???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10564
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMaia, Francianne Farias dos Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7628860808088698eng
dc.contributor.advisor1Santos, João Otacilio Libardoni dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1487941865277973eng
dc.contributor.referee1Formiga, Nilton Soares-
dc.contributor.referee2Fidelis, Andréa Cristina Fermiano-
dc.contributor.referee3Matos, Maria Almerinda de Souza-
dc.contributor.referee4Fernandes, Wânia Ribeiro-
dc.date.issued2024-01-05-
dc.identifier.citationMAIA, Francianne Farias dos Santos. Estressores sociais, apoio social e coping no contexto escolar: repercussões sobre transtornos emocionais de estudantes com deficiência física. 2024. 148 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10564-
dc.description.resumoAs discussões sobre a deficiência pelo viés dos Direitos Humanos, expande as possibilidades de análises para uma investigação sociológica, baseadas nos princípios da dignidade humana e o respeito às diferenças, reconhecendo a deficiência como produto das barreiras impostas pela sociedade, estas físicas, atitudinais e simbólicas que contribuem para a discriminação, estigmas e exclusão social, frutos da desigualdade. Nesse sentido, sabendo-se que a inclusão escolar é um direito fundamental, garantido e conquistado para todas as pessoas, diversos estudos têm investigado a inclusão de pessoas com deficiência no contexto escolar por diferentes vertentes, assim, destacamos o campo da saúde mental como um dos indicativos para compreender a educação desenvolvida para esse público, pois as barreiras socialmente enraizadas poderão afetar a saúde mental do aluno e em consequência comprometer o seu direito à escolarização. Assim, elencamos como objetivo geral desta tese: Compreender de que forma os estressores sociais afetam os recursos pessoais e a saúde mental de estudantes com deficiência. A pesquisa é de caráter descritivo, de corte transversal com abordagem quantitativa, do tipo empírico-analítica e seguiu os pressupostos do estudo sociológico do Processo de Estresse e do Modelo baseado em Direitos Humanos. Participaram da investigação, 51 alunos com deficiência física, matriculados em escolas estaduais da cidade de Manaus. Para a coleta de dados utilizamos os seguintes instrumentos e a análise seguiu conforme suas orientações: Escala Califórnia de Vitimização do Bullying; Escala Conexão com a Escola; Escala RSQ-AS; Escala de Autoestima de Rosenberg e a Escala de Depressão, Ansiedade e Estresse. Para verificar a hipótese elencada, um modelo de equações estruturais (SEM) foi empregado. A partir da comprovação da tese, identificamos que os alunos com deficiência física ao vivenciarem restrições quanto à sua plena participação, advindas das barreiras sociais impostas por um ambiente social excludente, sendo este a escola e todos os elementos que a compõe, demonstraram vivenciar estressores que comprometeram os seus recursos pessoais e sociais, corroborando para que esses jovens apresentassem indicativos de transtorno emocional. Entretanto, outros importantes resultados foram encontrados, corroborando para o entendimento de que é imprescindível desenvolver uma educação baseada em Direitos Humanos, pois, consideramos como um alicerce para que sejam desenvolvidas práticas de reflexões sobre as questões de discriminação, opressão, valorização das distintas culturas, diferenças e ainda sobre a violação dos direitos, para que se reverbere em verdadeiras mudanças sociais.eng
dc.description.abstractDiscussions about disability from a Human Rights perspective expand the possibilities of analysis for sociological investigation, based on the principles of human dignity and respect for differences, recognizing disability as a product of barriers imposed by society, these being physical, attitudinal and symbolic. that contribute to discrimination, stigma and social exclusion, resulting from inequality. In this sense, knowing that school inclusion is a fundamental right, guaranteed and achieved for all people, several studies have investigated the inclusion of people with disabilities in the school context from different perspectives, thus, we highlight the field of mental health as a indicators to understand the education developed for this audience, as socially rooted barriers may affect the student's mental health and consequently compromise their right to schooling. Therefore, we list the general objective of this thesis as: Understanding how social stressors affect the personal resources and mental health of students with disabilities. The research is descriptive, cross-sectional with a quantitative approach, empirical-analytical and followed the assumptions of the sociological study of the Stress Process and the Model based on Human Rights. Fifty-one students with physical disabilities, enrolled in state schools in the city of Manaus, participated in the investigation. To collect data, we used the following instruments and the analysis followed its guidelines: California Bullying Victimization Scale; School Connection Scale; RSQ-AS Scale; Rosenberg Self-Esteem Scale and the Depression, Anxiety and Stress Scale. To verify the hypothesis listed, a structural equation model (SEM) was used. From the proof of the thesis, we identified that students with physical disabilities, when experiencing restrictions regarding their full participation, arising from social barriers imposed by an exclusionary social environment, this being the school and all the elements that make it up, demonstrated experiencing stressors that compromised their personal and social resources, confirming that these young people showed signs of emotional disorder. However, other important results were found, corroborating the understanding that it is essential to develop an education based on Human Rights, as we consider it a foundation for developing practices of reflection on issues of discrimination, oppression, appreciation of different cultures and differences and also on the violation of rights, so that it results in true social changes.eng
dc.description.sponsorshipFAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonaseng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/80259/Tese_FrancianneMaiaPPGE.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãoeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãoeng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEducação inclusivapor
dc.subjectInclusão escolarpor
dc.subjectAssédio nas escolaspor
dc.subjectPessoas com deficiência - Educaçãopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS: EDUCACAOeng
dc.titleEstressores sociais, apoio social e coping no contexto escolar: repercussões sobre transtornos emocionais de estudantes com deficiência físicaeng
dc.typeTeseeng
dc.subject.userDireitos humanospor
dc.subject.userInclusãopor
dc.subject.userAluno com deficiênciapor
dc.subject.userBullyingpor
dc.subject.userSaúde mentalpor
Appears in Collections:Doutorado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese_FrancianneMaiaPPGE.pdf1.52 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.