???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10601
???metadata.dc.type???: Tese
Title: Por menos suposições e mais oportunidades: Juventude e Projeto de Vida em escolas de ensino médio em tempo integral no Amazonas.
???metadata.dc.creator???: Caldas, Rafaela Silva Marinho 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Falcão, Nádia Maciel
???metadata.dc.contributor.referee1???: Lopes, Camila Ferreira da Silva
???metadata.dc.contributor.referee2???: Garcia, Fabiane Maia
???metadata.dc.contributor.referee3???: Weller, Wivian Jany
???metadata.dc.contributor.referee4???: Bassalo, Lucélia de Moraes Braga
???metadata.dc.description.resumo???: A pesquisa busca compreender quais os sentidos que os jovens estudantes atribuem às experiências escolares voltadas à construção do projeto de vida em escolas do Programa Escola Ativa no Amazonas. Esse programa foi implementado em escolas de ensino médio em tempo integral no Amazonas e fundamenta-se em um modelo de escola replicável que visa centralizar o jovem e os seus projetos de vida. Com base em referenciais das áreas da Educação, Sociologia e Antropologia, o estudo apoia-se na concepção de projeto de vida atrelada à conduta humana e entende que em meio às novas configurações que permeiam o contexto contemporâneo, os jovens necessitam de suporte para a viabilização de seus projetos de vida. A escola de ensino médio é considerada uma instituição importante para auxiliar os jovens com relação aos seus projetos. Mais recente, no contexto da reforma do ensino médio brasileiro, esse reconhecimento da relação entre escola e projeto de vida, ganhou destaque na implementação do Novo Ensino Médio em escolas das diferentes regiões. O Programa Escola Ativa, implementado em escolas públicas de ensino médio no Amazonas, demonstra que é principalmente por meio da curricularização que o projeto de vida é inserido nas escolas. Assim, a investigação contextualiza a implementação do Programa Escola Ativa em escolas de ensino médio em tempo integral no Amazonas; identifica as concepções presentes no modelo pedagógico do programa voltado aos projetos de vida; e verifica quais experiências escolares sedimentadas no estoque de conhecimento dos jovens contribuem para a construção dos seus projetos. A pesquisa é de natureza qualitativa, ancora-se na fenomenologia social de Alfred Schutz, faz uso de ferramentas como documentos, questionário exploratório e entrevistas semi-estruturadas e, para a análise, utiliza técnicas da análise de conteúdo. Os resultados apontam que a proposta do Programa Escola Ativa fundamenta-se em um concepção instrumental de projeto de vida e responsabiliza os jovens pelo êxito ou fracasso de seus projetos. Embora as experiências escolares vivenciadas pelos jovens voltadas à construção do projeto de vida correspondam às atividades desenvolvidas nos componentes curriculares Projeto de Vida e Pós-Médio, estas divergem das experiências consideradas relevantes pelos jovens para a construção de seus projetos de vida. Para os jovens, os professores, as aulas, os projetos e outras ações da escola correspondem às experiências relevantes sedimentadas em seus estoques de conhecimentos que contribuíram para que ao menos pudessem esboçar os seus projetos.
Abstract: The research tries to understand the meanings that young students attribute to school experiences linked at building a life project in schools of Escola Ativa Program in Amazonas state. This program was carried out in full-time high schools in Amazonas state and is based on a replicable school model that aims to center young students and their life projects. Based on references from the areas of Education, Sociology and Anthropology, this study is supported at the concept of a life project linked to human conduct and understands that because of the new configurations that permeate the contemporary context, the young students need support to make their life projects viable. The school of high school is considered an important institution to help young students with their projects. More recently, in the context of the reform of Brazilian high school education, this recognition of the relationship between school and life project gained prominence in the implementation of the New High School at schools in different regions. The Escola Ativa Program, carried out in public high schools in Amazonas state, demonstrates that it´s mainly through curricularization that the life project is inserted in schools. This way, the investigation contextualizes the implementation of the Escola Ativa Program in full-time high schools in Amazonas state. It identifies the concepts present in the pedagogical model of the program with focus on life projects; and verifies which school experiences embedded in the young students' stock of knowledge contribute to the building of their projects. The research is qualitative and is based in Alfred Schutz's social phenomenology, uses documentary research and instruments such as exploratory surveys and semi-structured interviews and, for analysis, uses content analysis techniques. The results indicate that the proposal of the Escola Ativa Program is based on an instrumental conception of life projects and holds young people responsible for the success or failure of their projects. Although the school experiences experienced by young students linked at building their life projects correspond to the activities developed in the Life Project and Post-Secondary curricular components, these differ from the experiences considered relevant by young students for construction of their life projects. For young students, the teachers, the classes, the projects and other school activities correspond to relevant experiences inside in their knowledge stocks that contributed to them being able to at least outline their projects.
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
???metadata.dc.subject.user???: Projeto de Vida
Ensino Médio
Juventude
Programa Escola Ativa
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: CALDAS, Rafaela Silva Marinho. Por menos suposições e mais oportunidades: Juventude e Projeto de Vida em escolas de ensino médio em tempo integral no Amazonas. 2024. 270 f. Tese (Doutorado em Educação) -Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM)
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10601
Issue Date: 23-Oct-2024
Appears in Collections:Doutorado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TESE_RafaelaCaldas_PPGE.pdf4.1 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.