???jsp.display-item.social.title??? |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10620
???metadata.dc.type???: | Dissertação |
Title: | Histórias em quadrinho: uma abordagem criativa produzida por alunos do 6º ano |
Other Titles: | Cómics: una aproximación creativa producida por alumnos de 6º de primaria Comics: a creative approach produced by 6th grade students La BD : une démarche créative réalisée par des élèves de 6e |
???metadata.dc.creator???: | Viana, Deuker Tavares ![]() |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Lopes, Valter Frank de Mesquita |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | Pinto, Renato Antônio Brandão Medeiros |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | Melo, Claudia Carnevskis de |
???metadata.dc.description.resumo???: | Este trabalho apresenta experiências docentes em sala de aula para o Mestrado em Artes. Está sendo realizado no Colégio Militar Tenente Coronel Cândido José Mariano (CMPMV) com as turmas do 6º ano fundamental II. Descreve inicialmente propostas de exercícios práticos, com o intuito de promover e despertar nos alunos a experiência artística, a criatividade e o protagonismo. Foram feitas atividades em modelagem e desenho, após os experimentos uma questão ficou em evidência, surgia sempre uma resistência acompanhada de uma preocupação na hora da criação, onde foi perceptivo bloqueios nas atividades de criação, situação essa que despertou o interesse da problemática deste estudo, um fazer artístico condicionado a padrões hegemônicos e estilizados. A linguagem escolhida foi o desenho por meio de Histórias em Quadrinhos, trabalhando a criatividade e a poética. A temática foi pensada com uma proposta cultural envolvendo questões ambientais que circundam nossa região, nesse caso a criação de um personagem protetor da Amazônia. A metodologia aplicada foi a A/r/tografia (Dias; Irwin, 2013), por meio dela pôde-se chegar à questão principal que ocorreu de forma explícita em todas as etapas desse estudo, parte dos alunos usavam como argumento o fato de não saber desenhar. Para entender e elaborar estratégias, se fez necessário usar como referências pesquisadores e suas colaborações condutores fundamentais para trilhar os caminhos e os resultados obtidos, por meio desses estudos foi possível reunir informações que julgamos que serão colaborativas as aulas de artes que envolvem como eixo principal os processos de criação no ensino de artes. |
Abstract: | Este trabajo presenta experiencias docentes en el aula de la Maestría en Artes. Se realiza en el Colegio Militar Tenente Coronel Cândido José jMariano (CMPMV) con clases del 6º año de la enseñanza básica II. Inicialmente se describen propuestas de ejercicios prácticos, con el objetivo de promover y despertar la experiencia artística, la creatividad y el protagonismo en los estudiantes. Se realizaron actividades de modelado y dibujo, luego de los experimentos se hizo evidente una problemática, siempre apareció una resistencia acompañada de una preocupación al momento de la creación, situación que despertó el interés del problema de este estudio, una práctica artística condicionada a la hegemonía. y estándares estilizados. El lenguaje elegido fue el dibujo a través del cómic, trabajando la creatividad y la poética. El tema fue diseñado con una propuesta cultural que involucra cuestiones ambientales que rodean a nuestra región, en este caso la creación de un carácter protector de la Amazonía. La metodología aplicada fue la A/r/tografía (Dias; Irwin, 2013), a través de la cual se pudo llegar al tema principal que se presentó de manera explícita en todas las etapas de este estudio, donde se percibieron bloqueos en las actividades de creación debido a grandes algunas de las Los estudiantes utilizaron el hecho de que no sabían dibujar como argumento. Para comprender y desarrollar estrategias fue necesario utilizar como referentes a los investigadores y sus colaboraciones, impulsores fundamentales para seguir los caminos y resultados obtenidos, a través de estos estudios fue posible recopilar información que creemos será colaborativa en las clases de artes que involucran como su eje principal los procesos creativos en la enseñanza de las artes. |
Keywords: | Histórias em quadrinhos na educação Artes - Estudo e ensino |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES |
???metadata.dc.subject.user???: | Criatividade Ensino de artes visuais Histórias em quadrinhos Meio ambiente |
Language: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal do Amazonas |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UFAM |
???metadata.dc.publisher.department???: | Faculdade de Artes |
???metadata.dc.publisher.program???: | Programa de Pós-graduação em Artes |
Citation: | VIANA, Deuker Tavares. Histórias em quadrinho: uma abordagem criativa produzida por alunos do 6º ano. 2024. 55 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
???metadata.dc.rights.uri???: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10620 |
Issue Date: | 18-Sep-2024 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Artes |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISS_DeukerViana_PROFARTES.pdf | 4.42 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.