???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10627
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Physical Literacy e Desempenho em Leitura de escolares amazônicos : um estudo de associação
Other Titles: Physical literacy and reading performance of amazonian schoolchildren: an association study
???metadata.dc.creator???: Almeida, Thiago da Cruz de 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Souza, Cleverton José Farias de
First advisor-co: Feitoza, Anderson Henry Pereira
???metadata.dc.contributor.referee1???: Ferreira, Lúcio Fernandes
???metadata.dc.contributor.referee2???: Cattuzzo, Maria Teresa
???metadata.dc.description.resumo???: Fundamentação: O envolvimento permanente em atividades físicas ao longo da vida necessita do Physical Literacy, um fenômeno que abrange o desenvolvimento humano, incluindo as dimensões afetiva, física, comportamental e cognitiva. Assim, parece plausível esperar que o Physical Literacy esteja relacionado a desempenhos escolares que ocorrem nestes mesmos domínios, tal como o desempenho em leitura, do domínio cognitivo. Estudos prévios, no entanto, apresentam resultados conflitantes e não há estudos desta temática na região amazônica. Objetivo: Investigar a associação entre Physical Literacy e Desempenho em Leitura de escolares amazônicos. Método: Trata-se de um estudo de associação, transversal e de abordagem quantitativa realizado com escolares amazônicos (n=100; idade entre 10 e 13 anos; 43% do sexo masculino) de 3 escolas públicas do município de Borba (Amazonas); foi utilizado o Assessment Brazilian for Children from Physical Literacy, Questionário de Atividade Física de Lazer, Índice de Massa Corporal, Supine-To-Stand (STS) e Subteste de Desempenho em Leitura–II; e para análise de dados teste de correlação de Spearman (p ≤ 0,05). Resultados: Entre as variáveis do Physical Literacy, a competência motora apresentou correlação significativa com o desempenho em leitura, sugerindo que tal pode desempenhar um papel fundamental na promoção de processos cognitivos relacionados à aprendizagem da leitura. Conclusão: A implementação de abordagens holísticas e inclusivas no âmbito de investigações relacionadas ao desenvolvimento integral de crianças e adolescentes se faz necessário, para transcender o campo das ideias e ocupar espaços educativos para a promoção de um estilo de vida saudável e ativo sob o prisma da Educação Inclusiva e Direitos Humanos.
Abstract: Rationale: Permanent involvement in physical activities throughout life requires Physical Literacy, a phenomenon encompassing human development, including the affective, physical, behavioral and cognitive dimensions. Thus, it seems plausible to expect Physical Literacy to be related to school performance that occurs in these same domains, such as reading performance in the cognitive domain. However, Previous studies have presented conflicting results, and no studies on this subject in the Amazon region. Objective: To investigate the association between Physical Literacy and Reading Performance in Amazonian schoolchildren. Method: This is an association, cross-sectional, quantitative study carried out with Amazonian schoolchildren (n=100; aged between 10 and 13 years; 43% male) from 3 public schools in the municipality of Borba (Amazonas); the Brazilian Assessment for Children from Physical Literacy, Leisure Physical Activity Questionnaire, Body Mass Index, Supine-To-Stand (STS) and Reading Performance Subtest-II were used; and Spearman's correlation test (p ≤ 0.05) was used to analyze the data. Results: Among the Physical Literacy variables, motor competence showed a significant correlation with reading performance, suggesting that it can play a fundamental role in promoting cognitive processes related to learning to read. Conclusion: The implementation of holistic and inclusive approaches in investigations related to the comprehensive development of children and adolescents is necessary to transcend theoretical ideas and occupy educational spaces for promoting a healthy and active lifestyle under the framework of Inclusive Education and Human Rights.
Keywords: Aprendizagem motora
Educação pelo movimento
Educação inclusiva - Amazônia
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
???metadata.dc.subject.user???: Desenvolvimento Motor
Desempenho Acadêmico
Educação Inclusiva
Amazônia
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: ALMEIDA, Thiago da Cruz de. Physical Literacy e Desempenho em Leitura de escolares amazônicos : um estudo de associação. 2024. 104 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10627
Issue Date: 26-Sep-2024
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_ThiagoAlmeida_PPGE.pdf 4.09 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.