the last stage of basic education, when students need to manifest themselves for a professional choice. Before making this choice, the young person goes through stages of Vocational Development, a process that accompanies the life cycle. In this sense, career guidance contributes to the student's life as an instrument to help with professional choices. The research arose to deepen the knowledge of this theme in the Amazonian context and aimed to analyze, from the student's perspective, how the school helps in the construction of professional projects in High School. The locus of study was a state school located in the urban area of Humaitá-AM. The participants were 234 students enrolled in the three grades of High School. We adopted the Mixed Method research and used the Vocational Development Exploration Scale - EEIV- BR-2014, a sociodemographic questionnaire and the Focus Group for data collection. The results indicate that several factors influence the choice of a profession, among them: the lack of information of students about the variety of options of higher education courses and technical/professional courses; the absence of self-reflection; doubts in the professional choice; financial difficulties; the educational level and support of parents, family, friends and teachers. Regarding the Vocational Development stage, the students of the 1st grade are in the Exploration dimension, those of the 2nd are still confused, varying between the Diffusion and Foreclosure dimensions. Those in the 3rd grade are in Investment. The survey highlights the little or no participation of the school in the construction of the professional project. If the school participated more actively in this process, it could help students explore possible alternatives for study and/or work, based on self-knowledge. Some students highlight the great importance of career guidance at school and point out that they need this help in choosing their profession. The school offers little stimulus to professional life, which ends up making it difficult to build professional projects. Thus, the absence of professional guidance programs in Basic Education is noted. Thus, many students leave bewildered about their professional future, without direction or even with many doubts about what to do.eng
dc.description.sponsorshipFAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonaseng
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superioreng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/79760/DISS_HeleneNeves_PPGECH.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentInstituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitáeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidadeseng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASeng
dc.titleDesenvolvimento vocacional e escolhas profissionais: o olhar dos estudantes do ensino médio sobre a participação da escolaeng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0001-5174-6409eng
dc.contributor.advisor-co1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-8017-5681eng
dc.creator.orcidhttps://orcid.org/0009-0002-1082-2318eng
dc.contributor.referee1orcidhttps://orcid.org/0000-0003-1401-5556eng
dc.contributor.referee2orcidhttps://orcid.org/0000-0003-1960-2936eng
dc.subject.userEscolha profissionalpor
dc.subject.userDesenvolvimento Vocacionalpor
dc.subject.userOrientação profissionalpor
dc.subject.userEscolapor
dc.subject.userEnsino Médiopor
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_HeleneNeves_PPGECH.pdf 2.01 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.