???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10551
???metadata.dc.type???: Tese
Title: As políticas de alfabetização e o avanço da hegemonia mercantilista em Manaus
???metadata.dc.creator???: Silva, Rosângela Fernandes da 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Mourão, Arminda Rachel Botelho
???metadata.dc.contributor.referee1???: Gomes, Fábio Alves
???metadata.dc.contributor.referee2???: Costa, Mauro Gomes da
???metadata.dc.contributor.referee3???: Barradas, Raimundo de Jesus Teixeira
???metadata.dc.contributor.referee4???: Silva, Iolete Ribeiro da
???metadata.dc.contributor.referee5???: Maciel, Antônio Carlos
???metadata.dc.description.resumo???: A presente tese de doutorado defende que a investigação da natureza das políticas de alfabetização se faz mister para a compreensão do fenômeno da relação das políticas de alfabetização com as mudanças ocorridas no trabalho do(a) alfabetizador(a). Sustenta-se a tese de que a investigação e explicitação das determinações fundamentais do fenômeno das políticas de alfabetização no Brasil, em particular em Manaus (AM), contribui para o enfrentamento dos processos contraditórios que constituem a relação mistificada e mistificadora entre economia, política, método e trabalho docente. O objetivo principal desse estudo foi analisar as mediações constitutivas das políticas de alfabetização. Para sua consecução, se especificou explicitar as mediações que determinam as políticas de alfabetização na Secretaria Municipal de Educação de Manaus. Realizou-se uma pesquisa documental. Como procedimento de produção e interpretação da informação, utilizou-se, respectivamente, os documentos e os núcleos de significação. Tomou-se o materialismo histórico-dialético como prelúdio teórico-metodológico para fundamentar a produção da informação, bem como a análise e interpretações. A primeira seção da tese esboça o dado empírico, a partir do qual alicerça a tematização das políticas de alfabetização a ser elaborada criticamente no pensamento em seu movimento histórico e dialético. A segunda seção explicita os prolegômenos sobre a alfabetização como objeto social concreto e sua relação com a escola, por meio da qual se historiciza a análise da relação da alfabetização e suas intrínsecas relações de produção da vida material. Enquanto a terceira seção apresenta os fundamentos teórico-metodológicos da pesquisa pela qual os dados foram produzidos para posterior análise, na quarta seção, é apresentada a análise e interpretação do material empírico, produzido por meio do procedimento de núcleos de significação. Nas considerações finais, pode-se afirmar que as significações objetivadas nos documentos carregam as determinações econômicas, políticas e ideológicas do capitalismo, ideário assumido pela burguesia nacional e internacional, que tem no Estado um contemporizador dos seus interesses, e buscam se apropriar da produção da classe trabalhadora, revertida em recursos públicos que financiam os interesses coletivos, dentre eles, a educação pública. Assim, os recursos públicos são objeto de disputa de grupos privados, que migram para a educação para aumentar as margens de lucro de seus negócios, agora sem custos fixos, pois utilizam toda a estrutura física e de pessoal, notoriamente sem compromisso com a alfabetização de milhares de brasileiros, que dependem exclusivamente da educação pública e nela desenvolvem o pensamento conceitual e, assim, prospectivamente, operar na prática social na direção da humanização. Fez-se um movimento interpretativo sobre a particularidade do fenômeno em Manaus, a fim de se aproximar dos efeitos das políticas de alfabetização neoliberais, razão da necessidade de mais investigações acerca do tema.
Abstract: Esta tesis doctoral sostiene que investigar la naturaleza de las políticas de alfabetización es esencial para comprender el fenómeno de la relación entre las políticas de alfabetización y los cambios en el trabajo de los alfabetizadores. La tesis es que investigar y explicar los determinantes fundamentales del fenómeno de las políticas de alfabetización en Brasil, particularmente en Manaus (AM), contribuye a abordar los procesos contradictorios que constituyen la relación mistificada y desconcertante entre economía, política, método y trabajo docente. El objetivo principal de este estudio fue analizar las mediaciones constitutivas de las políticas de alfabetización. Para ello, se especificó explicar las mediaciones que determinan las políticas de alfabetización en la Secretaría Municipal de Educación de Manaus. Se llevó a cabo una investigación documental. Como procedimiento de producción e interpretación de la información se utilizaron documentos y núcleos de significación, respectivamente. Se tomó el materialismo histórico-dialéctico como antesala teórico-metodológica en la que basar la producción de la información, así como el análisis y las interpretaciones. En la primera sección de la tesis se esbozan los datos empíricos, a partir de los cuales se fundamenta la tematización de las políticas de alfabetización, para ser elaborados críticamente en el pensamiento en su movimiento histórico y dialéctico. La segunda sección explica los prolegómenos sobre la alfabetización como objeto social concreto y su relación con la escuela, a través de los cuales se historiza el análisis de la relación entre la alfabetización y sus relaciones intrínsecas de producción de la vida material. Mientras la tercera sección presenta los fundamentos teórico-metodológicos de la investigación a través de los cuales se produjeron los datos para su posterior análisis, la cuarta sección presenta el análisis e interpretación del material empírico, producido utilizando el procedimiento de núcleos de sentido. En las consideraciones finales, se puede decir que los significados expresados en los documentos conllevan las determinaciones económicas, políticas e ideológicas del capitalismo, ideología asumida por la burguesía nacional e internacional, que tiene al Estado como contemporizador de sus intereses, y busca apropiarse de la producción de la clase trabajadora, que se convierte en recursos públicos que financian intereses colectivos, entre ellos la educación pública. Como resultado, los recursos públicos son objeto de disputa entre grupos privados, que migran a la educación para aumentar los márgenes de ganancia de sus negocios, ahora sin costos fijos, pues utilizan toda la estructura física y de personal, notoriamente sin compromiso con la alfabetización de miles de brasileños, que dependen exclusivamente de la educación pública para desarrollar el pensamiento conceptual y así, prospectivamente, operar en la práctica social en dirección a la humanización. Se realizó un abordaje interpretativo de la particularidad del fenómeno en Manaus, con el fin de aproximarse a los efectos de las políticas neoliberales de alfabetización, por lo que son necesarias más investigaciones sobre el tema.
This doctoral thesis argues that investigating the nature of literacy policies is essential to understanding the phenomenon of the relationship between literacy policies and changes in the work of literacy teachers. The thesis is that investigating and explaining the fundamental determinants of the phenomenon of literacy policies in Brazil, mainly in Manaus (AM), contributes to tackling the contradictory processes that constitute the mystified and mystifying relationship between economics, politics, method, and teaching work. The main objective of this study was to analyze the constitutive mediations of literacy policies. To achieve this, it was specified to explain the mediations that determine literacy policies in the Manaus Municipal Department of Education. Documentary research was carried out. As a procedure for producing and interpreting the information, documents, and nuclei of meaning were used respectively. Historical-dialectical materialism was taken as the theoretical-methodological prelude on which to base the production of the information, as well as the analysis and interpretations. The first section of the thesis outlines the empirical data from which the thematization of literacy policies is based, to be critically elaborated in thought in its historical and dialectical movement. The second section explains the prolegomena of literacy as a concrete social object and its relationship with the school, through which the analysis of the relationship between literacy and its intrinsic relations to the production of material life is historicized. While the third section presents the theoretical-methodological foundations of the research through which the data was produced for later analysis, the fourth section presents the analysis and interpretation of the empirical material, produced using the nuclei of the meaning procedure. In the final considerations, it can be said that the meanings expressed in the documents carry the economic, political, and ideological determinations of capitalism, an ideology assumed by the national and international bourgeoisie, which has the state as a contemporized of its interests and seeks to appropriate the production of the working class, which is reverted into public resources that finance collective interests, including public education. Thus, public resources are the object of dispute by private groups, which migrate to education to increase the profit margins of their businesses, now without fixed costs, since they use the entire physical and personnel structure, notoriously without commitment to the literacy of thousands of Brazilians, who depend exclusively on public education and in it develop conceptual thinking and thus, prospectively, operate in social practice in the direction of humanization. An interpretative approach was made to the particularity of the phenomenon in Manaus to get closer to the effects of neoliberal literacy policies, which is why more research is needed on the subject.
Keywords: Alfabetização - Política governamental
Escolas públicas - Política governamental - Manaus (AM)
Educação e Estado
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
???metadata.dc.subject.user???: Políticas da escola pública
Métodos de alfabetização
Relação teoria-prática
Neoliberalismo
Educação
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia
Citation: SILVA, Rosângela Fernandes da. As políticas de alfabetização e o avanço da hegemonia mercantilista em Manaus. 2024. 189 f. Tese (Doutorado em Educação na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2024.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10551
Issue Date: 5-Apr-2024
Appears in Collections:Doutorado em Educação da Amazônia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese_RosângelaSilva_PPGEDA.pdf6.72 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.