???jsp.display-item.social.title??? |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10588
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Castro, Juliana Mota de | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3962437023023716 | eng |
dc.contributor.advisor1 | Falcão, Nádia Maciel | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5182856984673000 | eng |
dc.contributor.advisor-co1 | Caldas, Edla Cristina Rodrigues | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1586747721284754 | eng |
dc.contributor.referee2 | Silva, Fabrício Valentim da | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7907037135314095 | eng |
dc.contributor.referee3 | Almeida, Elmir de | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/1315685209944315 | eng |
dc.date.issued | 2024-09-27 | - |
dc.identifier.citation | CASTRO, Juliana Mota de. A implantação do novo ensino médio no contexto do ensino mediado por tecnologias em uma escola da zona rural rodoviária do Amazonas: a perspectiva dos jovens estudantes. 2024. 168 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024. | eng |
dc.identifier.uri | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10588 | - |
dc.description.resumo | O trabalho investiga a implantação do Novo Ensino Médio no contexto do ensino presencial mediado por tecnologias em uma escola da zona rural rodoviária de Manaus, a partir da perspectiva dos jovens estudantes. A pesquisa foi desenvolvida segundo a abordagem da pesquisa qualitativa reconstrutiva (Bohnsack, 2020), utilizando como principal procedimento metodológico, os Grupos de Discussão, na perspectiva do Método Documentário (Mannheim, 1952). A metodologia incorporou também uma revisão da literatura e a análise da Proposta Curricular Pedagógica do Ensino Médio do Amazonas e do Referencial Curricular Amazonense do Ensino Médio. Considerando a escola como o lugar onde as transformações anunciadas pelo novo ensino médio serão inicialmente percebidas, este estudo faz uma análise da Reforma a partir da escuta de um grupo de sujeitos cujas trajetórias escolares ficarão marcadas por fazerem parte das primeiras turmas do chamado Novo Ensino Médio no estado do Amazonas. Foram realizados 3 grupos de discussão com jovens do sexo masculino e feminino, matriculados no Ensino Médio Presencial Mediado por Tecnologias de uma escola da zona rural rodoviária da capital amazonense. Os resultados da pesquisa apontam que, na rede estadual do Amazonas, a implantação do Novo Ensino Médio não atende às demandas dos jovens locais. A análise do ensino médio mediado por tecnologias em uma escola da zona rural rodoviária mostra que, apesar de haver recursos tecnológicos disponíveis, a infraestrutura e suporte tecnológico ainda são limitados. A perspectiva dos jovens sobre a implantação do NEM revela que a maioria dos estudantes entrevistados sentem uma desconexão entre o currículo e suas realidades e interesses, demandando por maior participação na definição do que é ensinado. | eng |
dc.description.abstract | he study investigates the implementation of the New High School within the context of face to-face education mediated by technology in a rural school in the highway zone of Manaus, from the perspective of young students. The research was developed according to the reconstructive qualitative research approach (Bohnsack, 2020), using focus groups as the main methodological procedure, in line with the Documentary Method perspective (Mannheim, 1952). The methodology also included a literature review and analysis of the Pedagogical Curriculum Proposal for High School in Amazonas and the Amazonian Curriculum Reference for High School. Considering the school as the place where the transformations announced by the new high school will initially be perceived, this study analyzes the reform through the perspectives of a group of subjects whose educational trajectories will be marked by being part of the first classes of the so-called New High School in the state of Amazonas. Three focus groups were conducted with male and female students enrolled in the Face-to-Face High School Mediated by Technology at a rural school in the capital of Amazonas. The results indicate that, in the state education system of Amazonas, the implementation of the New High School does not meet the demands of local youth. The analysis of technology-mediated high school in a rural highway school shows that, despite available technological resources, the infrastructure and technological support are still limited. The students' perspectives on the implementation of the New High School reveal that the majority feel a disconnection between the curriculum and their realities and interests, calling for greater participation in defining what is taught. | eng |
dc.description.sponsorship | FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufam.edu.br/retrieve/80528/DISS_JulianaCastro_PPGE.pdf.jpg | * |
dc.language | por | eng |
dc.publisher | Universidade Federal do Amazonas | eng |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | eng |
dc.publisher.country | Brasil | eng |
dc.publisher.initials | UFAM | eng |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Educação | eng |
dc.rights | Acesso Aberto | - |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Ensino via Web | por |
dc.subject | Estudantes do ensino médio | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO: FUNDAMENTOS DA EDUCACAO | eng |
dc.title | A implantação do novo ensino médio no contexto do ensino mediado por tecnologias em uma escola da zona rural rodoviária no Amazonas: a perspectiva dos jovens estudantes | eng |
dc.type | Dissertação | eng |
dc.contributor.advisor1orcid | https://orcid.org/0000-0002-3196-0341 | eng |
dc.contributor.advisor-co1orcid | https://orcid.org/0000-0003-2770-9346 | eng |
dc.creator.orcid | https://orcid.org/0009-0001-9239-5737 | eng |
dc.subject.user | Novo ensino médio | por |
dc.subject.user | Jovens estudantes | por |
dc.subject.user | Ensino mediado por tecnologia | por |
dc.subject.user | Método documentário | por |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISS_JulianaCastro_PPGE.pdf | 1.48 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.