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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Conexões entre física, fenômenos naturais e mudanças climáticas para ensino das ciências ambientais
???metadata.dc.creator???: Rezende, Sheila Castro Libório 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Cavalcante, Katia Viana
???metadata.dc.contributor.referee1???: Nascimento, Rosemery da Silva
???metadata.dc.contributor.referee2???: Romano, Roberta Girardi
???metadata.dc.description.resumo???: A integração entre o ensino de física e as ciências ambientais pode ser significativamente aprimorada por meio do estudo de fenômenos naturais e da aplicação de atividades práticas. Ao investigar conceitos fundamentais da física, como mecânica, termodinâmica e eletricidade, os estudantes conseguem compreender como esses princípios estão intrinsecamente ligados ao meio ambiente, seja na formação de tempestades, na erosão do solo ou no ciclo hidrológico. O uso de experiências práticas, como a criação de modelos de tornados, simulações de mudanças climáticas e medições de consumo energético, oferece uma maneira concreta de entender a teoria, conectando- a diretamente à realidade cotidiana e incentivando a conscientização ambiental. Essa abordagem permite que os estudantes visualizem a física não apenas como um conjunto de fórmulas abstratas, mas como algo essencial para compreender os processos naturais e os impactos das atividades humanas no planeta. Nesse cenário, o objetivo deste trabalho foi desenvolver um produto técnico-tecnológico que proporcionasse aos estudantes uma compreensão mais profunda dos fenômenos naturais, com ênfase especial no fenômeno do vórtice. O fenômeno do vórtice, que descreve a movimentação rotacional de um fluido, é uma excelente oportunidade para explorar conceitos de dinâmica de fluidos, vorticidade e movimento em sistemas naturais, além de outros conceitos, como temperatura, calor e equilíbrio térmico que também está presente no contexto das ciências ambientais. Para isso, o método de pesquisa adotado foi o estudo de caso, envolvendo atividades práticas que validaram um simulador de vórtices desenvolvido como recurso educacional. Participaram da atividade estudantes das 1ª e 2ª séries do Novo Ensino Médio da Escola Estadual Mirtes Rosa Mendes de Mendonça Lima, localizada em Itacoatiara/AM, onde o simulador foi utilizado para demonstrar o comportamento de vórtices em um ambiente controlado. A pesquisa incluiu a aplicação de um formulário de avaliação antes e depois da atividade para medir a compreensão dos estudantes sobre o conteúdo abordado. Essa avaliação visou não apenas aferir o impacto do simulador no entendimento dos fenômenos físicos, mas também identificar como essa abordagem prática contribui para o envolvimento dos estudantes com as ciências ambientais. O VortexSim é um recurso educacional direcionado à Educação Básica, especialmente adequado para as séries finais do Ensino Fundamental e para o Novo Ensino Médio. Este simulador visa ilustrar a relação entre o fenômeno do vórtice e os conceitos físicos que o explicam. Espera-se que o uso desse dispositivo contribua significativamente para o ensino de Física e Ciências Ambientais, proporcionando aos estudantes uma compreensão mais concreta dos processos naturais e despertando seu interesse pelos temas relacionados ao meio ambiente. Ao integrar o estudo de fenômenos naturais com a prática experimental, o VortexSim não só facilita a aprendizagem da Física, mas também estimula uma reflexão crítica sobre os impactos ambientais das interações naturais e humanas no mundo ao nosso redor. A aplicação de atividades práticas pode proporcionar aos estudantes uma experiência educativa mais envolvente, incentivando o desenvolvimento de competências científicas e ambientais, ao mesmo tempo que torna o aprendizado mais dinâmico e relevante para as questões contemporâneas que afetam o nosso planeta.
Abstract: The integration between physics and environmental sciences can be significantly improved through the study of natural phenomena and the application of practical activities. By investigating fundamental concepts of physics, such as mechanics, thermodynamics and electricity, students can understand how these principles are intrinsically linked to the environment, whether in the formation of storms, soil erosion or the hydrological cycle. The use of practical experiences, such as creating tornado models, simulating climate change and measuring energy consumption, offers a concrete way to understand the theory, connecting it directly to everyday reality and encouraging environmental awareness. This approach allows students to view physics not only as a set of abstract formulas, but as something essential to understanding natural processes and the impacts of human activities on the planet. In this scenario, the objective of this work was to develop a technical-technological product that would provide students with a deeper understanding of natural phenomena, with a special emphasis on the vortex phenomenon. The vortex phenomenon, which describes the rotational motion of a fluid, is an excellent opportunity to explore concepts of fluid dynamics, vorticity, and motion in natural systems, as well as other concepts such as temperature, heat, and thermal equilibrium, which are also present in the context of environmental sciences. To this end, the research method adopted was the case study, involving practical activities that validated a vortex simulator developed as an educational resource. Students from the 1st and 2nd grades of the Novo Ensino Médio at Escola Estadual Mirtes Rosa Mendes de Mendonça Lima, located in Itacoatiara/AM, participated in the activity, where the simulator was used to demonstrate the behavior of vortices in a controlled environment. The research included the application of an evaluation form before and after the activity to measure the students' understanding of the content covered. This evaluation aimed not only to measure the impact of the simulator on the understanding of physical phenomena, but also to identify how this practical approach contributes to the students' involvement with environmental sciences. VortexSim is an educational resource aimed at Basic Education, especially suitable for the final years of Elementary School and the New High School. This simulator aims to illustrate the relationship between the vortex phenomenon and the physical concepts that explain it. It is expected that the use of this device will contribute significantly to the teaching of physics and environmental sciences, providing students with a more concrete understanding of natural processes and awakening their interest in topics related to the environment. By integrating the study of natural phenomena with experimental practice, VortexSim not only facilitates the learning of physics, but also stimulates critical reflection on the environmental impacts of natural and human interactions in the world around us. The application of practical activities can provide students with a more engaging educational experience, encouraging the development of scientific and environmental skills, while making learning more dynamic and relevant to contemporary issues that affect our planet.
Keywords: Climatologia
Mudanças climáticas
Física - Estudo e ensino
???metadata.dc.subject.cnpq???: OUTROS
???metadata.dc.subject.user???: Emergências climáticas
Eventos climáticos
Ensino de física
Fenômeno vórtice
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Centro de Ciências do Ambiente
???metadata.dc.publisher.program???: Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais
Citation: REZENDE, Sheila Castro Libório. Conexões entre física, fenômenos naturais e mudanças climáticas para ensino das ciências ambientais. 2024. 73 f. Dissertação (Mestrado em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais, Universidade Federal do Amazonas, Itacoatiara (AM), 2024.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10613
Issue Date: 15-Oct-2024
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais

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