???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10588
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCastro, Juliana Mota de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3962437023023716eng
dc.contributor.advisor1Falcão, Nádia Maciel-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5182856984673000eng
dc.contributor.advisor-co1Caldas, Edla Cristina Rodrigues-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1586747721284754eng
dc.contributor.referee2Silva, Fabrício Valentim da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7907037135314095eng
dc.contributor.referee3Almeida, Elmir de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1315685209944315eng
dc.date.issued2024-09-27-
dc.identifier.citationCASTRO, Juliana Mota de. A implantação do novo ensino médio no contexto do ensino mediado por tecnologias em uma escola da zona rural rodoviária do Amazonas: a perspectiva dos jovens estudantes. 2024. 168 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10588-
dc.description.resumoO trabalho investiga a implantação do Novo Ensino Médio no contexto do ensino presencial mediado por tecnologias em uma escola da zona rural rodoviária de Manaus, a partir da perspectiva dos jovens estudantes. A pesquisa foi desenvolvida segundo a abordagem da pesquisa qualitativa reconstrutiva (Bohnsack, 2020), utilizando como principal procedimento metodológico, os Grupos de Discussão, na perspectiva do Método Documentário (Mannheim, 1952). A metodologia incorporou também uma revisão da literatura e a análise da Proposta Curricular Pedagógica do Ensino Médio do Amazonas e do Referencial Curricular Amazonense do Ensino Médio. Considerando a escola como o lugar onde as transformações anunciadas pelo novo ensino médio serão inicialmente percebidas, este estudo faz uma análise da Reforma a partir da escuta de um grupo de sujeitos cujas trajetórias escolares ficarão marcadas por fazerem parte das primeiras turmas do chamado Novo Ensino Médio no estado do Amazonas. Foram realizados 3 grupos de discussão com jovens do sexo masculino e feminino, matriculados no Ensino Médio Presencial Mediado por Tecnologias de uma escola da zona rural rodoviária da capital amazonense. Os resultados da pesquisa apontam que, na rede estadual do Amazonas, a implantação do Novo Ensino Médio não atende às demandas dos jovens locais. A análise do ensino médio mediado por tecnologias em uma escola da zona rural rodoviária mostra que, apesar de haver recursos tecnológicos disponíveis, a infraestrutura e suporte tecnológico ainda são limitados. A perspectiva dos jovens sobre a implantação do NEM revela que a maioria dos estudantes entrevistados sentem uma desconexão entre o currículo e suas realidades e interesses, demandando por maior participação na definição do que é ensinado.eng
dc.description.abstracthe study investigates the implementation of the New High School within the context of face to-face education mediated by technology in a rural school in the highway zone of Manaus, from the perspective of young students. The research was developed according to the reconstructive qualitative research approach (Bohnsack, 2020), using focus groups as the main methodological procedure, in line with the Documentary Method perspective (Mannheim, 1952). The methodology also included a literature review and analysis of the Pedagogical Curriculum Proposal for High School in Amazonas and the Amazonian Curriculum Reference for High School. Considering the school as the place where the transformations announced by the new high school will initially be perceived, this study analyzes the reform through the perspectives of a group of subjects whose educational trajectories will be marked by being part of the first classes of the so-called New High School in the state of Amazonas. Three focus groups were conducted with male and female students enrolled in the Face-to-Face High School Mediated by Technology at a rural school in the capital of Amazonas. The results indicate that, in the state education system of Amazonas, the implementation of the New High School does not meet the demands of local youth. The analysis of technology-mediated high school in a rural highway school shows that, despite available technological resources, the infrastructure and technological support are still limited. The students' perspectives on the implementation of the New High School reveal that the majority feel a disconnection between the curriculum and their realities and interests, calling for greater participation in defining what is taught.eng
dc.description.sponsorshipFAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonaseng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/80528/DISS_JulianaCastro_PPGE.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãoeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãoeng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectEnsino via Webpor
dc.subjectEstudantes do ensino médiopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO: FUNDAMENTOS DA EDUCACAOeng
dc.titleA implantação do novo ensino médio no contexto do ensino mediado por tecnologias em uma escola da zona rural rodoviária no Amazonas: a perspectiva dos jovens estudanteseng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-3196-0341eng
dc.contributor.advisor-co1orcidhttps://orcid.org/0000-0003-2770-9346eng
dc.creator.orcidhttps://orcid.org/0009-0001-9239-5737eng
dc.subject.userNovo ensino médiopor
dc.subject.userJovens estudantespor
dc.subject.userEnsino mediado por tecnologiapor
dc.subject.userMétodo documentáriopor
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_JulianaCastro_PPGE.pdf 1.48 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.