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https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10648
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Souza, Jerson Sandro Santos de | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9398786685141669 | eng |
dc.contributor.advisor1 | Mascarenhas, Suely Aparecida do Nascimento | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9048283421149753 | eng |
dc.contributor.referee1 | Silva, Iolete Ribeiro da | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6024598140248335 | eng |
dc.contributor.referee2 | Resende, Gisele Cristina | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0524959272545250 | eng |
dc.contributor.referee3 | Roazzi, Antonio | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/6108730498633062 | eng |
dc.contributor.referee4 | Cuevas Jiménez, Adrián | - |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/7380913545742811 | eng |
dc.date.issued | 2024-12-19 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Jerson Sandro Santos de. Atribuições causais para resultados acadêmicos e sua relação com métodos e hábitos de estudo no ensino superior. 2024. 260 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2024. | eng |
dc.identifier.uri | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10648 | - |
dc.description.resumo | Os hábitos de estudo são práticas regulares de estudo que ocorrem em contextos estáveis. Trata-se de um construto complexo, que inclui uma série de comportamentos envolvidos na atividade de estudar. Os hábitos de estudo influenciam a aprendizagem e o rendimento acadêmico de estudantes universitários e os ajudam, especialmente aqueles com um histórico insatisfatório de desempenho, a atender às exigências acadêmicas do ensino superior. Por outro lado, as atribuições causais para resultados acadêmicos são as explicações que os indivíduos dão aos seus bons e fracos desempenhos acadêmicos. Essas crenças causais geram consequências psicológicas que condicionam a motivação dos estudantes e, por conseguinte, o seu grau de esforço e de persistência nas aprendizagens. Dessa forma, investigar os modos de aprender de estudantes universitários a partir da relação entre essas duas variáveis é olhar para o processo de estudo-aprendizagem enfatizando a combinação entre o querer e o saber aprender. Nessa perspectiva, o objetivo geral deste trabalho é analisar as possíveis relações entre as explicações que estudantes de graduação e pós-graduação dão aos seus sucessos e insucessos acadêmicos e o modo como lidam com o processo de estudo-aprendizagem, atentando para os estilos atribucionais que melhor favorecem os hábitos de estudo e o rendimento acadêmico geral. A tese que norteou a presente pesquisa foi a seguinte: as atribuições causais para resultados acadêmicos mais adaptativas favorecem a formação de bons métodos e hábitos de estudo entre estudantes do ensino superior. Trata-se de uma pesquisa descritiva, transversal e de métodos mistos convergentes. A pesquisa, realizada ao abrigo do PPGE-UFAM, com apoio de bolsa CAPES, está situada no campo da educação em suas interfaces com a psicologia escolar, a psicologia cognitiva e a psicologia da aprendizagem no ensino superior. A amostra principal, não probabilística (por conveniência), foi composta por 629 estudantes universitários (graduação e pós-graduação), de 168 cursos e 92 instituições de ensino superior. A amostra contemplou estudantes provenientes de todas as 27 unidades federativas do Brasil e de outros países. Para a coleta de dados quantitativos, utilizou-se questionário. Esse instrumento, elaborado em formato eletrônico (Google Forms), foi disponibilizado aos potenciais participantes via e-mail. Os dados quantitativos foram analisados de acordo com procedimentos da estatística descritiva e inferencial. Os dados qualitativos foram coletados mediante entrevistas semiestruturadas e tratados e analisados segundo os pressupostos da análise de conteúdo. Os resultados indicam, por exemplo, que a atribuição de bom desempenho ao esforço e à organização dos estudos foi o estilo atribucional que se relacionou aos melhores resultados de hábitos de estudo e de desempenho acadêmico geral entre os participantes, explicando, enquanto preditor positivo e significativo, 51,6% da variância dos hábitos de estudo. De modo geral, levando em consideração a totalidade dos dados analisados, constatou-se que diferentes estilos atribucionais, referentes tanto ao bom quanto ao fraco desempenho, impactam diferencialmente os hábitos de estudo e o desempenho acadêmico geral de estudantes do ensino superior. As implicações dos resultados para programas de apoio ao processo de estudo-aprendizagem no ensino superior e para a formação de professores também foram discutidas. | eng |
dc.description.abstract | Study habits are regular study practices that occur in stable contexts. It is a complex construct that includes a series of behaviors involved in the activity of studying. Study habits influence the learning and academic performance of university students and help them, especially those with an unsatisfactory record of performance, to meet the academic demands of higher education. On the other hand, causal attributions for academic results are the explanations that individuals give for their good and poor academic performances. These causal beliefs generate psychological consequences that condition students' motivation and, consequently, their level of effort and persistence in learning. In this way, investigating university students' ways of learning based on the relationship between these two variables means looking at the study-learning process by emphasizing the combination of wanting to learn and knowing how to learn. From this perspective, the general objective of this study is to analyze the possible relationships between the explanations that undergraduate and graduate students give for their academic successes and failures and the way they deal with the study-learning process, paying attention to the attributional styles that best favor study habits and overall academic performance. The thesis guiding this research was the following: more adaptive causal attributions for academic results favor the formation of good study methods and habits among higher education students. This is a descriptive, cross-sectional, convergent mixed-methods study. The research, carried out under the PPGE-UFAM, with the support of a CAPES grant, is situated in the field of education in its interfaces with school psychology, cognitive psychology and the psychology of learning in higher education. The main sample, non-probabilistic (for convenience), was made up of 629 university students (undergraduate and graduate), from 168 courses and 92 higher education institutions. The sample included students from all 27 Brazilian states and from other countries. A questionnaire was used to collect quantitative data. This instrument, prepared in electronic format (Google Forms), was made available to potential participants via e-mail. The quantitative data was analyzed using descriptive and inferential statistical procedures. The qualitative data was collected through semi-structured interviews and processed and analyzed according to the assumptions of content analysis. The results indicate, for example, that attributing good performance to effort and organization of studies was the attributional style that was related to the best results in study habits and overall academic performance among the participants, explaining, as a positive and significant predictor, 51.6% of the variance in study habits. Overall, taking into account all the data analyzed, it was found that different attributional styles, referring to both good and poor performance, have a differential impact on the study habits and overall academic performance of higher education students. The implications of the results for programs to support the study-learning process in higher education and for professor training were also discussed. | eng |
dc.description.abstract | Los hábitos de estudio son prácticas regulares de estudio que se dan en contextos estables. Se trata de un constructo complejo que incluye una serie de comportamientos implicados en la actividad de estudiar. Los hábitos de estudio influyen en el aprendizaje y el rendimiento académico de los estudiantes universitarios y les ayudan, especialmente a aquellos con un historial de rendimiento insatisfactorio, a satisfacer las exigencias académicas de la educación superior. Por otro lado, las atribuciones causales de los resultados académicos son las explicaciones que los individuos dan de sus buenos y malos rendimientos académicos. Estas creencias causales generan consecuencias psicológicas que condicionan la motivación de los estudiantes y, en consecuencia, su nivel de esfuerzo y persistencia en el aprendizaje. De este modo, investigar las formas de aprender de los estudiantes universitarios a partir de la relación entre estas dos variables supone contemplar el proceso de estudio-aprendizaje haciendo hincapié en la combinación de querer aprender y saber aprender. Desde esta perspectiva, el objetivo general de este estudio es analizar las posibles relaciones entre las explicaciones que los estudiantes de grado y postgrado dan a sus éxitos y fracasos académicos y la forma en que afrontan el proceso de estudio-aprendizaje, prestando atención a los estilos atribucionales que mejor favorecen los hábitos de estudio y el rendimiento académico global. La tesis que guió esta investigación fue la siguiente: las atribuciones causales más adaptativas de los resultados académicos favorecen la formación de buenos métodos y hábitos de estudio entre los estudiantes de educación superior. Se trata de una investigación descriptiva, transversal y de métodos mixtos convergentes. La investigación, realizada en el ámbito del PPGE-UFAM, con el apoyo de una beca CAPES, se sitúa en el campo de la educación en sus interfaces con la psicología escolar, la psicología cognitiva y la psicología del aprendizaje en la educación superior. La muestra principal, no probabilística (por conveniencia), estuvo compuesta por 629 estudiantes universitarios (de grado y postgrado) de 168 cursos y 92 instituciones de educación superior. La muestra incluyó estudiantes de los 27 estados brasileños y de otros países. Se utilizó un cuestionario para recoger datos cuantitativos. Este instrumento, preparado en formato electrónico (Google Forms), se puso a disposición de los posibles participantes por correo electrónico. Los datos cuantitativos se analizaron mediante procedimientos estadísticos descriptivos e inferenciales. Los datos cualitativos se recogieron mediante entrevistas semiestructuradas y se trataron y analizaron según los supuestos del análisis de contenido. Los resultados indican, por ejemplo, que atribuir el buen rendimiento al esfuerzo y a la organización del estudio fue el estilo atribucional que se relacionó con mejores resultados en los hábitos de estudio y en el rendimiento académico global de los participantes, explicando, como predictor positivo y significativo, el 51,6% de la varianza en los hábitos de estudio. En conjunto, teniendo en cuenta todos los datos analizados, se encontró que los diferentes estilos atribucionales, referidos tanto al buen como al mal rendimiento, tienen un impacto diferencial en los hábitos de estudio y en el rendimiento académico global de los estudiantes de educación superior. También se analizaron las implicaciones de los resultados para los programas de apoyo al proceso de estudio-aprendizaje en la educación superior y para la formación de los profesores. | spa |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufam.edu.br/retrieve/81290/Tese_JersonSouza_PPGE.pdf.jpg | * |
dc.language | por | eng |
dc.publisher | Universidade Federal do Amazonas | eng |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | eng |
dc.publisher.country | Brasil | eng |
dc.publisher.initials | UFAM | eng |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Educação | eng |
dc.rights | Acesso Aberto | - |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
dc.subject | Estudantes universitários - Avaliação | por |
dc.subject | Estudantes de pós-graduação - Avaliação | por |
dc.subject | Rendimento escolar - Avaliação | por |
dc.subject | Ensino superior | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO | eng |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA: PSICOLOGIA COGNITIVA | eng |
dc.title | Atribuições causais para resultados acadêmicos e sua relação com métodos e hábitos de estudo no ensino superior | eng |
dc.type | Tese | eng |
dc.contributor.advisor1orcid | https://orcid.org/0000-0002-0545-5712 | eng |
dc.creator.orcid | https://orcid.org/0000-0002-9812-5009 | eng |
dc.contributor.referee1orcid | https://orcid.org/0000-0002-9416-6866 | eng |
dc.contributor.referee2orcid | https://orcid.org/0000-0002-6898-0995 | eng |
dc.contributor.referee3orcid | https://orcid.org/0000-0001-6411-2763 | eng |
dc.contributor.referee4orcid | https://orcid.org/0000-0001-6155-3547 | eng |
dc.subject.user | Hábitos de estudo | por |
dc.subject.user | Atribuições causais | por |
dc.subject.user | Rendimento acadêmico | por |
dc.subject.user | Formação de professores | por |
dc.subject.user | Ensino superior | por |
Appears in Collections: | Doutorado em Educação |
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