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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10560
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A política pública de educação e o trabalho docente de professores/as do campo de Parintins/AM
Other Titles: Public policy in education and teaching work of rural teachers in Parintins/AM
???metadata.dc.creator???: Souza, Soliana de Souza e 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Borges, Heloisa da Silva
???metadata.dc.contributor.referee1???: Mourão, Arminda Rachel Botelho
???metadata.dc.contributor.referee2???: Almeida, Whasgthon Aguiar de
???metadata.dc.description.resumo???: A política pública de educação no campo enfrenta desafios significativos quando analisada pela perspectiva marxista. As dificuldades incluem a falta de infraestrutura e recursos, refletindo desigualdades estruturais que limitam a prática docente. Professores/as precisam navegar entre a reprodução das condições sociais e a busca por uma educação emancipadora. Diante disso, esta pesquisa teve como objetivo geral investigar a política pública de educação do trabalho docente de professores/as do campo de Parintins/AM. E como objetivos específicos: 1 - Estudar os teóricos que discutem Políticas Públicas de Educação, Trabalho e Educação do Campo; 2 - Descrever a realidade educacional do Munícipio de Parintins/AM; 3 - Examinar a política do Trabalho Docente do Professor/a do Campo em Parintins. Para responder aos questionamentos e alcançar os objetivos traçados, teremos como percurso metodológico da pesquisa as revisões bibliográficas através dos estudos de Mourão (2015), Borges (2015, 2018, 2023) e documentos institucionais como a Lei n.º 9.394/96, Resoluções n.º 01/2021 e n.º 2/2008/ Plano Municipais de Educação de Parintins/Diretrizes da Educação Básica de Parintins/AM/e outros, adotando como método de análise, o dialético. Nos resultados, destacam-se carências estruturais e dificuldades intrínsecas ao contexto capitalista. Os/as professores/as enfrentam condições precárias de trabalho, marcadas pela falta de infraestrutura adequada nas escolas do campo, o que compromete tanto o ensino quanto o aprendizado. A ausência de formação continuada específica para o ensino contribui para a reprodução das desigualdades educacionais, perpetuando, assim, a marginalização do conhecimento e das práticas pedagógicas voltadas às realidades interioranas amazônicas. Além disso, a política pública vigente, muitas vezes, negligencia a valorização e o reconhecimento do trabalho docente no campo, não oferecendo incentivos salariais compatíveis com as exigências e responsabilidades da profissão, o que resulta em altos índices de desmotivação e de rotatividade entre os/as professores/as. Essas dificuldades são reflexo de uma estrutura socioeconômica que subordina a educação às demandas do mercado, relegando o desenvolvimento humano e social ao segundo plano.
Abstract: Public education policy in rural areas faces significant challenges when analyzed from a Marxist perspective. Difficulties include lack of infrastructure and resources, reflecting structural inequalities that limit teaching practices. Teachers must navigate between reproducing social conditions and striving for emancipatory education. Thus, this research aimed to investigate public education policy regarding the teaching work of rural teachers in Parintins/AM. Specific objectives were: 1 - Study theorists discussing Public Education Policies, Labor, and Rural Education; 2 - Describe the educational reality in the Municipality of Parintins/AM; 3 - Examine the teaching work policy for rural teachers in Parintins. To address these objectives, the research methodology included literature reviews using studies by Mourão (2015), Borges (2015, 2018, 2023), and institutional documents such as Law No. 9.394/96, Resolutions No. 01/2021 and No. 2/2008, Municipal Education Plans of Parintins/Education Guidelines of Parintins/AM, among others, adopting a dialectical method of analysis. The results highlight structural deficiencies and intrinsic difficulties within the capitalist context. Teachers face precarious working conditions, marked by inadequate infrastructure in rural schools, compromising both teaching and learning. The lack of specific continuing education for teaching contributes to the reproduction of educational inequalities, perpetuating the marginalization of knowledge and pedagogical practices tailored to Amazonian rural realities. Furthermore, current public policy often neglects to value and recognize teaching in rural areas, failing to provide salary incentives commensurate with the demands and responsibilities of the profession, leading to high levels of demotivation and turnover among teachers. These challenges reflect a socioeconomic structure that subordinates education to market demands, relegating human and social development to a secondary position.
Keywords: Educação rural
Professores de educação rural
Educação e Estado - Parintins (AM)
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
???metadata.dc.subject.user???: Política pública de educação
Trabalho docente
Educação do campo
PNE
PME
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: SOUZA, Soliana de Souza e. A política pública de educação e o trabalho docente de professores/as do campo de Parintins/AM. 2024. 158 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2024.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10560
Issue Date: 23-Sep-2024
Appears in Collections:Mestrado em Educação

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