???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10633
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorOliveira, Rodrigo Augusto Verçosa de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5182090702098717eng
dc.contributor.advisor1Pereira, Henrique dos Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1352117560279931eng
dc.contributor.referee1Costa, Graciete Guerra da-
dc.contributor.referee2Lima, Raimundo Martins de-
dc.date.issued2024-10-29-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Rodrigo Augusto Verçosa de. Espaços inclusivos: o meio ambiente como instrumento pedagógico facilitador de aprendizagem. 2024. 92 f. Dissertação (Mestrado em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais) - Universidade Federal do Amazonas, Itacoatiara (AM), 2024.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10633-
dc.description.resumoEsta dissertação de mestrado demonstra a importância da acessibilidade em espaços inclusivos formais e não formais e a utilização de espaços naturais e seus recursos ambientais como instrumentos pedagógicos de aprendizagem. Este texto objetivou investigar o grau de acessibilidade em espaços formais e não formais no Instituto Federal do Amazonas - campus Maués, avaliando a acessibilidade arquitetônica com base nas normas da ABNT/NBR-9050 e identificando os desafios enfrentados por educandos com deficiência, e se propõe a destacar a necessidade de uma mudança de paradigma, em que a natureza deixe de ser vista como objeto e passe a ser vista como sujeito, podendo tornar-se aliada no processo formador de educandos. Os resultados mostraram que a inclusão de elementos naturais em ambientes escolares melhora a interação e estimula a consciência ambiental, além de revelar necessidades específicas para promover uma acessibilidade mais autônoma. Alinhada ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 (ODS 4), que visa garantir uma educação inclusiva e equitativa de qualidade, a pesquisa apresenta, como produto educacional, um objeto digital de aprendizagem no ensino das ciências ambientais: uma planta de acessibilidade 3D. Esta ferramenta contempla as adaptações permitidas para uma estrutura inclusiva, que poderá ser utilizada como modelo para outras escolas brasileiras.eng
dc.description.abstractThis master's dissertation demonstrates the importance of accessibility in both formal and non-formal inclusive spaces and the use of natural spaces and their environmental resources as pedagogical learning tools. Its main objective is to investigate the level of accessibility in formal and non-formal spaces at the Federal Institute of Amazonas - Maués Campus, evaluating architectural accessibility based on ABNT NBR 9050 standards and identifying the challenges faced by students with disabilities. It aims to highlight the need for a paradigm shift in which nature is no longer seen as an object but as a subject, becoming an ally in the educational development process. The results showed that the inclusion of natural elements in school environments enhances interaction and fosters environmental awareness, while also revealing specific needs to promote more autonomous accessibility. Aligned with Sustainable Development Goal 4 (SDG 4), which aims to ensure inclusive and equitable quality education, the research presents, as an educational product, a digital learning tool for environmental science education: a 3D accessibility plan. This tool includes the necessary adaptations for an inclusive structure and can serve as a model for other Brazilian schools.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/81003/DISS_RodrigoOliveira_PROFCIAMB.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentCentro de Ciências do Ambienteeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programRede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientaiseng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectEducação Inclusiva - Amazôniapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASeng
dc.titleEspaços inclusivos: o meio ambiente como instrumento pedagógico facilitador de aprendizagemeng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-9113-1166eng
dc.subject.userAcessibilidadepor
dc.subject.userEducação inclusivapor
dc.subject.userPolíticas educacionaispor
dc.subject.userMeio ambientepor
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_RodrigoOliveira_PROFCIAMB.pdf1.12 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.