???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10646
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPachiel, Renata Costa-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/9469118756640189eng
dc.contributor.advisor1Monteiro, Marta de Faria e Cunha-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4672487830828193eng
dc.contributor.referee1Costa, Leonard Christy Souza-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6253814174927313eng
dc.contributor.referee2Soares, Neiva Maria Machado-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0745938602553968eng
dc.date.issued2024-10-14-
dc.identifier.citationPACHIEL, Renata Costa. O gênero textual história em quadrinhos no letramento visual: um estudo de caso no ensino-aprendizagem de língua portuguesa como segunda língua para surdos em uma escola pública de Manaus (AM). 2024. 93 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2024.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10646-
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo geral investigar o ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa como L2 para Surdos por meio da utilização do gênero textual HQ, para se promover o Letramento Visual, em uma escola pública de Manaus. Os objetivos específicos foram os de analisar como o ensino-aprendizagem de LP como L2 para Surdos por meio do gênero textual HQ contribui para o Letramento Visual e refletir acerca da prática docente dos professores envolvidos no ensino-aprendizagem de LP para Surdos. O aporte teórico referente à educação de Surdos no Brasil, foi embasado no art. 18 da Lei n.º 10.098, de 19 de dezembro de 2000 (Brasil, 2000), na Lei n.º 10.436/2002 (Brasil, 2002), no Decreto n.º 5.626, de 22 de dezembro de 2005 (Brasil, 2005), no Relatório sobre a Política Linguística de Educação Bilíngue – Língua Brasileira de Sinais e Língua Portuguesa (Brasil, 2014), no Plano Nacional de Educação – PNE (Brasil, 2014) aprovado por meio da Lei nº 13.005/2014, na Lei n.º 13.146, de 6 de julho de 2015 (Brasil, 2015), Fidalgo, Freitas e Vieira (2022), Pereira (2014), Stumpf e Linhares (2021) e Witkoski (2012). Sobre a Educação de Surdos no Amazonas, a pesquisa fundamentou-se em Costa (2023), Colombo (2012), no censo do IBGE (2012) e na Pesquisa Nacional de Saúde – PNS (Brasil, 2020). Relativo à teoria dos gêneros textuais, com foco no gênero textual HQ, a pesquisa foi ancorada em Bakhtin (1997), Cagnin (1975), Eguti (2001), Marcuschi (2001; 2003; 2008), Ramos (2014) e Santos (2003). Quanto à teoria dos letramentos, dando ênfase ao Letramento Visual de Surdos, a pesquisa fundamentou-se em Dondis (2007), Freire (1970), Gee (1990), Gesueli (2006), Kleiman (1995; 2001; 2006; 2007; 2008), Lebedeff (2010), Monteiro (2014), Oliveira (2006), Pedralli (2011), Santaella (2012), Sordi (2022) e Street (1995). Sobre o ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa como segunda língua (L2) para Surdos: o gênero textual História em Quadrinhos no letramento de Surdos, a pesquisa foi baseada na BNCC (Brasil, 2018), Cruz (2017), Damázio (2007), Fagundes (2017), Fernandes (2006), Fidalgo, Freitas e Vieira (2022), Filietaz (2006), Guarinello (2014), Koch e Elias (2007), Leffa (2016), Martinez (2012), Oliveira (2006; 2021), Pachiel (2019), Quadros (1997; 2014), Ramos (2014), Strobel (2008), Teixeira (2017) e Witkoski (2009; 2012; 2013). A pesquisa foi inserida na esfera da Linguística Aplicada, de caráter qualitativo e teve como metodologia o estudo de caso (Celani, 2005; Freitas, 2002; Gatti; André, 2010; Stake, 1998; Triviños, 1987; Yin, 2001). O contexto foi a Escola Estadual Augusto Carneiro dos Santos, situada na Zona Sul de Manaus (AM) e teve como instrumentos de pesquisa dois questionários, um de Perfil e um Investigativo, sendo os participantes dois professores de Língua Portuguesa dessa escola. Os procedimentos de geração de dados da pesquisa foram pautados de acordo com os postulados éticos apontados por Celani (2005) e para analisar os dados recorreu-se à Análise de Conteúdo de Bardin (2016). A análise de dados foi dividida em dois subcapítulos, o primeiro trata da HQ no ensino-aprendizagem de LP como L2 para Surdos na escola pública e o segundo, trata da percepção docente na promoção do Letramento Visual para Surdos. A análise dos dados revelou que o uso de Histórias em Quadrinhos (HQs) para promoção do Letramento Visual de Surdos é eficaz, inclusiva, envolvente e auxilia na habilidade da leitura, na compreensão e na expressão visual dos alunos Surdos, ao mesmo tempo em que celebra sua cultura e sua língua.eng
dc.description.abstractThe aim of this research was investigating the teaching-learning of Portuguese as a second language (L2) for the Deaf using the comic genre to promote visual literacy in a public school in Manaus. The objectives were to analyze how the teaching-learning of Portuguese as an L2 for the Deaf through the comic genre contributes to visual literacy, and to reflect on the teaching practice of teachers involved in the teaching-learning of Portuguese for the Deaf. The theoretical framework regarding the education of the Deaf in Brazil was based on Article 18 of Law n.º 10,098, of December 19, 2000 (Brazil, 2000), Law n.º 10,436/2002 (Brazil, 2002), Decree n.º 5,626, of December 22, 2005 (Brazil, 2005), the Report on the Linguistic Policy for Bilingual Education – Brazilian Sign Language and Portuguese Language (Brazil, 2014), in the National Education Plan – PNE (Brazil, 2014) approved through Law n.º 13,005/2014, Law n.º 13,146, of July 6, 2015 (Brazil, 2015), Fidalgo, Freitas and Vieira (2022), Pereira (2014), Stumpf and Linhares (2021) and Witkoski (2012). Regarding the education of Deaf in Amazonas, the research was grounded in Costa (2023), Colombo (2012), the IBGE census (2012) and the National Health Survey – PNS (Brazil, 2020). On the theory of textual genres, focusing on the comic genre, the research was anchored in Bakhtin (1997), Cagnin (1975), Eguti (2001), Marcuschi (2001; 2003; 2008), Ramos (2014) and Santos (2003). Regarding literacy theory, with emphasis on visual literacy for Deaf individuals, the research was based on Dondis (2007), Freire (1970), Gee (1990), Gesueli (2006), Kleiman (1995; 2001; 2006; 2007; 2008), Lebedeff (2010), Monteiro (2014), Oliveira (2006), Pedralli (2011), Santaella (2012), Sordi (2022) and Street (1995). Concerning the teaching-learning of Portuguese as an L2 for the Deaf: the comic genre in Deaf literacy, the research was based on the National Common Curricular Base – BNCC (Brasil, 2018), Cruz (2017), Damázio (2007), Fagundes (2017), Fernandes (2006), Fidalgo, Freitas and Vieira (2022), Filietaz (2006), Guarinello (2014), Koch and Elias (2007), Leffa (2016), Martinez (2012), Oliveira (2006; 2021), Pachiel (2019), Quadros (1997; 2014), Ramos (2014), Strobel (2008), Teixeira (2017) and Witkoski (2009; 2012; 2013). The research was conducted within the field of Applied Linguistics, with a qualitative approach and used a case study methodology (Celani, 2005; Freitas, 2002; Gatti; André, 2010; Stake, 1998; Triviños, 1987; Yin, 2001). The context was the Augusto Carneiro dos Santos State School, located in the South Zone of Manaus (AM) and the research instruments included a two Profile questionnaire and an Investigative questionnaire, with two Portuguese language teachers from that school as participants. The research data generation procedures were based on the ethical postulates highlighted by Celani (2005) and to the data analysis, Bardin’s Content Analysis (2016) was used. The data analysis was divided into two subchapters, the first discusses comic in the teaching-learning of Portuguese as an L2 for the Deaf in public schools, and the addresses the teacher’s perception in the promotion of visual literacy for the Deaf. The data analysis revealed that the use of comics to promote visual literacy for Deaf students is effective, inclusive, engaging and help to develop the reading skills, comprehension and visual expression in Deaf students, while also celebrating their culture and language.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/81238/DISS_RenataPachiel_PPGL.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraseng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letraseng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectLíngua portuguesa - Estudo e ensinopor
dc.subjectSurdos - Educaçãopor
dc.subjectSurdos - Meios de comunicação - Estudo e ensinopor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESeng
dc.titleO gênero textual história em quadrinhos no letramento visual: um estudo de caso no ensino-aprendizagem de língua portuguesa como segunda língua para surdos em uma escola pública de Manaus (AM)eng
dc.title.alternativeThe textual genre comic in visual literacy: a case study in the teaching-learning of Portuguese as a second language for the Deaf in a public school in Manaus (AM)eng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.subject.userLíngua portuguesapor
dc.subject.userGêneros textuaispor
dc.subject.userLetramento visualpor
dc.subject.userSurdospor
dc.subject.userHistória em quadrinhospor
Appears in Collections:Mestrado em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_RenataPachiel_PPGL.pdf2.57 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.